+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MRTG no FreeBSD 5.4

    Olá amigos!!! Gostaria de saber como faço para colocar MRTG pra funcionar pois estou tendo muita reclamação de clientes em relação a determinadas horas do dia a conxao ficar muito lenta. Utilizo o ipfw do Free para fazer o controle de banda. Estou com um link de 1 Mb ADSL atualmente com 35 clientes pendurados barrados em 240k cada e um servidor http rodando FreeBSD 5.3. Sou iniciante mas com muita vontade de aprender e dominar essa plataforma Unix. Gostaria de saber tb qnts clientes consigo pendurar nesse link e qual seria uma solução para evitar essa lentidão na rede. Utilizo uma omni 8 Dbi da Hyperlink com radio Senao. Desde ja agradeço a atenção e aguardo resposta.

  2. #2

    Padrão Re: MRTG no FreeBSD 5.4

    Citação Postado originalmente por CEP
    Olá amigos!!! Gostaria de saber como faço para colocar MRTG pra funcionar pois estou tendo muita reclamação de clientes em relação a determinadas horas do dia a conxao ficar muito lenta. Utilizo o ipfw do Free para fazer o controle de banda. Estou com um link de 1 Mb ADSL atualmente com 35 clientes pendurados barrados em 240k cada e um servidor http rodando FreeBSD 5.3. Sou iniciante mas com muita vontade de aprender e dominar essa plataforma Unix. Gostaria de saber tb qnts clientes consigo pendurar nesse link e qual seria uma solução para evitar essa lentidão na rede. Utilizo uma omni 8 Dbi da Hyperlink com radio Senao. Desde ja agradeço a atenção e aguardo resposta.
    Cara não sei porque não temos análise do uso de banda pelos seus usuarios mas pode ser dependendo da utilização problema de upload, já que o ADSL não tem up, e down a mesma velocidade, então sugiro contratar um link porque além de ficar mais regularizado voce ainda tem uma conexão de melhor qualidade.

    falows

  3. #3
    TicoTuco
    Visitante

    Padrão MRTG no FreeBSD 5.4

    bom a ideia era o MRTG...
    resumindo...
    tem o tal do ntop

    Port: ntop-3.1_1
    Path: /usr/ports/net/ntop
    Info: Network monitoring tool with command line and web interfaces
    Maint: [email protected]
    B-deps: freetype2-2.1.9 gd-2.0.33_1,1 gdbm-1.8.3_1 gettext-0.14.1 gmake-3.80_2 jpeg-6b_3 libiconv-1.9.2_1 libtool-1.3.5_2 pkgconfig-0.15.0_1 png-1.2.8_1
    R-deps: freetype2-2.1.9 gd-2.0.33_1,1 gdbm-1.8.3_1 jpeg-6b_3 pkgconfig-0.15.0_1 png-1.2.8_1
    WWW: http://www.ntop.org/

    mas gera muito processamento...

    mas é legal...
    da uma olhada!

  4. #4

    Padrão MRTG no FreeBSD 5.4

    então pessoal meu probema é quase igual mas e o seguinte


    trabalho com freebsd preciso de 2 scripts pra monitorar o trafego de saida e entrada atraves do mrtg.


    no linux eu fazio o seguinte script:

    #!/bin/sh
    # mrtgstats-net.sh - Augusto Campos 2004
    awk '
    /'$1':/ {
    $0=substr($0,index($0,":")+1);
    print $1;print $9
    }
    ' /proc/net/dev

    mas no free bsd aparece a seguinte menssagem "diretorio nao existe"

  5. #5

    Padrão MRTG no FreeBSD 5.4

    será que alguem tem agum script pra o freebsd?





    :good: :good:

  6. #6

    Padrão MRTG no FreeBSD 5.4

    Primeiro, esse script é pra linux.

    Se voce listar o diretorio /proc, nao vai encontrar esse diretorio.
    Por isso essa mensagem de erro.

    O problema que a maioria de adsls tem a respeito de upload, pode ser minimizado, fazendo uma politica de "ack priorization".
    Se reserva xxKbps somente para trafego tcp com cabeçalho "syn", isso é, inicio de conexao, e o resto para as outras flags.
    O objetivo, é sempre ter banda sobrando para pedidos de conexoes, para que o downstream nao seja afetado.

    6)