+ Responder ao Tópico



  1. #1
    slackdaemon
    Visitante

    Padrão Instalação Padrão

    E ae comunidade!

    Eu trabalho numa empresa com mais ou menos 50 estações SuSE. Preciso reinstala-las todas de forma padrão.

    No SuSE eu vi uma ferramenta chamada AutoYast, feita pra isso mesmo, mas não encontrei nenhuma documentação sobre como utiliza-la.

    Se alguém utiliza alguma forma pra fazer uma instalação padrão posta aí uma sugestão.

    Brigadão!

  2. #2

    Padrão Instalação Padrão

    cara...

    vc pode fazer a instalação em um micro e depois clonar o HD para os demais

    valew

  3. #3

    Padrão Instalação Padrão

    Olá!

    Aqui na empresa utilizamos o Fedora. Para padronizar as instalações utilizamos um arquivo KS, e também um pos-script. Não sei se o Suse também trabalha dessa forma, mas é bem interessante.

    :good:

    []'s
    Cléoson.

  4. #4
    Visitante

    Padrão Instalação Padrão

    Clonar os HD's não serve pq nem todas as máquinas em HD's e hardwares iguais.

    Mas Cleoson se possivel explica melhor como funciona:

    Como vc dá boot nas máquinas? Os arquivos de instalação ficam disponiveis via NFS?

    De toda forma valeu galera...

  5. #5

    Padrão Instalação Padrão

    Olá!

    Aqui funciona da seguinte forma:

    Existem 10 servidores que são repositórios apt, em 10 estados diferentes. Um desses servidores recebe as atualizações da internet, e replica para os demais.

    Nesses servidores têm também os arquivos de instalação. Os arquivos também podem ficar disponíveis via NFS. Então, quando precisamos instalar uma nova máquina, pegamos o Cd do Fedora, damos o boot, e no comando de instalação digitamos:
    linux ks=floppy

    Esse comando irá procurar o arquivo ks.cfg no disquete. Esse arquivo tem as informações da instalação normal do Fedora, e os pacotes que queremos instalar.

    No final desse arquivo tem uma seção "%post", que irá executar alguns scripts após a instalação normal, por isso chama-se pos-script. Nesse pos-script, fazemos a personalização da estação de trabalho, ativando/desativando serviços, configurando o skel, definindo papel de parede, etc.

    Cada instalação demora cerca de 50 a 70 minutos em média (isso vai depender muito da máquina e da rede, é claro).

    A propósito, não fui eu quem desenvolveu essa estrutura.

    O link abaixo fala um pouco sobre a criação do arquivo ks.cfg:

    http://www.linuxpe.com.br/modules.ph...icle&artid=117

    Bem, espero ter ajudado.

    :good:

    []'s
    Cléoson.