+ Responder ao Tópico



  1. #1
    thiagog
    Visitante

    Padrão atualização de servidores

    bom dia ,
    hoje para atualizar meus servidores e estações tenho toda vez que ir na INTERNET e baixar todos os pacotes cada vez que isso seja necessario para CADA host/servidor da minha rede.

    como faco para centralizar isso dentro da minha propria rede ?
    tem como ter um servidor que atualize os pacotes nas estações e nos proprios servidores (onde as estacoes/servidores busquem as atualizações)?

    Obrigado

  2. #2

    Padrão atualização de servidores

    Cara, essa foi uma solução proposta na nossa rede. Lá usamos o Fedora 3 e 4. O yum guarda os pacotes rpm que baixa e seus cabeçalhos no
    /var/cache/yum/updates-release/headers (para os cabeçalhos) e
    /var/cache/yum/updates-release/packages (para os pacotes) - (acho que errei os diretórios mas depois corrijo, não estou em casa).
    Se tiver um servidor NFS instalado, monte o /var/cache/yum/updates-release/headers e o /var/cache/yum/updates-release/packages via NFS nas estações.
    Ae tu baixa os pacotes em uma estação , e quando você for atualizar as outras estações em vez delas baixarem na NET, eles buscam antes no diretório do yum e faz atualização.

    Flw, espero ter ajudado !!

  3. #3
    thiagog
    Visitante

    Padrão atualização de servidores

    nossa mano q bom ,
    valeus pela dicas
    irei fazer isso amanha mesmo pq nao aguento mais 100 pcs indo na net toda hora fazer update :P

    valeusn

  4. #4

    Padrão atualização de servidores

    Nossa , 100 PCs, eh vai precisar !!!
    Qual distro os PCs usam , esta dica server para os FC, se for outra distro, vc vai ter que ver onde estão sendo guardados os pacotes baixados na atulização.

    Flw !!

  5. #5
    thiagog
    Visitante

    Padrão atualização de servidores

    cara o mais legal eh nao tem nenhum pc windows : )
    ehheeeh show de bola

    servidor ldap + smb + nis + proxy + fw + aplicacoes internas via web e solucoes opensource para sistemas de chamados e controle de atividades do suporte.

    um puta case 100% linux
    isso nao eh facil nao

  6. #6

    Padrão atualização de servidores

    Pelo apt get também da de fazer isso é so fazer um repositorio local, sincroniza-lo com outro repositorio e depois por no source.list seu repositorio local, da uma lida na net que acha sobre o assunto.

    falows

  7. #7
    thiagog
    Visitante

    Padrão atualização de servidores

    boa , valeus pessoal to montando agora mesmo o meu repositorio de teste em casa e irei testar com VMWARE : )
    assim q ficar ok faco howto e disponibilizo

    esse tem q ser bom

  8. #8

    Padrão atualização de servidores

    Bem.. na empresa nos temos servidores com slackare.. e temos um dele que tem a unica funcao de manter 2 mirrors, um slackware-current e outro sackware 10.2 (ou a ultima versao).. temos um script na cron que actualiza diariamente o mirror via rsync...
    dps nos outros servidores é so configurar o swaret pra usar o mirror da rede interna

    http://192.168.0.x

    e tá a funcar