+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Windows 2000 Server, Debian 3.1 e Conectiva 10 no mesmo HD

    Gostaria de saber se é possível instalar o Windows 2000, o Debian 3.1 e Conectiva 10 no mesmo HD. Qual dos sistema vai ser o controlador de BOOT?
    Quero fazer isso em uma máquina para poder estudar/simular certas situações com estes sistemas.

    Obrigado e aguardo qualquer ajudar.

  2. #2

    Padrão Windows 2000 Server, Debian 3.1 e Conectiva 10 no mesmo HD

    Você pode instalar diversos sistemas operacionais na mesma máquina, sem grandes problemas.
    Minha recomendação é que instale primeiro o Windows, pois é o mais possessivo, depois os vários línux... se instalar o Windows por último fica um pouco mais complexo configurar...
    Quem vai controlar o boot pode ser o Lilo ou o Grub, você é quem vai definir...
    A sequência de boot também é você quem define...

  3. #3

    Padrão Windows 2000 Server, Debian 3.1 e Conectiva 10 no mesmo HD

    Citação Postado originalmente por Marcio68Almeida
    Você pode instalar diversos sistemas operacionais na mesma máquina, sem grandes problemas.
    Minha recomendação é que instale primeiro o Windows, pois é o mais possessivo, depois os vários línux... se instalar o Windows por último fica um pouco mais complexo configurar...
    Quem vai controlar o boot pode ser o Lilo ou o Grub, você é quem vai definir...
    A sequência de boot também é você quem define...
    Marcio68Almeida,

    Quando falo "quem vai controlar o BOOT", eu quero dizer, qual vai ser o menu de BOOT do WINDOWS, do Debian ou do Conectiva 10?

    Obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.

  4. #4

    Padrão Windows 2000 Server, Debian 3.1 e Conectiva 10 no mesmo HD

    fala cara!!!
    seguinte...

    eu tenho Debian e WinXP num mesmo HD...
    sem configurar nada, o menu de boot foi o Grub, atraves do Debian...
    nao sei como fica com tres sistemas sendo dois Linux...qnto a isso nao posso te ajudar...

    eu postei aqui pois vc disse que quer ter os tres sistemas pra "poder estudar/simular certas situações com estes sistemas" ...

    sendo assim, vc já pensou em usar o VMWare pra isso?????
    talvez seja mais prático pro q vc quer fazer... nao sei

    bom..é isso!!

    abraços

  5. #5

    Padrão Windows 2000 Server, Debian 3.1 e Conectiva 10 no mesmo HD

    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Quando falo "quem vai controlar o BOOT", eu quero dizer, qual vai ser o menu de BOOT do WINDOWS, do Debian ou do Conectiva 10?

    Obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.
    Você instalará primeiro o windows, até ai, tudo bem, pois tem apenas um sistema operacional e ele vai entrar direto...
    Assim que você instalaro o primeiro Linux, ele vai reconhecer que há outro sistema operacional e, durante a instalação, vai te perguntar se você quer que ele gerencie o boot, nesse momento você terá ou o lilo ou o grub gerenciando o seu boot, quando você iniciar a sua máquina vai aparecer um menu perguntando se que windows ou linux xpto...
    Quando você instalar o segundo linux, imagino eu, pois também nunca fiz, ele vai reconhecer os dois sistemas anteriores e vai perguntar se você quer que ele gerencie o boot...
    Se você tiver um pouco mais de conhecimento você pode fazer isso na mão (gerenciar o boot) mas eu recomendo que deixe o linux faze-lo...

  6. #6

    Padrão Windows 2000 Server, Debian 3.1 e Conectiva 10 no mesmo HD

    Citação Postado originalmente por Marcio68Almeida
    Citação Postado originalmente por aprendiz_ce
    Quando falo "quem vai controlar o BOOT", eu quero dizer, qual vai ser o menu de BOOT do WINDOWS, do Debian ou do Conectiva 10?

    Obrigado pela sua atenção e aguardo retorno.
    Você instalará primeiro o windows, até ai, tudo bem, pois tem apenas um sistema operacional e ele vai entrar direto...
    Assim que você instalaro o primeiro Linux, ele vai reconhecer que há outro sistema operacional e, durante a instalação, vai te perguntar se você quer que ele gerencie o boot, nesse momento você terá ou o lilo ou o grub gerenciando o seu boot, quando você iniciar a sua máquina vai aparecer um menu perguntando se que windows ou linux xpto...
    Quando você instalar o segundo linux, imagino eu, pois também nunca fiz, ele vai reconhecer os dois sistemas anteriores e vai perguntar se você quer que ele gerencie o boot...
    Se você tiver um pouco mais de conhecimento você pode fazer isso na mão (gerenciar o boot) mas eu recomendo que deixe o linux faze-lo...
    Entendido!

    E obrigado pela sua valiosa atenção.