Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    ola amigos ja vi varios falarem mais ainda nao cheguei a uma conclusao no meu caso eu tenho uma antena e uma radio em cada ponta so pra fazer o ponto a ponto e quero escolher a melhor forma de fechar o enlace....

    ja ouvi falar q ad-hoc nao presta mas tb nao sei pq nunca usei
    eu uso aqui outro ponto a ponto com um ap como ap e outro ap como cliente e fechou legal
    e tem o tal do wds q dizem ser bom mas tb nao sei....

    quero q quem tiver expericia com ptp me ajude a decidir e porque...

    quero fechar dos ponto a ponto

    1o - este ptp tem 2 km de distancia qual usar aqui??
    2o - este ptp tem 54 km de distancia qual usar aqui??

    lembrese sao 2 ponto a pontos no caso 4 radios...

    1o - ap1 <------ 2 km ----------> ap2 qual usar?
    2o - ap3 <------ 54 km --------> ap4 qual usar?

    sobre as antenas me diseram pra usar umas pluton de 37db ja mandei ate buscar e as placas sao orinoco gold sem amplificador e com visada perfeita sem cima de uma serra... tudo isso usando o APLINUX com StarOS.... quero sugestoes amigos...

  2. #2

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    opa corrigindo a de 2 km eu usei antenas zirok de 24db fechou legal ap1 como ap e ap2 com cliente mult ponto.... ja de 54km vou usar pluton de 37 dbi so q quero saber se a melhor forma eh esta mesmo ap1 como ap e ap2 como cliente... tudo isso pelo um melhor desenpenho...

  3. #3

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    sobe.... ninguem ainda... afff ajudem ai..

  4. #4

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    nada ainda....

  5. #5
    jhonnybravo
    Visitante

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    cara o primeiro ponto vc pode usar edimax e fazer um ponto a ponto usando o p2p dela e o outro de 54 km vc pode usar a proxim 3000 ou a senao elas são de 28 dbi e funcionam legal aki no provedor onde trabalho temos aqui dessa forma e nunca deu problema faça chuva ou faça sol sempre na mesma, mais lembrando nós usamos a antena aquarios de grade ele é de 25dbi e dificiu da r pau. espero que ajude.

  6. #6

    Padrão Re: Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, w

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    ola amigos ja vi varios falarem mais ainda nao cheguei a uma conclusao no meu caso eu tenho uma antena e uma radio em cada ponta so pra fazer o ponto a ponto e quero escolher a melhor forma de fechar o enlace....

    ja ouvi falar q ad-hoc nao presta mas tb nao sei pq nunca usei
    eu uso aqui outro ponto a ponto com um ap como ap e outro ap como cliente e fechou legal
    e tem o tal do wds q dizem ser bom mas tb nao sei....

    quero q quem tiver expericia com ptp me ajude a decidir e porque...

    quero fechar dos ponto a ponto

    1o - este ptp tem 2 km de distancia qual usar aqui??
    2o - este ptp tem 54 km de distancia qual usar aqui??

    lembrese sao 2 ponto a pontos no caso 4 radios...

    1o - ap1 <------ 2 km ----------> ap2 qual usar?
    2o - ap3 <------ 54 km --------> ap4 qual usar?

    sobre as antenas me diseram pra usar umas pluton de 37db ja mandei ate buscar e as placas sao orinoco gold sem amplificador e com visada perfeita sem cima de uma serra... tudo isso usando o APLINUX com StarOS.... quero sugestoes amigos...
    Para fechar um enlace de 54km prepare-se para gasta R$8.000 ou mais, vc consegue fazer isso com TSUNAMI MP.11A com antenas da visiontec ou tsm. mais isto vai depender de varios fatores como o ambiente rf e area de afastamento etc, o ideal seria vc colocar outro repetidor no meio do caminho.

  7. #7

    Padrão Re: Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, w

    Tarcisio,

    Acho que a sua pergunta está mau formulada. Você quer saber que MODO o seu rádio deve trabalhar?

    Modo 1: AP / AP Client
    Modo 2: WDS / WDS
    Modo 3: AD-HOC / AD-HOC

    Tudo isso depende do seu rádio... Coloque eles em cima de uma bancada, em situação utopica de sinal, e teste todos os modos. Por exemplo, em rádios Samsung SWL3300 o modo PTP (ponto-a-ponto) que tem nele dá uma perda de 12% de velocidade final, enquanto em modo PTM (ponto-multiponto) eu consegui 3,8 Mbps (o máximo que vi esse radio alcançar).

    APENAS PARA LEMBRAR:

    [size=24px]P2P[/size]= peer-to-peer ou seja ponto.de.rede.internet-a-ponto.de.rede.internet, nomenclatura dada a TECNOLOGIA criada/inventada para transferência de arquivos via internet usando programas como Kazaa, eMule e por ai vai (http://pt.wikipedia.org/wiki/P2P)

    [size=24px]PtP[/size] = point-to-point ou seja ponto-a-ponto, usado quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto (provedor) e outro ponto remoto (repetidora/POP)

    [size=24px]PtM[/size] = point-to-multpoint ou seja ponto-a-multipontos, usando quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto central (AP) e vários pontos remotos (clientes)

    POR FAVOR NÃO ERREM MAIS!

