Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Tipo gente, sei que pode parecer uma pergunta meio é... como dizer, polêmica, mas é que é importante pra mim saber isso.

    Aqui no serviço estão pensando em colocar uma distro Linux para trabalhar em conjunto com o sistema que será instalado nela. O profissional que veio aqui, disse que devíamos usar o Debian + MySQL + Apache.

    Eu não concordei muito com a idéia por causa da atualização de programas e pelo suporte técnico. O Debian é meio doido pra atualização de pacotes e qualquer bobeira que eu faça nesse aspecto pode corromper o sistema, pelo menos o que eu vi até agora é isso. Quando você usa um apt-get upgrade ou coisa do gênero, se não tomar cuidado o sistema pode ser todo corrompido e ser necessário configurar tudo na mão ( pelo menos eu tive problemas desse tipo com sistemas Debian-Like, como o Kalango / Dizinha ).

    Ai estive pensando, acham que o Mandriva seria uma boa idéia? Eu vi que ele tem servidores de atualização, bastando deixar o PC ligado conectado à internet que ele avisa sobre atualizações, pacotes, etc. Ai é só baixar e deixar o programa se virar sem se preocupar em corromper o sistema. Outro que talvez faça isso seria o SuSE, que é o que estou mais de olho e estou pensando em recomendar pro meu chefe a troca por esse sistema. Mandriva 2005 Limited é o que eu uso em casa e ele dá conta legal, mas acho que o SuSE seria melhor pelo suporte da Novell.

    O que vocês acham?

    Nota: Se eu falei alguma merda me corrijam ai. ops: É que eu nunca consegui atualizar os pacotes do Debian (ou de sistemas Debian-Like) sem dores de cabeça.

    Por favor, é MUITO importante a opinião de vocês pra mim.

  2. #2

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Acho que antes de começar a pensar em qual distro, vc tem que definir suas prioridades, por exemplo

    1) O server nao pode ficar fora do ar de jeito nenhum ou se cair por alguns minutos nao vai ser tao problematico
    2) Que tipo de aplicativos vao estar rodando
    3) Quantidade de Users,etc..

    Ai vc começa a pesquisar:

    1) Tem atualização de pacotes rápida caso encontrem alguma falha de segurança ou alguma melhoria?
    2) Qual o historico de falhas de segurança da distro
    3) Você conhece algo dela?
    4) Suporte? Eh bem... acho que isso o que vale menos a não ser que vá comprar o server edition da RH...

  3. #3

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Concordo com o Ic3 e alem disso qq distro é linux então se souber configurar e mexer. não importa que seja distro X ou Y o máximo que vai ter de se acostumar de uma pra outra é a localização diferente de alguns "paths" de programas ou configurações e so.

    falows

  4. #4

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    1) O server nao pode ficar fora do ar de jeito nenhum ou se cair por alguns minutos nao vai ser tao problematico
    2) Que tipo de aplicativos vao estar rodando ( Apache, MySQL, etc. )
    3) Quantidade de Users,etc..

    ---

    Isso em vermelho é primordial.
    A idéia seria montar um provedor de acesso à internet, então será necessário muitas conexões e realmente os servidores de banco de dados, aplicações, etc não poderão sair do ar.

    ---

    Ai vc começa a pesquisar:

    1) Tem atualização de pacotes rápida caso encontrem alguma falha de segurança ou alguma melhoria?
    2) Qual o historico de falhas de segurança da distro
    3) Você conhece algo dela?
    4) Suporte? Eh bem... acho que isso o que vale menos a não ser que vá comprar o server edition da RH...

    ---

    É justamente isso o que eu queria saber de acordo com a opinião da galera do fórum. ^^
    Eu estava pensando no SuSE por causa disso, dizem que tem uma atualização rápida de pacotes, a segurança é boa por causa do suporte Novell com atualizações e bom eu já usei o SuSE Personal em casa uma vez.

    Agora suporte técnico já não sei se é bom, por isso queria ouvir a opinião de geral. :good:

  5. #5

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Bom não posso falar por experiência própria de todas as distros mas pelo que passei posso dizer

    Distros robustas:
    Debian (n lembro versão),Slackware 9, Redhat 7.1 e 7.2 (nao to brincando nao, depois disso viraram maniacos em X e ferrou tudo pra server)

    Em termos de segurança:
    Slackware com ctz - eh a que menos vejo sair atualizações, Redhat e seus filho é a que mais sai atualizações

    Mas uma coisa todas essas ai tem um comum, sempre lançam os patchs rapidamente.
    Suporte nunca me fez diferença, google e saber usá-lo = maior fonte de documentação do mundo :P

    Suse eu sempre ouço bons comentários, eu mesmo nunca usei, mas tem uma coisa nele que não gosto... 4 DVDs??????? fala serio hein.... pra que tudo isso... pra um server do tipo que vc ta querendo 300mb de instalação tem tudo o que vc precisa e mais um pouco... ( nesse aspecto debian leva uma certa vantagem em relação ao slack)

  6. #6

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Ic3 so pra constar SuSE é 5 cds ou 1 DVD, e já usei SuSE em servidores e achei mto bom, nunca tive problemas.

    falows

  7. #7

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    ops verdade, bom mas eu já acho os 2 cds de slack um exagero, imagine 5 cds...

