+ Responder ao Tópico



  1. #1
    whinston
    Visitante

    Padrão squid com delays

    ae galera, já utilizo o squid há bastante tempo, mas nunca fiz uso dos delays. vi algumas documentações, mas estou meio perdido.

    alguma boa alma poderia me dar uma explicação pra que serve isto ?

  2. #2

    Padrão squid com delays

    irei acompanhar este tópico. isso me interessa também!

  3. #3

    Padrão squid com delays

    O Delays que vc fala é o delay pools??? Se for eu já coloquei ele pra funcionar no meu squid, funciona perfeitamente, eu fiz limitação por extensões tipo .exe, .zip etc.... quando se tenta fazer o download de uma destas extensões a velocidade fica limitada a no maximo 64k, 8k de download.... no vivaolinux tem o tutorial que eu segui pra colocar essa feature para funcionar, segue o link abaixo:

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...p?codigo=1157#

    Flw

  4. #4

    Padrão squid com delays

    Isto é uma maravilha, inicialmente foi o principal recurso que me fez usar o squid, tinha um cara na rede que consumia a banda toda do link fazendo download o dia todo, agora eu limito como quero veja neste exemplo:
    Opção 1: Banda liberada TOTAL!!
    Opção 2: Banda liberada a + ou - 64k down a 2 Kbps
    Opção 3: Banda liberada a + ou - 128k down a 4Kbps

    Eu quero determinar que de segunda a sexta das 08:00 às 23:59 o acesso será a 64K (Limite apenas para download, não ao acesso http). sábado e domingo no mesmo horário será de 128K, e todos os dias a partir da zero hora é totalmente liberado!! então eu uso o delay pools + acls:
    Declare as acls:

    acl dia time MTWHF 00:00-23:59 #determina horário inicial e final a ser aplicado nos dias
    acl noite time 00:00-07:59 #determina horário inicial e final a ser aplicado na noite
    acl final_de_semana time AS 08:00-23:59 #determina horário do sábado e do domingo
    acl download_limitado url_regex -i ftp .exe .mp3 .zip .rar .avi .mpeg .mpg .qt .ram .rm .iso .raw .wav .tar .gz .tar.gz .rpm .pdf .msi #determina as extensões que sofrerão limites

    # Determinando o delay pools:

    delay_pools 3 #o 3 é porque usarei 3 regras

    delay_class 1 1 # regra 1 de 3
    delay_parameters 1 -1/-1 -1/-1 #sem limite para regra 1
    delay_access 1 allow noite # a acl noite terá uso total da banda

    delay_class 2 1 # regra 2 de 3
    delay_parameters 2 3000/3000 3000/3000 #limite de 64k para regra 2
    delay_access 2 allow dia download_limitado # a acl dia terá uso limitado da banda

    delay_class 3 1 # regra 3 de 3
    delay_parameters 3 6000/6000 6000/6000 #limite de 128k para regra 3
    delay_access 3 allow final_de_semana download_limitado # a acl terá limite moderado da banda

    E é só correr pro abraço! :clap:

    Aceito contribuições para melhorar o código!