+ Responder ao Tópico



  1. #1
    thiagog
    Visitante

    Padrão imagem de estações de trabalho

    pessoal estou tentando gerar imagem das minhas estações que rodam opensuse 10 com o G4U da http://www.feyrer.de/g4u/
    e o unico modo que consegui foi CLONANDO todo o HD e isso fica tudo muito demorado,
    alguem sabe como faco para poder copoiar apenas as trilhas com DADOS do HD (onde estao minhas particoes ? (/ e swap)

    Obrigado e ate mais,

  2. #2

    Padrão imagem de estações de trabalho

    cara, vc pode usar o partimage ou pode usar o g4u para fazer a imagem de apenas uma das partições (slurppart em vez de slurpdisk), só que vc vai ter que colocar a tabela de partições igual em todas as máquinas, o que pode ser feito com o sfdisk.
    e para diminuir o tempo e o tamanho da imagem, faça como o autor do G4U recomenda, zere a maior parte do espaço em disco que não está ocupado.
    Caso deseje uma solução mais automatizada, tem um produto da minha empresa (em breve terá o código fonte liberado, aguarde a versão 0.7) que pode realizar esta tarefa de modo automático, aumentando muito a velocidade de instalação das imagens, precisando que vc simplesmente configure as máquinas para darem boot pela rede.

  3. #3
    thiagog
    Visitante

    Padrão imagem de estações de trabalho

    o que eu teria que fazer antes de usar o "slurppart" ?
    dar boot no pc com o disquete e buscar no FTP SERVER a imagem com as paticoes eh isso ?

    ou tenho que criar as paticoes / e swap no hd vazio ?

    ate mais,

  4. #4

    Padrão imagem de estações de trabalho

    isso, vc vai ter de criar as partiçoes. Para fazer isto em um Linux, basta rodar:

    OBS: não me lembro exatamente se era assim, pesquise sobre a função de dump do sfdisk antes de qualquer coisa, eu tinha um script para isso mas tá na minha máquina em casa, a qual estou sem acesso por estar com o modem queimado (to no trabalho agora)

    na máquina que vai ser clonada:
    sfdisk -d >dump_parttable

    na máquina clone:
    sfdisk <dump_parttable

    o G4U não vem com um sfdisk compatível com o sistema de partiçoes do Linux :cry:

    DICA: se a suas partiçoes que contem dados importantes (como o / por exemplo) estiverem no começo do HD, e o resto for espaço vazio, simplesmente crie uma partição no espaço vazio, encha de zeros usando o dd e na hora de fazer o upload do disco inteiro pare logo apos os primeiros mega da partição vazia, que a sua imagem vai ficar menor e a clonagem vai ocorrer de forma mais rápida, sem prejuizo para a integridade do sistema operacional
    se quiser usar o meu sistema, me manda um mensagem pessoal, vc é de Brasília mesmo, entaum dá pra gente combinar isto.

  5. #5
    thiagog
    Visitante

    Padrão obrigado

    ja enviei o e-mail para vc, ate mais,