+ Responder ao Tópico



  1. #1
    jlbavaresco
    Visitante

    Padrão Duvidas sobre debian

    Olá pessoal! Eu uso conectiva 10, e estou procurando uma distribuição para migrar!
    Instalei o debian 3.1r , mas achei estranho algumas coisas.

    Bem, primeiro, as minhas duas placas de rede foram instaladas automaticamente, mas se eu tiver que trocar uma delas por um modelo diferente, eu não achei no /etc/modules.conf que é onde eu configurava os modulos no conectiva, onde eu configuro no debian os modulos das eth?

    Segundo, no conectiva, para reiniciar um serviço eu digitava service nomeserviço restart, têm alguma maneira de configurar o debian para funcionar assim, em vez de ter que entrar no /etc/rc.d/init.d e digitar ./nomeserviço restart

    Terceiro, no conectiva eu usava o nysysv para configurar quais serviços iniciar, como eu faço no debian?

    A propósito, eu uso só o modo texto, nem instalei o debian grafico, então se puderem me ajudar, gostaria que fosse para o modo texto.

    Eu uso apenas firewall, squid apache e samba.

    Muito obrigado pela atenção!

    Um forte abraço a todos!

  2. #2

    Padrão Duvidas sobre debian

    sobre o service, acho que e so tu fazer (ou copiar ) o script do conectiva...

    ntsysv eu nao sei...

    e sobre o modules
    aqui eu tenho o /etc/modules e o /etc/modules.conf

  3. #3

    Padrão Duvidas sobre debian

    cada distribuição tem sua própria personalidade. E configurações diferentes. Se está saindo do conectiva, não tem pq ficar procurando trecos que existiam lá. Sugiro ler um pouco, estudar a Debian mais a fundo:

    http://focalinux.cipsga.org.br/

    o focalinux é, sem dúvida, o mais abalizado guia para nós, principiantes. Ah, claro, também é conveniente uma pesquisa na documentação disponível no projeto Debian-BR http://www.debianbrasil.org/ que disponibiliza uma boa documentação.

    divirta-se.

    :twisted:

  4. #4

    Padrão Duvidas sobre debian

    Bem, qto as configurações das placas de rede, ficam em /etc/network/interfaces


    qto ao nysysv , tem um semelhante para o linux, que chama-se rcconf, só que vc tem que instalar, pode dar simplesmente um apt-get install rcconf,

    e qto ao service SERVIÇO restart, nunca tive necessidade de ir atrás mas creio que se tu criar um link dentro do /bin para cada serviço talvez funcione sei lá... isso sugiro que vc de uma busca no google que nao deve ser muito dificil de encontrar eu acho...


    Falowww

    T+!

    Fabio Jung

  5. #5

    Padrão Duvidas sobre debian

    Cara, instalei o Debian recentemente, também apanhei um pouco com as mudanças.

    Para iniciar, parar ou restartar um serviço eu utilizo o seguinte comando:

    #invoke-rc.d nomeservico start | stop | restart
    Ao que me parece os scripts (nomeservico) ficam dentro do /etc/init.d

  6. #6
    jlbavaresco
    Visitante

    Padrão Valeu

    Obrigado pessoal!
    Valeu pelas dicas, vou dar uma pesquisada e se tiver dificuldades dou um grito ai!
    Valeu pela atenção!
    Um forte abraço a todos!

  7. #7
    Super_Diaulas
    Visitante

    Padrão Duvidas sobre debian

    cria um script assim ó:


    #!/bin/bash
    /etc/init.d/$1 $2



    salva com nome de serviço, de permissão de execução e copie ele para /sbin


    É uma gambiarra mas funciona