+ Responder ao Tópico



  1. #1
    luccosta
    Visitante

    Padrão Ajuda para montar uma rede linux

    Bom dia,

    Estou com um abacaxi para descascar e gostaria da ajuda de vcs.
    Um amigo meu recebeu a visita da ABES, ele tinha muita coisa sem registro, pirata etc. O fiscal deu um prazo de 45dias para que ele regularize todas as 10 maquinas e 2 servidores que possui na empresa.
    Ele está querendo migrar todas as máquinas e servidores para linux, pois as aplicações usadas são apenas Office, email, acesso a internet, e desenvolvomento de imagens com o photoshop.
    A estrutura dele hoje está montada sobre 2 servidores 2000 um rodando Servidor de Impressão/DNS/ISA e outro fazendo o papel de servidor de email/AD e outras porcarias. Ta uma bagunça. 8 das estações não tem usuário definido, ou seja, qualquer um com seu logon e senha pode sentar na máquina e usá-la.

    Com a migração ele esta querendo por ordem na casa e pediu uma ajuda.
    Como devo alguns favores para o Amigo vou ajuda-lo meio que na faixa, mas não estou sabendo como começar corretamente este planejamento.
    Algumas das dúvidas que tenho são:
    1. Quero reproduzir as vantagens que a estrutuda que um AD dá, ou seja, adminstração de contas, logon etc, centralizados.
    2. Gostaria de manter as mesmas características das 8 máquinas com usuários independentes, ou seja, logou, usou.
    3. Servidor1 de email, arquivos e impressora etc.
    4. Servidor2 Firewall, proxy e demais itens de segurança.

    Será que alguém pode me ajudar propondo uma estrutura que possa atender a estas necessidades?

    Estou pensando em usar o Slackeare 10.2 em todas as máquina e servidores.

    Obrigado. :good:

  2. #2
    Visitante

    Padrão Ajuda para montar uma rede linux

    É só isso!!!???

  3. #3

    Padrão Ajuda para montar uma rede linux

    - SAMBA resolve o seu problema relacionado à domínios, compartilhamento de arquivos e impressoras;
    - Postfix para e-mails;
    - Squid + IPTables para compartilhamento de internet e bloqueio de portas.


    Abraços!

  4. #4

    Padrão Ajuda para montar uma rede linux

    Bem vc primeiro tem que definir com seu amigo se vai usar apenas os servidores linux e manter as estações windows ou tudo será linux.
    Pois se as estacoes forem windows o servidor samba fara o papel de servidor de arquivos e o samba+cups o de servidor de impressão.

    Agora se tudo vai ser linux, vc não precisa de samba para nada. Usa NIS para centralizar as contas NFS para compartilhar unidades e CUPS para a impressão.

    O IPTABLES + SQUID fazem o acesso e controle a internet e o POSTFIX de servidor de email.

    Mas ,..., seguinte : quando o fiscal da ABES esteve no seu amigo, qdo ele falou em regularizar " normalmente " ele quer dizer que os programas encontrados SEM licença deverão ser licenciados. É bom saber exatamente qual foi a exigência.