+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Tipo gente, eu gostaria de saber se a galera conhece algum site que fala sobre eventos OpenSource que vão acontecendo por ai no Brasil afora ( e no RJ também tche. XD ) pra ficar informado. Estava pensando em começar a frequentar esses eventos pra aprender mais sobre o sistema e conhecer gente nova também. :P

    E... tipo, tava com umas dúvidas referentes a desenvolvimento de sistemas para Linux. Tipo, que banco de dados existem atualmente para o Linux? É viável na opinião de vocês desenvolver pra essa plataforma? Que linguagens de programação vocês conhecem que podem ser usadas com o sistema? Hum... e que programas para criação de DFD's, Modelagem de Dados, etc existem?

    No Windows eu usava o Visio 2000 e o Flow Chart 4. Cheguei a testar com o Wine sem resultado. :?

    Aproveitando, alguém sabe onde encontro comunidades dedicadas às ferramentas com documentos, tutoriais e manuais de uso dessas ferramentas? Valeu. ^^

  2. #2

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Amigo, para o ambiente Linux já tem várias ferramentas. Mas uma que vai de vento em popa prá quem vem do Delphi é o Lazarus. Veja em www.lazarus.freepascal.org . O projeto já tem comunidade no Brasil desenvolvendo sistemas. Quem trabalha com o Delphi no windows, vai se sentir em casa. Mas eu particularmente acho que o caminho é o Java. Estamos passando por essa migração na empresa. Já contratamos um desenvolvedor que está programando o nosso sistema administrativo e ele está fazendo tudo em Java para Linux com Oracle. Mas tem excelentes bancos de dados para Linux. Firebird, Oracle, Postgree, Mysql sem citar outros. Mas acho que programar em Java é o caminho. O Java independe de plataforma. Creio que quem desenvolver hoje em Java na plataforma Linux, tem um grande e precioso mercado para abocanhar. Afinal é tudo FREE. Se você for no site do Java www.java.sun.com você pode baixar todo o ambiente Java, tanto para Linux quanto para o windows e o ambiente é exatamente o mesmo. Eu fiz isso. Acho que o Java é uma alternativa bastante séria a se considerar.
    Um abraço .......... :good:

  3. #3
    r3dd3v1l
    Visitante

    Padrão Re: Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Citação Postado originalmente por Bit
    Aproveitando, alguém sabe onde encontro comunidades dedicadas às ferramentas com documentos, tutoriais e manuais de uso dessas ferramentas?
    ola Bit,

    se porventura voce decidir usar o Firebird como banco de dados, eu sugiro que voce conheça a FireBase (http://www.Firebase.com.br).

    tipow assim tem o site, no qual voce encontra artigos, guias, tutorias, enfim, muita documentaçao sobre o Firebird, e tambem ferramentas, utilitarios, exemplos, etc e talz, para download, e tambem tem uma lista de discussao, a qual eh simplesmente fantastica, ate dispensa maiores comentarios...

    a minha vida como desenvolvedor de sistemas mudou completamente, foi facilitada para caramba, depois que eu comecei a participar da FireBase...


    []s
    força sempre!!!

    Luiz "RedDevil" Stefanski
    http://www.RedDevil.eti.br
    Linux User #399026

  4. #4
    cradiao
    Visitante

    Padrão kylix

    Na empresa onde trabalhei na migração usavam mysql, firebird, e kylix

  5. #5
    r3dd3v1l
    Visitante

    Padrão Re: kylix

    Citação Postado originalmente por cradiao
    Na empresa onde trabalhei na migração usavam mysql, firebird, e kylix
    o problema eh que o Kylix foi descontinuado pela boR$land, nao vai mais ser atualizado por esta, e as vacas mortas da boR$land, como, por exemplo, a falecida BDE(eeca...;o), costumam feder para kct, pois as vezes alguem tropeça em uma delas e, achando que trata-se de carne freca, começa a usar...

    eu li alguma coisa a respeito de existir uma versao open source do Kylix, mas, por via das duvidas, resolvi nao ficar perdendo o meu tempo com o estudo do Kylix e decidi continuar programando em Delphi 100% forwin e rodar os meus aplicativos nas estaçoes em um ambiente virtualizado pelo Wine...

    para quem, assim como eu, desenvolve em Delphi e usa o IBObjects para acessar o Firebird, o Wine eh um abraço, pois basta colocar apenas o executavel do aplicativo gerado pelo Delphi e a DLL de conexao com o banco de dados do Firebird, a "fbcliend.dll", no fake do Wine e esta feita a historia... nao precisa de mais nada...


    []s
    força sempre!!!

    Luiz "RedDevil" Stefanski
    http://www.RedDevil.eti.br
    Linux User #399026

  6. #6

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    concorod contigo!

    r3dd3v1l

  7. #7

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Poxa, beleza galera, vou dar uma olhada no FireBird.

    Agora, sobre o Java. Achei interessante essa colocação. Uma vez, um professor foi na minha faculdade e chegou a falar dele, não sei se vocês o conhecem: Fernando Lozano.

    Eu achei interessante a apresentação dele falando sobre o Linux e talz, mas fiquei meio chateado da forma como ele colocou: "Esqueçam Delphi / Vb, isso é coisa do passado."

