+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marksmanna
    Visitante

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Ola pessoal, sou novo no forum, mas sempre fui um "leitor" daqui...
    gostaria de pedir uma ajuda a vcs, em parte, naum soh ajuda, mas opinião propria tambem

    Estou com planos de migrar aqui na empresa tds terminais windows para linux, mas naum pretendo mudar o sistema operacional do banco (sim, ninguem aceitaria mexer na estrutura do nosso SQL Server... hehehe) que eh em windows 2000 server (em breve windows 2003)
    a historia eh bonita neh, soh q a execução desse plano me parece um sacrificio!
    temos um programa nosso desenvolvido inteiramente no Delphi 6... e outro d naum tanto destaque, mas tem sua relevancia... que eh em VB.

    Voces acham q eh possivel manter essa estrutura q esta agora na firma? (Servidor SQL em windows e terminais linux acessando)
    valeu pela ajuda...

  2. #2

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Conselho, migre pra web. pois o kylix já morreu!

  3. #3
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Se vc pretende permanecer com sistemas desktop, dê uma olhadinha no Lazarus, tem até uma dica de instalação no www.vivaolinux.com.br, ele promete ser compatível com o Delphi, é um projeto opensource e em crescimento.

    Caso seja possível, migre para o ambiente WEB (que eh por si só multi-plataforma). Daí tem alguns frameworks legais para o rápido desenvolvimento aproveitando o seu banco. Se vc for adepto ao Java pode testar o EGen (gerador opensource jsp), caso seja adepto do php pode testar o ScriptCase (esse jah é pago, mas baratinho).

    Mas o conselho mesmo q eu dou, eh soh migre as estações se for extremamente necessário para a sua empresa. Chega de ficar ouvindo piadinha de usuário q soh sabia utilizar o Word e nem se interessa em aprender o OpenOffice.

  4. #4

    Padrão Lazarus

    Um ferramenta que 'e parecidissima com o Delphi eh o Lazarus
    lazarus.freepascal.org jah usei ele um bom tempo gosto muito dele.
    realmente o kylix esta abandonadissimo!!!

  5. #5

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    O Lazarus realmente é o Delphi prá Linux. E é um projeto que vai de vento em popa. Já tem inclusive fórum brasileiro, reconhecido pela comunidade Lazarus internacional, sobre a linguagem. Mas como já foi comentado em vários tópicos, se você tiver paciência, aprenda Java. Como dissem : Java e Linux, é uma dupla que vai emplacar no Software Livre. Aqui em Goiânia quando um colega nosso de trabalho falava no Java, o dono da empresa fazia cara feia, porque um profissional Java é caro no mercado. Mas o mercado aqui está vendo isso, e procurando profissionais dessa área. Esse mesmo colega, começou usando o Java no desktop RedHat 7.2 dele e hoje é um sucesso aqui. Já montou até empresa própria e presta consultoria para aplicativos web.
    Um grande abraço ......... :good: :clap: :good:

  6. #6
    marksmanna
    Visitante

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Amigos... mto obrigado por me recomendar o Lazarus...
    eu baixei ele aqui e realmente eh mto show de bola, e ateh desinstalei o kylix de tanto q gostei d td do Lazarus! (baixei a versão 0.9.10, tem alguma melhor?)
    mas estou com alguns pequenos probleminhas, com o free pascal por exemplo...
    eu naum sei qual eh a versão ideal para baixa-lo atualmente...
    lembrando q eu uso o DEBIAN, e sofro com o velho problema do rpm!
    eu uso o alien pra converter, mas parece q nem sempre eh uma boa ideia...
    uma hora baixo fp-units, fp-api... q saum versões 1.0.4-2... e outra hora 2.0.0-2
    eu sei q a 2.0.0-2 eh mais nova, mas qualquer uma das duas me da trabalho... pq parece q na antiga faltam coisas q tem na 2.0.0-2 e vice-versa!
    qual a ideal para eu baixar... a mais antiga ou a mais nova?
    e POOOOR FAVOR me passe algum link onde baixar todos o(s) mesmo(s) componentes, pois eu fico irritado pois ja estou numa dificuldade para achar o certo, e soh acho links lentos! e de preferencia... naum rpm, mas sim... deb
    hehehe
    valeu pela ajuda pessoal !!!!!!

    aaah, e outra coisa...
    alguem me explica o ERRO q acontece qnd vou compilar um programa no lazarus, e vem a seguinte "Message"
    project1.lpr(6,3) Fatal: Can't find unit INTERFACES
    sera por causa do free pascal q naum esta acertado direto com tds componentes?

