+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão InterBase com o Lazarus? Como proceder? Exemplos de fonte.

    Salve pessoal.

    Eu segui as dicas aqui do r3dd3v1l e tô testando o FireBird em conjunto com o Lazarus ( dica do pssgyn ).

    https://under-linux.org/modules.php?...wtopic&t=37843

    Consegui fazer umas consultas e talz, mas foram tudo na mão.
    Não consegui associar nenhum componente de exibição de dados com o FBLib (http://fblib.altervista.org/) ( coloquei um DataSource, mas não consegui associá-lo a nenhum dos componentes do FBLib, então não pode usar o DataGrid, DBEdit, etc ). Até acessei o help do componente, mas não tive sorte.

    Alguém sabe onde posso arrumar tutoriais dele ou então um outro componente de banco de dados que seja compatível com o Lazarus no Windows e no Linux?

    Valeu gente. o/

    Edit: Problema resolvido. :clap:
    Não é necessário esse componente para acessar o FireBird. Basta abrir o Lazarus, ir na parte de instalação de componentes. Lá, abrir o pacote "Interbase" que se encontra dentro da pasta "Components" do Lazarus e mandar bala.

    O próprio Lazarus vem com o componente por padrão, mas desativado.

    Só fiquei meio triste por não ter achado nenhum "DBLookupComboBox" na área "Data Controls", isso é importante quando trabalhamos com chave estrangeira... será que tem algum outro componente na pasta pra BD que não vi? Vou conferir.

  2. #2

    Padrão InterBase com o Lazarus? Como proceder? Exemplos de fonte.

    Bit, boa tarde caro amigo. O Lazarus não sei se você percebeu é um projeto totalmente novo e que vai em frente. Mas é claro que ainda tem muitas limitações no seu projeto. Mas não se desanime, eu não sei bem como funciona o Lazarus, mas sei que no Linux você pode criar o seu próprio Linux. E assim também no Lazarus. Você também pode criar os seus próprios componentes. Não sei como vc faz no Delphi em windows. Mas sei que já tem vários usuários do Lazarus usando ele , e claro, tem suas limitações. Ainda é um projeto novo, mas que é um caminho no ambiente Linux. Eu estou aprendendo o Java. Acho que o Java é exatamente o que o Linux precisa prá tomar conta de vez o que o windows vem dominando. Fazer sistemas aplicativos, administrativos que rode em qualquer plataforma. O resto, o Linux tem de sobra em relação ao windows. O ambiente KDE é igual ao windows. Os aplicativos que vem no Linux via KDE funcionam do mesmo jeito. Aliás, no KDE, tem coisas de sobras para o usuário final. Não estou aqui dizendo prá você largar o seu mundo Delphi. Muito pelo contrário. Se você desenvolver um aplicativo em Delphi, com banco de dados que seja tcp/ip (Interbase, Firebird, Postgree, Oracle, usando o DBExpress, etc, etc) via windows e colocá-lo via Wine no Linux, vais rodá-los perfeitamente bem no Linux. Mas eu fiquei animado quando instalei o Java com Netbeans no windows e no Linux e vi que são perfeitamente iguais, isso me animou e muito. Veja bem Bit, isso já foi tópico de discussão aqui no Underlinux. Eu acho que o Linux somente vai entrar de vez no mercado de usuários de empresa, quando nós tivermos softwares de desenvolvimento para aplicativos administrativos. E isso o Java faz de sobra. Aprendizado difícil ??? É sim. O Lazarus é um caminho ??? Também pode ser. O Java já é uma realidade. Acho que sempre foi. Tem muitos usuários aqui no Underlinux que usam o Java e não deixam esse ambiente. Imagine você programar num ambiente em que tudo é livre !!! FREE, caro amigo. Mas continue no Lazarus. Tem uma comunidade no Rio Grande do Sul que inclusive já é reconhecida pela comunidade Lazarus na Europa que é respeitada. Os caras já estão fazendo muita coisa legal no ambiente Freepascal. O mais importante é saber que o Linux está cada vez mais tomando conta do seu espaço. Imagine você programando tudo em Linux e tudo FREE. Eu sei o que é isso. Passamos por uma fiscalização Microsoft no início do ano (já postei isso aqui) e não foi nada legal. Aonde os caras viram estações Linux eles passaram batidos. Linux é o caminho mesmo. Pense nisso. Continue no Lazarus. É trabalhoso, como todo o ambiente Linux. Lembre-se que o Linux antes de mais nada não é sómente estação ou desktop. Ele foi projetado para ser servidor também e principalmente multiusuário. E o Linux respeita isso. Mas é um sistema operacional que está sempre na nossa mão. Na mão de nós administradores de um pequeno pc ou de uma grande rede.
    Um grande abraço caro amigo. Seja feliz e seja Linux .... sempre .... Fique com Deus ........... :good: :good: :good:

  3. #3

    Padrão InterBase com o Lazarus? Como proceder? Exemplos de fonte.

    Eu amo o Lazarus no ano passado procurei contribuir bastante com ele; Espero que o pessoal dê continuidade a ele. É um grande projeto!