    Att,

    Nataniel Klug

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    ola amigos ja vi varios falarem mais ainda nao cheguei a uma conclusao no meu caso eu tenho uma antena e uma radio em cada ponta so pra fazer o ponto a ponto e quero escolher a melhor forma de fechar o enlace....

    ja ouvi falar q ad-hoc nao presta mas tb nao sei pq nunca usei
    eu uso aqui outro ponto a ponto com um ap como ap e outro ap como cliente e fechou legal
    e tem o tal do wds q dizem ser bom mas tb nao sei....

    quero q quem tiver expericia com ptp me ajude a decidir e porque...

    quero fechar dos ponto a ponto

    1o - este ptp tem 2 km de distancia qual usar aqui??
    2o - este ptp tem 54 km de distancia qual usar aqui??

    lembrese sao 2 ponto a pontos no caso 4 radios...

    1o - ap1 <------ 2 km ----------> ap2 qual usar?
    2o - ap3 <------ 54 km --------> ap4 qual usar?

    sobre as antenas me diseram pra usar umas pluton de 37db ja mandei ate buscar e as placas sao orinoco gold sem amplificador e com visada perfeita sem cima de uma serra... tudo isso usando o APLINUX com StarOS.... quero sugestoes amigos...
    [/b]

  8. #8

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    entao parece q em MODO AP <----> AP CLIENTE eh a melhor forma no caso PTM ne isso natanael??

  9. #9

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    entao parece q em MODO AP <----> AP CLIENTE eh a melhor forma no caso PTM ne isso natanael??
    tarcisio,

    Em geral rádios nesse formato tendem a usar 100% da capacidade deles. Desconsiderando WEP/WPA, controle de MAC e outros itens do radio que podem baixar o rendimento do mesmo.

    Att,

    Nataniel Klug

  10. #10

    Padrão Re: Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, w

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Tarcisio,

    Acho que a sua pergunta está mau formulada. Você quer saber que MODO o seu rádio deve trabalhar?

    Modo 1: AP / AP Client
    Modo 2: WDS / WDS
    Modo 3: AD-HOC / AD-HOC

    Tudo isso depende do seu rádio... Coloque eles em cima de uma bancada, em situação utopica de sinal, e teste todos os modos. Por exemplo, em rádios Samsung SWL3300 o modo PTP (ponto-a-ponto) que tem nele dá uma perda de 12% de velocidade final, enquanto em modo PTM (ponto-multiponto) eu consegui 3,8 Mbps (o máximo que vi esse radio alcançar).

    APENAS PARA LEMBRAR:

    [size=24px]P2P[/size]= peer-to-peer ou seja ponto.de.rede.internet-a-ponto.de.rede.internet, nomenclatura dada a TECNOLOGIA criada/inventada para transferência de arquivos via internet usando programas como Kazaa, eMule e por ai vai (http://pt.wikipedia.org/wiki/P2P)

    [size=24px]PtP[/size] = point-to-point ou seja ponto-a-ponto, usado quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto (provedor) e outro ponto remoto (repetidora/POP)

    [size=24px]PtM[/size] = point-to-multpoint ou seja ponto-a-multipontos, usando quando tratamos de conexões de rede física entre um ponto central (AP) e vários pontos remotos (clientes)

    POR FAVOR NÃO ERREM MAIS!

    Att,

    Nataniel Klug

    Citação Postado originalmente por tarcisiojr
    ola amigos ja vi varios falarem mais ainda nao cheguei a uma conclusao no meu caso eu tenho uma antena e uma radio em cada ponta so pra fazer o ponto a ponto e quero escolher a melhor forma de fechar o enlace....

    ja ouvi falar q ad-hoc nao presta mas tb nao sei pq nunca usei
    eu uso aqui outro ponto a ponto com um ap como ap e outro ap como cliente e fechou legal
    e tem o tal do wds q dizem ser bom mas tb nao sei....

    quero q quem tiver expericia com ptp me ajude a decidir e porque...

    quero fechar dos ponto a ponto

    1o - este ptp tem 2 km de distancia qual usar aqui??
    2o - este ptp tem 54 km de distancia qual usar aqui??

    lembrese sao 2 ponto a pontos no caso 4 radios...

    1o - ap1 <------ 2 km ----------> ap2 qual usar?
    2o - ap3 <------ 54 km --------> ap4 qual usar?

    sobre as antenas me diseram pra usar umas pluton de 37db ja mandei ate buscar e as placas sao orinoco gold sem amplificador e com visada perfeita sem cima de uma serra... tudo isso usando o APLINUX com StarOS.... quero sugestoes amigos...
    [/b]
    PtM seria a mesma coisa que Access Point.
    Outra coisa que gostaria que vc me explicasse, caso puder.
    Trabalho com SWL só, gostaria de entender essas questões de AP em modo AP e modo cliente.
    Por exemplo, pra fazer um ptp, utilizaria ambos em modo AP ou cliente????
    Quand usar um e quando usar outro???
    Se puder me explicar, ficarei grato.

