+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Configuração de placa de rede no Slackware 10.1

    Galera, boa noite a todos ....
    Fui atender um cliente de um amigo, que tem um servidor Linux Slackware 10.1 instalado na rede dele, por terceiros. A rede tem 17 máquinas. O servidor não permite acesso a internet e o pessoal não está conseguindo acessar a área de ftp. Mas quando navegam sem o servidor e conectado direto ao modem eles acessam o ftp de qualquer site numa boa. Mas, antes de resolver esse problema tive um outro que não consegui resolver. No servidor tem 2 placas de rede. Uma eth0 configurada como 10.0.0.1 , mas o modem um D-Link 500G tem o ip 10.1.1.1 e a rede configurada como DHCP, tem a eth1 como 10.62.0.1. Acontece que eu tentei mudar a eth0 para ficar na mesma classe do modem, ou seja, 10.1.1.2 e não 10.0.0.1 como está. Coloquei no /etc/rc.d/rc.local assim :
    ifconfig eth0 down
    ifconfig eth0 10.1.1.2 netmask 255.255.255.0 up
    route add default gw 10.1.1.1 up
    Mas quando eu dou um reboot, ele sempre acusa que a etho está configurada como 10.0.0.1 e claro não acessa o modem. Se eu fizer isso na mão ele muda o ip para o ip do modem e navega na internet, mas o acesso ao ftp continua não indo. Quando eu usava o Conectiva tem um arquivo em /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0 que tem toda a configuração da placa eth0. Imaginei que no Slackware tivesse a mesma coisa. Mas procurei isso e não encontrei. Alguém sabe me explicar onde fica guardado as configurações de placa de rede no Slackware 10.1 para que eu possa mudar para a mesma classe que está o ip do modem ??? E no caso de DHCP, eu posso colocar 2 placas de rede com ip's direfentes ??? No caso eu preciso de eth0 como 10.1.1.2 e eth1 como 10.62.0.1 por exemplo. Tem como fazer isso ???
    Desculpem-me pelo longo texto. Preciso de ajuda. Quem puder dar dica sobre isso, desde já fico muito grato. Um grande abraço a todos do fórum... :toim: :toim: :toim:

  2. #2

    Padrão Configuração de placa de rede no Slackware 10.1

    falaeee

    as configurações de ip fixo do slack ficam em /etc/rc.d.... é só procurar que você encontra! e pode configurar eth0 e eth1 lá!
    só tenho uma pergunta... se o modem e a eth0 estavam em subnets diferentes.. como estava o iptables dele?
    sobre dhcp não conheço muito! mas acredito que você só precisa habilitar o serviço em uma dessas placas e logo não deve ter problemas...

    espero ter ajudado! e se escrevi algo errado me corrigam por favor..

    abraços e boas festas...

  3. #3

    Padrão Configuração de placa de rede no Slackware 10.1

    Valeu amigo, dei uma olhada na configuração do nosso servidor na empresa , e realmente como escreveu, tem um arquivo em /etc/rc.d/rc.inet1.conf que tem as configurações de cada placa de rede. Vou alterar no servidor desse cliente. Imagino que deva funcionar sim. Agora provavelmente a minha guerra vai ser fazer o ftp acessar o site desejado.
    Obrigado _N3o_ ......... :good:

  4. #4
    Fabio_Laé
    Visitante

    Padrão Configuração de placa de rede no Slackware 10.1

    Cara,

    Para configurar o seu dhcp, basta editar o seu conf e associar a distribuição dos ips ao ip do seu gateway, no caso a eth0 ou eth1 (placa de rede interna).

    Para resolver o problema do ftp, tenta carregar os modprobes no íncio do seu iptables:
    modprobe ip_nat_ftp
    modprobe ip_conntrack_ftp

    Isso deve resolver

    Abraços,

    Fabio Laé

  5. #5

    Padrão Configuração de placa de rede no Slackware 10.1

    acrescentando:

    10.0.0.0 - a netmask normal é /8 (classe "A"), o que siginifica que QUALQUER host estará na mesma rede sempre. Salvo tenham alterado a netmask, o problema NÃO É onde vc está procurando. Veja o ip-forwarding, route e regras do firewall.
    :twisted:

  6. #6

    Padrão Configuração de placa de rede no Slackware 10.1

    Galera, obrigado pelas dicas. Seguindo o que o _N3o_ escreveu eu vi no /etc/rc.d/rc.inet1.conf e notei as configurações das placas de rede. Alterei para o que deveria ser e funfou legal. Quanto ao ftp, eu alterei no squid.conf o parâmetro ftp_user que vem como ftp_user Squid@ para ftp_user Squid@nome_do_dominio_da_empresa.com.br, mais o dns da BrasilTelecom em conexões de rede e no parâmetro DNS coloquei o da BrasilTelecom, ao invés de colocar o gateway da rede, funcionou de primeira. Até ftp que não funcionava abriu beleza. O usuário da empresa que utiliza o ftp de clientes está contente com o resultado.
    Valeussssssssssss galera do Under .........Um grande abraço a todos, e que Deus nos abençõe abundantemente .......... :good: :clap: