+ Responder ao Tópico



  1. #1
    hawk23
    Visitante

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    Olá Pessoal , alguem conhece algum script para monitoramento de host, tipo estou precisando que meus rádios que usam firmware baseado no linux (Openwrt) fiquem pingando sempre um determinado host, caso o rádio passe mais de 40 segundos sem pingar o host com ip fictício 10.3.4.254 o mesmo reboot.

    Ou alguem pode me dá uma dica de criar um script que execute essa tarefa ou se o openwrt já tem um script que faça isso ? fique pingando sempre um determinado host ? Pois já procurei na base de pacotes do openwrt e não achei nada que faça isso .

    Desde já grato .

  2. #2

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    #!/bin/bash
    ip=200.xxx.xx.xxx
    while sleep 300; do
    if ! ping -c 1 -w 30 $ip 2>&1 1>/dev/null; then
    # executa o commando
    reboot
    fi
    done

  3. #3

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    explica ai pra nois o que acontece se eu colocar esse escript no meu servidor?

    :good: :good:

  4. #4
    hawk23
    Visitante

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    Olá amigo ... vc poderia me dizer o que significa esse parametro ?

    ping -c 1 -w 30 , pois estou achando que o ping que tem no openwrt é muito básico e o mesmo não tem esse parametro .

    Desde já grato .

  5. #5

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    -c Count (Número)

    Especifica o número de mensagens de pedido de eco enviadas, ou seja quantos pings.




    -w TempoLimite

    Especifica em segundos(no windows é em milesegundos) o tempo de espera pela mensagem de resposta ao eco que corresponde a uma determinada mensagem de pedido de eco a receber, no caso do linux seria:

    -i TempoLimite


    Acho que é isso ai....

  6. #6
    hawk23
    Visitante

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    Ok , amigo mas eu vou precisar colocar isso no crontab? para ficar sempre realizando essa tarefa de ping para verificar o host ? Ou tem algum parametro no script que faz com que ele sempre fique testando o host ? Se tiver vc pode me dizer qual é?

    Desde já grato .

  7. #7

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    Nao precisa colocar no cron, pois o proprio sleep faz isso, vc so precisa colocar ele para iniciar junto com a maquina, por exemplo no rc.local

  8. #8
    hawk23
    Visitante

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    Amigo o problema está no comando ping -w 30 , pois o ping do openwrt não entendei esse parametro veja só .

    Usage: ping [OPTION]... host

    Send ICMP ECHO_REQUEST packets to network hosts.

    Options:
    -c COUNT Send only COUNT pings.
    -s SIZE Send SIZE data bytes in packets (default=56).
    -q Quiet mode, only displays output at start
    and when finished.

    Essas são as opções que ele entende , ou seja quando executo o script , mesmo ele não pingando o host , o mesmo não reboota .

    Vc tem alguma outra idéia?

    Desde já grato .

  9. #9
    hawk23
    Visitante

    Padrão Script para monitoramento via ping !!! Watchdog

    Eu vou tentar com a opção -i para ver o que acontece !