  8. #8

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Estou de olho nesse tópico. Atualmente a quase 01 ano uso o Conectiva 9.0 com servidor.
    Nunca tive problemas. Mais estou querendo procurar uma outra distro p/ aprender mais, pensei em Debian ou Slackware. Linux sempre é paixão, você aprende nunca mais quer largar.

  9. #9

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Eh verdade, bom mas jah q vc falou do conectiva:

    Ele segue a mesma linha do RedHat, até a versão 7 eu adorei, funcionava perfeitamente (desde que vc nao fizesse a besteira de querer configurar o servidor usando ferramentas X), depois disso eles adotaram a mesma filosofia do RH, soh ai jah serviu pra eu largar mão dele.
    Agora que se uniu com o Mandrake então.... nem falo nada

    Mais uma vez, em termos de funcionalidades ateh o mandrake é bom, mas para servidor.....

  10. #10
    ligip
    Visitante

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Sempre fui fã do Red Hat e Fedora, funcionam muito bem, desde que não sejam usadas as últimas versões, que sempre dão problemas. Agora estou usando o Debian Sarge e cheguei a conclusão que é muito melhor, principalmente na questão de atualizações. Muito estável também, a recompilação do kernel é muito fácil.

    Nunca tive problema de atualizar o sistema em funcionamento, rodando servidor de e-mail, DNS, Apache, MySql mais uma porrada de coisas.

  11. #11

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Só para completar.
    Uso o Suse - SLES 9.
    Nunca tive problema algum.
    muito bom
    Debian tb.

    jeff

  12. #12

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Logo esse tópico só mostra que todas as distros são boas, depende da pessoa saber usar e procurar se aprofundar na distro que mais gosta. do resto tudo é linux no fundo.

    falows

  13. #13

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    verdade ruy, mas nao podemos nos esquecer de um ponto muito importante e acho ateh que eh mais importante do que a distro...
    é a pessoa que cuida dela, se vc tenta entender o porque das coisas, como elas funcionam, pq foi feito assim e nao do outro jeito, qq distro pode ficar excelente.
    Agora tem alguns..... nao tem a menor vontade de sequer fazer uma pesquisa contendo as palavras da dúvida dele pra ver se não tem solução. ai jah viu neh... ninguem faz milagre

  14. #14

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Citação Postado originalmente por 1c3_m4n
    verdade ruy, mas nao podemos nos esquecer de um ponto muito importante e acho ateh que eh mais importante do que a distro...
    é a pessoa que cuida dela, se vc tenta entender o porque das coisas, como elas funcionam, pq foi feito assim e nao do outro jeito, qq distro pode ficar excelente.
    Agora tem alguns..... nao tem a menor vontade de sequer fazer uma pesquisa contendo as palavras da dúvida dele pra ver se não tem solução. ai jah viu neh... ninguem faz milagre
    Concordo totalmente com você Ic3, inclusive tem exemplos claro disso no forum, mas com voce entendendo o funcionamento da distro e indo atras aquela distro sempre será a melhor pra você.

    Falows

  15. #15

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Na verdade, a minha preocupação ao recomendar a distro para o nosso chefe no serviço, seria:

    1. Facilidade nas atualizações ( nem sempre eu posso estar presente no serviço, então queria que fosse bem simples e que não houvesse complicações para essa pessoa que fosse ficar no meu lugar por um dia, ou outro se necessário ). Queria que fosse algo estilo o atualizações automáticas do Windows sabem? Não é apenas pra mim, mas pra qualquer pessoa da área técnica poder trabalhar sem ter medo de fazer besteira. :good:

    2. Segurança. Sim, com certeza é algo difícil de ser implantado e isso não depende tanto assim da distro, mas se tivesse uma que facilitasse na gerência do sistema, visualização de logs, configurar Samba, configurar servidores de banco de dados e outras coisas mais seria legal.

