+ Responder ao Tópico



  1. #1
    meraki
    Visitante

    Padrão diretiva como no windows 2000 ! Da pra fazer no linux? SAMBA

    Pessoal, estou de saco cheio com o Windows 2000 em alguns clientes, prefiro o Samba é claro. Mas tem um porém, um coisa boa do windows é aquelas diretivas que da pra configurar e dizer o que o usuario pode ou nao fazer. Ex.: Não pode modificar configuraçoes do Internet Explorer, não pode acessar painel de controle, não tem a opçao EXECUTAR no menu inicar, etc. Cara isso é muito bom.
    Agora, será que da pra fazer isso com o Samba? Ou outro produto qualquer?
    Se funcionar, vou descartar o Server W2K e colocar Linux.
    Alguem sabe?

  2. #2
    guardian_metal
    Visitante

    Padrão diretiva como no windows 2000 ! Da pra fazer no linux? SAMBA

    vai no executar do windows e digite:

    gpedit.msc

    divirta-se..

  3. #3

    Padrão diretiva como no windows 2000 ! Da pra fazer no linux? SAMBA

    MAs se eu não me engano, fazendo como citado anteriormente, as politicas vc terá que fazer isto para cada usuario que acessa a maquina, ou seja é uma politica local da maquina. Imagine que a secretaria acessa uma maquina por dia, a politica dela terá que estar em todas as maquinas. Acho que o que o nosso amigo quer, é algo que quando o usuario se logar a politica seja baixada do servidor....... Isto o w2k faz.

    Abraço

  4. #4

    Padrão W2k

    Olá, bem eu não sei se o que eu vou dizer vai ser de grande ajuda, mas a algum tempo atras eu estava estudando isso justamente por que queria parar de usar o W2k, e usando o gpedit.msc que o companheiro acima mencionou, eu acabei descobrindo que cada uma destas ações ficam armazenadas na pasta HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer e também na pasta:
    HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\System eu estava pensando em desenvolver um programa ou script que pudesse ser executado com cada um dos usuarios que fizesse login na maquina entende. Sei lá isso é só uma idéia. Eu até desenvolvi (comecei a desenvolver um programinha em Delphi para testar essas funcionalidades) mas como não tenho muito tempo, parei e estou sem tempo para continuar com estudos para tentar desenvolver alguma coisa.

    por ex: a chave
    NoClose
    com o valor 1 Serve para remover o menu Desligar do Menu Iniciar.

    e assim por diante.

    sei la quem sabe isso pode ajudar de alguma forma!!!!.

  5. #5

    Padrão diretiva como no windows 2000 ! Da pra fazer no linux? SAMBA

    Godzilla,

    Aí concordo com vc........ desenvolvr um script que altere as chaves do registro do windows de forma a ter a politica de segurança que desejo. Este script serai lido sempre que o usuario executar o logon, independente da maquina que ele esteja...........


    Abraço

  6. #6
    meraki
    Visitante

    Padrão diretiva como no windows 2000 ! Da pra fazer no linux? SAMBA

    Pô Godzila, excelente ideia!!!!!!
    Porque voce nao continua esse projeto? Vai ser de extrema utilidade para nossa comunidade.
    Imagina quanta gente vai trocar W2K (que Deus o tenha ) por Linux.
    Se voce me der uma ideia de como começar, eu posso te ajudar. Eu gostaria de fazer uns teste imediatamente.
    :clap:

    E sobre o GPEDIT, eu queria evitar essa mudança individual maquina por maquina.

  7. #7

    Padrão Scripts

    Bem pessoal, primeiramente agradeço por terem achado essa idéia Boa, acredito que posso passar o possivel sobre esta questao a começar por uma
    lista das Opções que cada comando faz. E se vc's chegarem a conclusão que podemos levar isso a diante. Podemos discutir com mais tempo, o problema é que eu não tenho muito do nosso famoso e conhecido Tempo, mas o que eu puder ajudar, assim o farei.

    HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer
    NoViewContextMenu - Desativa o Menu Pop-up do Windows Explorer.

    ClassicShell - Usar o Windows Explorer simples

    NoFolderOptions - Remove o Menu "Opções de Pasta" do Menu Ferramentas

    NoFileMenu - Remove o Menu "Arquivo" do Window Explorer

    NoNetConnectDisconnect - Impede que os usuários utilizem o Windows Explorer ou 'Meus locais de rede' para mapear ou desconectar unidades de rede.

    NoShellSearchButton - Remove o botão 'Pesquisar' da barra de ferramentas do Windows Explorer.

    NoManageMyComputerVerb - Remove o item 'Gerenciar' do menu de contexto do Windows Explorer. Este menu de contexto aparece quando você clica com o botão direito do mouse no Windows Explorer ou em 'Meu computador'.

    NoViewOnDrive - Impede que os usuários usem 'Meu computador' para obter acesso ao conteúdo das unidades de disco selecionadas.
    Valores:
    Desativar Todas: 3ffffff
    Desativar A e B: 3
    Desativar C: 4
    Desativar D: 8
    Desativar A, B e C: 7
    Desativar A, B, C e D: f
    Nenhuma: 0


    Lembrando que para fazer isso tem que criar uma chave com o valor DWORD.

    qq coisa posta ai.

    té ++++

  8. #8
    meraki
    Visitante

    Padrão diretiva como no windows 2000 ! Da pra fazer no linux? SAMBA

    Me diga uma coisa, ali tem todas as opcoes (no registro) ou é nescessario incluir algumas, por que no Diretiva do W2K, tem muiiiiita coisa.

    Outra coisa, o Gpetid pode ser executado rodando uma configuraçao determinada, via script, ou linha de comando? Ou precisa abri-lo e executar manualmente?

    Se tiver um jeito de roda-lo executando um script ou coisa parecida, seria o ideal.
    Ou fazer a modificaçao direto na chave do registro?

  9. #9

    Padrão Direto Via Registro.

    Olá, bem eu não conheço nenhuma opção de fazer a execução do mesmo via script, mas é um caso a se procurar.

    Por enquanto o que eu sei é que se fizer via registro dá para aplicar estas diretivas.