  7. #7
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Dê uma chegadinha na no fórum do Lazarus e poste o seu problema

  8. #8

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Caro amigo, procure os fóruns do Lazarus, que vc vai encontrar algumas soluções. Aqui no Brasil tem um site que é reconhecido no próprio site do Lazarus. É um grupo do Rio Grande do Sul que também vai muito bem. Tem boas dicas sobre o Lazarus. Uma versão anterior a que vc está usando tinha até release para o Slackware. Mas pelo que vi agora, tem rpm, i386, tar, etc, ou seja, você vai ter que frequentar mais o fórum deles, para você selecionar qual o melhor free-pascal para o Lazarus. Mas com certeza, o Debian é uma distro respeitada no mundo inteiro. E é um distro que eu vou conhecê-la. Acho que o Slackware e o Debian formam uma dupla no mundo Linux para quem gosta de conhecer o Linux por dentro. E com certeza o Lazarus Free Pascal vai rodar no Debian. É uma questão de paciência e perseverança. Tente frequentar os fóruns do Lazarus. É uma sugestão. O Lazarus é ainda um projeto um tanto embrionário, mas que vai de vento em popa. É um caminho bem interessante prá quem vem do Delphi. No site deles já tem muitos aplicativos rodando em Linux, com exemplos, downloads, etc, etc. Não vai ser o Lazarus Free Pascal que não vai rodar no Debian, concorda ???
    Inté mais amigo ............ :good:

  9. #9
    marksmanna
    Visitante

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Valeu pela dica pessoal, alguem tem o link ai desses sites q vcs me passaram

    mto obrigado novamente

  10. #10
    augusto_jdl
    Visitante

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    O link do fórum aki no Brasil eh este

    http://lazaruspascal.codigolivre.org.br/

  11. #11

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Uma coisa que estou achando um tanto desagradável é o fato de que no site do fórum do Lazarus no Brasil, estão passando dicas de uso disso, daquilo, daquilo outro, mas para o ambiente M$. Sei lá, mas creio que quando os programadores descobrirem que programar no ambiente Linux, é algo que pode mudar o horizonte das empresas e dos próprios programadores, por ser free, e insistirem nisso, essa coisa pode mudar favorávelmente. Afinal, adquirir hoje em dia um sistema operacional pago, proprietário, para não ficar na pirataria é algo que infelizmente tem um preço salgado. As fiscalizações sobre pirataria tem se intensificado. Tenho a impressão que a proposta realmente do Lazarus é oferecer alguma coisa que veio do ambiente M$, mas voltado para o Linux mesmo. É uma proposta que creio eu, que se a Borland tivesse seguindo em frente, ela teria conseguido um sucesso e tanto. Afinal, a Borland, goza de um respeito mundial com o Delphi. Mas, sabe lá Deus, porque a Borland abandonou o projeto do Kylix que parecia ir bem. Talvez pressão da própria M$. Uma alternativa que parece ser muito madura, mas de aprendizado um pouco demorado e complexo é o Java. Esse sim. Pelos tópicos que já li, aqui no Undelinux e em outros fóruns de Linux, o Java é uma alternativa bem clara e definida. Independe de sistema operacional. Eu mesmo já instalei o Java e o Netbeans no windows e no Linux. São exatamente iguais. Instalação simples no Linux. Mas aí vai depender da força de vontade de cada um de nós programadores em aprender o Java. Eu estou tentando aprender o Java. Mas continue conhecendo o Lazarus. Temos mais é que tentar mesmo. E fugir dessa incômoda solução de software proprietário.
    Um grande abraço, caro amigo. Sucessos e felicidades na sua caminhada rumo ao Lazarus ....... :clap: :clap: :clap:

  12. #12
    Visitante

    Padrão Migrando de Win pra Linux, usar delphi ou kylix?

    Eu aconselharia a mudar logo para o PHP ou JSP. Gostei muito do ScriptCase, pois ele é multiplataforma e as aplicações geradas também, sem precisar mecher em nada. Alem de que acessam SQLServer do linux. Como o PHP roda direto pelo servidor(WEB), não importa a maquina cliente, pode ser linux, windows, macs .... :-P dica boa é o ScriptCase, baixa o demo :-P O suporte deles também é muito forte.