    Ruy disse:
    Logo esse tópico só mostra que todas as distros são boas, depende da pessoa saber usar e procurar se aprofundar na distro que mais gosta. do resto tudo é linux no fundo.
    1c3_m4n disse e concorda com o Ruy:
    verdade ruy, mas nao podemos nos esquecer de um ponto muito importante e acho ateh que eh mais importante do que a distro...
    é a pessoa que cuida dela, se vc tenta entender o porque das coisas, como elas funcionam, pq foi feito assim e nao do outro jeito, qq distro pode ficar excelente.
    Agora tem alguns..... nao tem a menor vontade de sequer fazer uma pesquisa contendo as palavras da dúvida dele pra ver se não tem solução. ai jah viu neh... ninguem faz milagre
    Mas antes ele postou que:
    Eh verdade, bom mas jah q vc falou do conectiva:

    Ele segue a mesma linha do RedHat, até a versão 7 eu adorei, funcionava perfeitamente (desde que vc nao fizesse a besteira de querer configurar o servidor usando ferramentas X), depois disso eles adotaram a mesma filosofia do RH, soh ai jah serviu pra eu largar mão dele.
    Agora que se uniu com o Mandrake então.... nem falo nada

    Mais uma vez, em termos de funcionalidades ateh o mandrake é bom, mas para servidor.....
    Houve controvérsia aqui não? ^^''
    Primeiro ele diz que o Mandrake não é muito bom pra servidor, depois ele diz que todas as distros são boas pra isso e que eu tinha de fazer uma pesquisa nos tópicos antes de postar. ^^''

    Tudo bem, posso até ter errado nesse ponto, mas eu tentei inclusive ir ao site dos fabricantes e pesquisar pra ver o que era mais viável, mas a experiência dos administradores daqui ( que não duvido nada, é muito grande ), deve valer mais do que ouvir apenas os vendedores, até porquê eles só querem vender. A opinião de geral é muito importante pra mim, até porquê sou um reles técnico que tá começando agora, por isso o tópico.

    Desculpa se eu ao acaso deixei vocês chateados com o tópico, sei lá, talvez seja porquê muita gente deve já ter feito essa pergunta por aqui, ou criado muitas polêmicas do tipo: "A minha distro é melhor que a sua." e coisas do gênero. Eu só quero uma dica mesmo crítica, sem ismos pra tentar resolver meu dilema, só isso. ^^

    Agradeço a quem postou até agora. :good:

  16. #16
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    é dicifil falar que tal distro é melhor que tal vai de vc se adaptar a ela

  17. #17
    serrato
    Visitante

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    a melhor distro eh aquela q vc sabe mexer melhor e a que você pesquesa mais....

  18. #18
    Visitante

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    se eh pra servidor use um slackware 10.2 ja esta tudo atualizando nao precisa viver baixando patch pra atualizar nao pelo menos eh o q eu acho...

  19. #19
    fcalexandre
    Visitante

    Padrão Algumas coisas a pensar

    Segue minha modesta opniao...

    Se o ambiente nao pode ficar indisponivel de modo algum, temos que pensar da seguinte coisas independete se estamos utilizando Linux /BSD/Solaris/AIX/OS400/Windows etc...

    -Primeiro, nao existe ninguem neste mundo que ofereça ou assegure uma SLA de 100% . Portante a frase "nunca podera ficar indisponivel" devera ser trocado por " o que eu posso fazer para minimizar uma evetual indisponibilidade".

    Portanto uma solucao de RAID 5 e um cluster é bem vinda nesta solucao, certo ?

    Outro ponto: Vc esta extremamente preocupado com o processo de atualizacao da distro ,certo ? Acredito que antes de se preocupar com isto (nao estou dizendo que isto nao eh importante!!!) vc deve ter uma politica de como aplica-la. Isto significa que vc precisa de ambiente de teste deste ambiente para testar os novos pathes antes de aplica-los no ambiente de producao.

    Outra coisa, se vc fizer uma instalacao customizado do Apache ou do MySQL , (a partir do codigo fonte) ate pelo que eu conheco, vc nao devera conseguir atualizar os pacotes de forma automatica.

    Sobre o suporte, se realmente vc precisa contar com alguem, ai nao tem jeito , tem que partir para uma distro de RedHat Enterprise da vida.

    O que eu tenho usado atualmente, sao distros clones do RH Enterprise como o CentOS e WhiteBox que nada mais sao que distro gerados a partir dos codigo fonte do RH Enterprise.

    Espero ter ajudado.
    Abs
    Fernando Cesar

  20. #20
    mceiras
    Visitante

    Padrão Qual é a melhor distro pra colocar em servidores?

    Uma distribuição Linux que eu uso e recomendo para servidor é o Debian, nao so pela facilidade e organizacao do uso do apt-get como especialmente pela maturidade e estabilidade das aplicacoes (mesmo que isso abra mao de aplicativos e versoes mais novas). Ela esta na versao 3.1r0a. Recomendo a instalcao da versao net install que instala o minimo e depois voce vai colocando o que quer.

    Fora isso tem os BSD como NetBSD, FreeBSD ou Open BSD (leia esse interesante artigo em http://ezine.daemonnews.org/200104/bsd_family.html.

    Só não recomendo o Fedora que é um beta do RH Enterprise, e colocar beta em servidor é gostar de viver perigosamente :?

    Se preferir mesmo RH Like use o CentOS (http://www.centos.org/) que é uma versão free do RH Enterprise.

    Espero ter ajudado :good:

    Marcelo Eiras