+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rodar aplicativo clipper no linux

    Existe a possibilidade de rodar uma aplicação clipper no linux sendo que essa programa se encontra em uma maquina windows 98 na rede?

  2. #2
    dogao
    Visitante

    Padrão clipper

    meu caro, o linux está em modo texto ou grafico? Pois aqui na minha empresa tb estou tentando colocar em modo texto!! ja consegui bastante coisa!!!

  3. #3
    felco
    Visitante

    Padrão Rodar aplicativo clipper no linux

    procure pelo dosemu

  4. #4
    fschurt
    Visitante

    Padrão Re: Rodar aplicativo clipper no linux

    Citação Postado originalmente por Electron
    Existe a possibilidade de rodar uma aplicação clipper no linux sendo que essa programa se encontra em uma maquina windows 98 na rede?
    Electron

    Eu fiz alguns testes, não está 100%. Supondo que entendi direito o que vc perguntou, supondo que esteja usando debian, supondo seu conhecimento em redes linux e editor de textos, supondo que esteja usando ambiente gráfico KDE, SAMBA 3.0 em diante....

    0. Instale o dosemu com: (ou use o RPM)
    Apt-get install freedos-dosemu (ou similar)
    Apt-get install xfonts-dosemu (fontes para melhor apresentação)

    Libere o drive virtual para escrita: Edite em /etc/dosemu.conf e encontre a linha que corresponde a $ hd_image = “freedos:ro”
    Retire o Read Only RO e troque-a por:
    $ hd_image = “freedos”

    1. Compartilhe o diretório com arquivos clipper na maquina win98 em sua rede
    2. Em sua máquina linux, use o samba, smb4k ou lineighborhood e monte a sua máquina win98 encontrada em ... digamos, /mnt/maquinawin98.
    3. Certifique-se que está navegando em seu diretório remoto compartilhado .
    4. Agora você precisa mapear rede para acessar com xdosemu oseu diretório remoto clipper compartilhado.
    Então rode o xdosemu.
    Edite o autoexec.bat e coloque a seguinte linha
    LREDIR h: LINUX\FS\mnt\maquinawin98. Execute o autoexec.bat. Dê o um dir sobre o seu diretório mapeado no xdosemu, em h:.
    5. Com isso , já dá para fazer alguma coisa com clipper. Se sua intenção é usar com multi-usuários em cima da máquina win98, faça teste antes. Eu percebi que nem sempre o clipper estava atualizando os dados quando outro usuário terminou de acessar. Não resolvi esse problema, por enquanto. Aliás, se alguém souber....
    6. Recomendo que pesquise sobre como OTIMIZAR DOSEMU. Vale a pena, chega aumentar 50% a perfomance com poucos ajustes.

    Ah, não esqueça de editar o config.sys e o autoxec.bat de seu dosemu, ajustando corretamente os valores para FILES e BUFFERS.

    Vida longa e Próspera