+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Izzyt
    Visitante

    Padrão Como colocar uma tela de login num Linux em modo TXT ?

    Amigos deste forum, novamente eu estou aki pra encher o saco de vcs para perguntar como eu coloco uma tela de login em modo texto? Estou meio que desenvolvendo uma distro e queria saber como faz isso.


    Vlw!

  2. #2
    guilhermebsd
    Visitante

    Padrão Como colocar uma tela de login num Linux em modo TXT ?

    Cara nao entendi ...

    O que voce quer é que o sistema nao inicie direto KDE e etc. e sim voce quer somente o shell ???

    Se for isso desabilita o arquivo de inicializacao grafica do seu sistema no arquivo de inicializacao do sistema provavelmente o seu arquivo sera /etc/rc.d

    qq coisa posta de novo

  3. #3

    Padrão Como colocar uma tela de login num Linux em modo TXT ?

    Bem.. a tela de login no modo texto eh a simples reprodução do arquivo /etc/issue ( para os logins locais ) e /etc/issue.net (para logins remotos , ex.: ssh)


    Para a maquina entrar no modo texto , use ela em "init 3". Essa opção está no inittab (geralmente em /etc ) o inittab é quem controla o run-level do sistema (3 é modo texto com rede) e 4 e 5 para modo gráfico..

    Bem.. acho que era isso... (os paths são do slackware, mas devem ser semelhantes para as outras distrib. tb )

  4. #4
    Izzyt
    Visitante

    Padrão Certo....

    Mas a minha dúvida ainda não foi resolvida! quando eu inicio a minha distro ela já loga como root, é isso que eu queria tirar.


    Vlw pela ajuda Gente!

  5. #5
    Visitante

    Padrão Como colocar uma tela de login num Linux em modo TXT ?

    como é que ta i seu inittab? o que ele inicia em cada runlevel? ele carrega algum getty (agetty, mingetty)? em que é baseada a sua distro? usa pam para autenticacao? como estao os seus scripts de inicializacao? e por ultimo (ou primeiro), http://www.google.com/search?q=linux...lization+howto
    Como vc quer criar uma distro se nao sabe nem isso e nem se dignou em pesquisar?

  6. #6
    Izzyt
    Visitante

    Padrão Respondendo

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    como é que ta i seu inittab? o que ele inicia em cada runlevel? ele carrega algum getty (agetty, mingetty)? em que é baseada a sua distro? usa pam para autenticacao? como estao os seus scripts de inicializacao? e por ultimo (ou primeiro), http://www.google.com/search?q=linux...lization+howto
    Como vc quer criar uma distro se nao sabe nem isso e nem se dignou em pesquisar?


    Meu Inittab tá em level 3, quanto aos getty e similares, kkkkkkkk, eu nem sei o que é isso, a minha distro é derivada do Debian, não uso pam pra autenticação (O qual é o motivo da minha dúvida, e usando a lógica, esse PAM deve ser algo pra login, coisa que não aparece no meu gerenciador de pacotes! senão não estaria postando nesse forum! .

  7. #7

    Padrão Como colocar uma tela de login num Linux em modo TXT ?

    Cara pelo que eu entendi voce quer fazer tipo uma tela de login grafico pelo modo texto se for assim pode tentar fazer algo com a biblioteca curses e chamar esse programa quando acabar o carregamento do sistema.

    falows

    PS: não sei se da certo

  8. #8
    Izzyt
    Visitante

    Padrão Certo....

    Citação Postado originalmente por ruyneto
    Cara pelo que eu entendi voce quer fazer tipo uma tela de login grafico pelo modo texto se for assim pode tentar fazer algo com a biblioteca curses e chamar esse programa quando acabar o carregamento do sistema.

    falows

    PS: não sei se da certo
    Assim, eu pensei nisso, mas isso me obrigaria a instalar bibliotecas e outras coisas do X-Server, coisa que eu acho que iria me roubar uns 30 Mbs (eu acho....) eu queria fazer uma distro leve, em modo texto e que mostrasse a tela de login... eu sei que eu devo estar saturando vcs com essas dúvidas, mas é que eu vi uma outra vez um Linux feito atraves do Debian que tinha a tela de Login desenhada com letras e tinha os campos de username e password, e queria fazer igual, só pra dizer que fiz, kkkkkk, espero mais ajuda de vcs amigos!

  9. #9

    Padrão Como colocar uma tela de login num Linux em modo TXT ?