    E estudamos isso na faculdade. >_<

    Bom, não vejo isso como ruim, até porquê como analistas, o nosso foco não é desenvolver programas, mas sim desenvolver sistemas.

    Mas como muitos dizem, é importante aprender de tudo um pouco pra não ficar boiando quando for discutir com outro técnico ou analista.

    Vou dar uma conferida neste PostgreeSQL também. ^^

    Agora, referente a DFD's, DEM e etc, ninguém conhece um programa ai que tenha pra dar uma ajuda?

  8. #8
    r3dd3v1l
    Visitante

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Citação Postado originalmente por Bit
    Agora, sobre o Java. Achei interessante essa colocação. Uma vez, um professor foi na minha faculdade e chegou a falar dele[cut]
    o Java eh legal, por ser independente de plataforma, etc e talz, mas eh um lance de dificil apredizado, ele possui uma curva de aprendizado muito grande...

    para começar a pegar o principio da coisa no que diz respeito ao Java, para conseguir assimilar os conceitos da programaçao em Java, voce devera esquecer ferramentas de desenvolvimento, IDE's, etc e talz, e abrir ae um GEdit ou um KWrite e partir para a digitaçao de codigo...

    depois que voce tiver assimilado a linguagem Java, dae sim voce podera partir para alguma IDE, como, por exemplo, o (ou "a", eu nao sei qual eh o sexo da criança, pois nunca me interessei muito por Java... o que eu estou escrevendo eh baseado na observaçao do trabalho de alguns Amigos meus...;o) Eclipse...

    []s
    força sempre!!!

    Luiz "RedDevil" Stefanski
    http://www.RedDevil.eti.br
    Linux User #399026

  9. #9
    r3dd3v1l
    Visitante

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Citação Postado originalmente por Bit
    Vou dar uma conferida neste PostgreeSQL também. ^^
    o PostgreSQL eh um bom banco de dados, isso ninguem podera dizer que nao, sendo que ele possui ate alguns recursos que o Firebird ainda nao tem, mas eh um banco de dados de dificil administraçao, exige que as empresas/clientes nos quais se instala um sistema com ele tenham um DBA muito bom, caso contrario a coisa fica dificil (eu sei disso porque tem um Amigo meu que usa o PostgreSQL, e, por exemplo, toda vez que ele precisa que um cliente lhe envie um backup da base de dados, ele tem que enviar para esse cliente um tutorial explicando como se faz esse backup... e depois outro tutorial explicando como se restaura a base... em muitos casos ele se ve obrigado a instalar no cliente um programa de acesso remoto e ele mesmo fazer toda e qualquer manutençao no banco de dados...;o), ao passo que o Firebird eh tao facil de administrar que ate dispensa a existencia de DBA's na empresa...


    []s
    força sempre!!!

    Luiz "RedDevil" Stefanski
    http://www.RedDevil.eti.br
    Linux User #399026

  10. #10
    r3dd3v1l
    Visitante

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Citação Postado originalmente por Bit
    Agora, referente a DFD's, DEM e etc, ninguém conhece um programa ai que tenha pra dar uma ajuda?
    de uma olhada na area de downloads da FireBase (http://www.FireBase.com.br)... quem sabe voce encontra algum que te agrade...


    []s
    força sempre!!!

    Luiz "RedDevil" Stefanski
    http://www.RedDevil.eti.br
    Linux User #399026

  11. #11

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Caro amigo, eu a cerca de 2 ou 3 anos atrás não acreditei tanto assim no Java. O aprendizado é difícil ??? Tem as suas dificuldades. Mas coisinha mais complicada do que aprender Linux quando ele apareceu ??? Também foi difícil. Mas você aprendeu. E hoje você pode desfrutar de um sistema operacional maravilhoso chamado Linux e que tem n distribuições que você pode escolher ao seu gosto. Eu também estou aprendendo Java. Tem as suas complicações. Mas o fato de ser independente de sistema operacional e rodar tanto no Linux quanto no Windows, dá bem uma idéia do quanto essa linguagem de programação é um caminho bem interessante de aprender. Aqui em Goiânia, Brasília, o que já tem de neguinho programando em Java já está virando um Delphi da vida. E o fato de rodar em Linux e o sistema operacional ser FREE !!!!! ........Isso dá uma idéia de um mercado bem interessante para se ganhar dinheiro e consolidar no mercado. Acho que o mais importante é ser Linux. Isso mexe com os olhos dos empresários (GRÁTIS !!!). Nós passamos por uma fiscalização Microsoft na empresa no início desse ano e já relatei aqui no fórum, e não é nada agradável. Mas quando os fiscais passaram por máquinas que tinham Linux instalados, eles passaram batidos. Afinal era tudo FREE !!!. Pense nisso. O Java pode ser difícil o aprendizado. Mas o resultado final é compensador. E tem o www.lazarus.freepascal.org .É um Delphi totalmente FREE para Linux. Na verdade na área de informática, o novo, é difícil entender, mas com perseverança é mais fácil aprender. É estudar, aprender, apanhar, e passar por cima. É estudar mesmo.
    Um grande abraço ....... Fique com Deus ...... :good:

  12. #12
    Valhalla
    Visitante

    Padrão Que ferramentas usar para desenvolver sistemas no Linux?

    Aconselho a dar uma olhada em C++