  11. #11

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    Aqui no meu link tentei usar swl 3300 em modo Point-to-Point e nao ficou bom.
    Coloquei no modo Automatic Multilink (um em modo master e outro no modo slave)e ficou muito bom!
    Valeu!

  12. #12

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    Desculpe, mas isso (PtM seria a mesma coisa que Access Point.
    ) que postei acima, foi uma pergunta, não uma afirmação. Faltou o ponto de ????

  13. #13

    Padrão Re: Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, w

    Citação Postado originalmente por flaviobatistela
    PtM seria a mesma coisa que Access Point.
    Outra coisa que gostaria que vc me explicasse, caso puder.
    Trabalho com SWL só, gostaria de entender essas questões de AP em modo AP e modo cliente.
    Por exemplo, pra fazer um ptp, utilizaria ambos em modo AP ou cliente????
    Quand usar um e quando usar outro???
    Se puder me explicar, ficarei grato.
    Um AP normalmente é um PtM mas um PtM nem sempre é um AP. Veja que alguns modulos que chamamos de BSU (Base Station Unit), como os modelos MP.11 da Tsunami (Proxim), podem rodar em modo PtM mas não trabalham em modo AP pois eles apenas recebem conexões de outros MP.11 (modelo CSU - Client Station Unit).

    AP é quando tu queres conectar varios clientes de varias marcas de placas ou bridges em um PONTO DE ACESSO.

    PtP é quando você quer conectar APENAS UM PONTO a outros sem a intromissão de mais clientes.

    Todo rádio têm por padrão um modo PtP que apenas comunica com outro rádio da mesma marca/firmware.

    Leia o manual que explica direitinho como fazer.

    Att,

    Nataniel Klug

  14. #14

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    Citação Postado originalmente por Francinei
    Aqui no meu link tentei usar swl 3300 em modo Point-to-Point e nao ficou bom.
    Coloquei no modo Automatic Multilink (um em modo master e outro no modo slave)e ficou muito bom!
    Valeu!
    Francinei,

    Eu acho que comentei em um tópico sobre esse problema do SWL em modo PtP. Ele fica muito lento. Imagino eu que seja pela troca de informações referentes aos MACs dos APs que é feita toda vez que uma conexão é iniciada o que não acontece em modo AtM já que existe um registro.

    Att,

    Nataniel Klug

  15. #15

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    bah! esse negocio de ptp e p2p tem nada haver nao. o 2=to
    Point to(2) Point ... !!

  16. #16

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    vc quer fecha esse ponto bom mesmo?? vc vai gastar 2300,00 e coloca o terabin de 5.8 ghz.. nao tem coisa melhor...

  17. #17

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    Citação Postado originalmente por smace
    bah! esse negocio de ptp e p2p tem nada haver nao. o 2=to
    Point to(2) Point ... !!
    é que p2p ficou convencionado para peer to peer e ptp pra point to point

    falows

  18. #18

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    Eu concordo com meu amigo Smace.
    Q c ferre se eh p2p ptp. Se a parada funcionar tah pra cima do joelho e naum importa como foi escrito.


    :clap:

  19. #19
    Visitante

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    e ae !!

    bom..

    para um enlace ponto a ponto de 54km você vai precisar de radios muito bons, recomento usar uma terabeam marquee long range (teramax)
    ela tem antena interna de 23dbi com 250mw de potencia, chega a 30 milhas.
    ou usar tsunami quick brdige o investimento é pesado.. mas nessa distancia para se ter uma boa qualidade..é necessario.

    a motorola tem uma linha chamada canopy que se não me engano trabalha com tecnologia CDMA (nao tenho certeza pois no catalogo tinha varios modelos), dependendo fica até mais barato que terabeam ou tsunami.

    Até

    Alexandre Correa
    Onda Internet
    www.ondainternet.com.br

  20. #20

    Padrão Qual melhor pra um ptp???? ad-hoc, ap<->cliente, wds??

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    e ae !!

    bom..

    para um enlace ponto a ponto de 54km você vai precisar de radios muito bons, recomento usar uma terabeam marquee long range (teramax)
    ela tem antena interna de 23dbi com 250mw de potencia, chega a 30 milhas.
    ou usar tsunami quick brdige o investimento é pesado.. mas nessa distancia para se ter uma boa qualidade..é necessario.

    a motorola tem uma linha chamada canopy que se não me engano trabalha com tecnologia CDMA (nao tenho certeza pois no catalogo tinha varios modelos), dependendo fica até mais barato que terabeam ou tsunami.

    Até

    Alexandre Correa
    Onda Internet
    www.ondainternet.com.br
    meu amigo, vc nao esta exagerando com o alcance nao ?
    esta parecendo propaganda de dlink e linksys 300 mts indoor... ha ha ha.

    eu já vi terabeam 5.8Ghz funcionando em 12km, deu 26dB de SNR promedio.

    o tsunami quickbridge tem menos alcance ainda, por ter antena menor.

    Lee