    Citação Postado originalmente por Anonymous
    como é que ta i seu inittab? o que ele inicia em cada runlevel? ele carrega algum getty (agetty, mingetty)? em que é baseada a sua distro? usa pam para autenticacao? como estao os seus scripts de inicializacao? e por ultimo (ou primeiro), http://www.google.com/search?q=linux...lization+howto
    Como vc quer criar uma distro se nao sabe nem isso e nem se dignou em pesquisar?
    esqueci de logar.

    cara, posta aqui o seu inittab. O problema é que o sistema primeiro carrega o init, se o init não existe, ele carrega o bash, que se não existir, vai carregar o sh, ignorando completamente qualquer espécie de autenticacao. se o seu inittab nao carraga nenhum programa que carregue os módulos de autenticacao e o programa que faz o login (inesperadamente chamado login ) que vai fazer a autenticacao. Sério cara, procure pesquisar como funciona a inicializacao do sistema antes de postar aqui. Se vc nao sabe como funciona a inicializacao do GNU/Linux, é inviável tentar produzir uma distribuicao. Estudei um pouco isto para produzir a minha "distro", que tem semelhancas com a sua, pois foi feita para caber em 16MB quando descompactada na memória (distro feita para situacoes como linux AP, clusters rodando da ram, sistema de instalacao massiva e automatizada entre outra coisinhas mais que podem ser feitas com uma mini distribuicao que roda da ram)
    Antes de qualquer coisa, pesquise.
    Veja se o seu inittab tem alguma linha parecida com isso:

    c1:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty1 linux

    Ela faz com que o sistema quando rodando nos runlevels 1,2,3,4 ou 5 carrege o /sbin/agetty "ouvindo" no terminal tty1, e esse programa, o agetty, assim como outros semelhantes, vai chamar o login, que vai executar a autenticacao no sistema. No Debian, se nao me engano, outro programa é usado, acho que o mingetty.

  10. #10
    Izzyt
    Visitante

    Padrão Como colocar uma tela de login num Linux em modo TXT ?

    Citação Postado originalmente por evandrofisico
    Citação Postado originalmente por Anonymous
    como é que ta i seu inittab? o que ele inicia em cada runlevel? ele carrega algum getty (agetty, mingetty)? em que é baseada a sua distro? usa pam para autenticacao? como estao os seus scripts de inicializacao? e por ultimo (ou primeiro), http://www.google.com/search?q=linux...lization+howto
    Como vc quer criar uma distro se nao sabe nem isso e nem se dignou em pesquisar?
    esqueci de logar.

    cara, posta aqui o seu inittab. O problema é que o sistema primeiro carrega o init, se o init não existe, ele carrega o bash, que se não existir, vai carregar o sh, ignorando completamente qualquer espécie de autenticacao. se o seu inittab nao carraga nenhum programa que carregue os módulos de autenticacao e o programa que faz o login (inesperadamente chamado login ) que vai fazer a autenticacao. Sério cara, procure pesquisar como funciona a inicializacao do sistema antes de postar aqui. Se vc nao sabe como funciona a inicializacao do GNU/Linux, é inviável tentar produzir uma distribuicao. Estudei um pouco isto para produzir a minha "distro", que tem semelhancas com a sua, pois foi feita para caber em 16MB quando descompactada na memória (distro feita para situacoes como linux AP, clusters rodando da ram, sistema de instalacao massiva e automatizada entre outra coisinhas mais que podem ser feitas com uma mini distribuicao que roda da ram)
    Antes de qualquer coisa, pesquise.
    Veja se o seu inittab tem alguma linha parecida com isso:

    c1:12345:respawn:/sbin/agetty 38400 tty1 linux

    Ela faz com que o sistema quando rodando nos runlevels 1,2,3,4 ou 5 carrege o /sbin/agetty "ouvindo" no terminal tty1, e esse programa, o agetty, assim como outros semelhantes, vai chamar o login, que vai executar a autenticacao no sistema. No Debian, se nao me engano, outro programa é usado, acho que o mingetty.


    Vlw Tio, vou estar lendo o Howto que vc me mandou, o que tá atrasando a criação da minha "distro" é só esta porcaria de Login, kkkk, e o meu Runlevel tá em 3, agradeço a vc mais uma vezes (ups, esqueci, é a 1ª vez ) Tipo quanto ao resto já está pronto! Em breve estarei divulgando a minha "distro"

    Vlw Tio Evandro!