+ Responder ao Tópico



  1. #1
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Amigos,

    Estou com as mesmas dúvidas que vejo que outras pessoas também estão tendo:

    Eu instalei um servidor com CL10, mas agora preciso atualizar por
    causa da versão de Kernel e alguns serrviços que estão impossiveis de
    configurar como o servidor IMAP. Mas o que me preocupa mesmo é definir
    qual distribuição utilizar! Na verdade são dois servidores que
    preciso, 1 servidor samba, apache, e-mail e outro funcinando como
    firewall, proxy. Abaixo tem algumas distros que já pensei colocar.
    Servidor de arquivos e e-mail(EM64T):
    - Debian - Versão de kernel para (EM64T), estabilidade, 100%não comercial,
    - CentOS - Não conheço, só sei que é quase igual ao Red Hat segundo
    alguns colaboradores aqui da lista.
    - Mandriva - Pensava que fosse a mais fácil, com suporte a (EM64T).
    - Aplinux - Facilidade de instalação e servidor de e-mail já vem
    configurado, porém minha instalação não funciona , nem chega a bootar.

    Servidor de Proxy e firewall(x86)
    - Coyote - Facilidade de instalação e configuração, porém não sei se
    consigo instalar outros pacotes caso sejam necessários.
    - Debian - Estabilidade e segurança.


    Se alguém puder me dar algumas sugestões/comentários/criticas quanto a
    topologia que estou usando agradeço.


    Atenciosamente,
    Marcelo Oliveira

  2. #2

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    kra, eu se fosse você, colocaria o Slackware para proxy e firewall.... ele é muito estável......

    e para o resto, eu indicaria o CL10, pois é facil, mas como vc tá querendo mudar, põe o fedora ou o suse entao......

    nunca tive muito contato com eles, mas me disseram q sao boas distribuiçoes

  3. #3

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Olha meu caro. Eu iniciei pelo Conectiva 8, porque foi o curso por onde entrei no mundo Linux. Fui usando na empresa o Conectiva 8, depois 9 e 10. Mas ao mesmo tempo , como o pc que utilizo na empresa, tenho um hd extra, eu comecei a fuçar outras distros. Sempre que vinha empresas especializadas em Linux, instalar alguma coisa nos nossos servidores, os caras sempre falavam do Slackware e Debian. Ai foi nascendo a minha curiosidade quanto ao Slackware. Tentei o Slackware a primeira vez, foi uma surra atrás da outra. Falta de conhecimento, pesquisa e estudo mesmo, de minha parte. Andei depois instalando o Mandrake 10 e confesso que quem vem do Conectiva, o Mandrake tem semelhanças. Imagino que agora o Mandriva 2006, deve estar mais tranquilo para quem conhece o Conectiva. Depois andei instalando o Kurumin 5, BigLinux, SuSE 9.2, 9.3, 10.0, OpenSuSE 10.1 e finalmente o Slackware 10.0, 10.1 e agora estou no Slackware 10.2 nos nossos 3 servidores. No meu pc da empresa, instalei anteontém (02/01) a Debian 3.1. O Slackware eu sou suspeito para falar. É paixão mesmo. Mas fiquei maravilhado com a Debian 3.1. Um show realmente. Sinceramente, hoje fico com Slackware e Debian. Mas essas 2 distros, como dizem aqui , não são para quem está inciando. Ela nos pede um pouco mais de conhecimento. Elas são distros muitos estáveis, leves, mas que exige um pouco de conhecimento no ambiente texto. Aliás, acho que quando trabalhamos no ambiente texto, a gente aprende muito do Linux. Mas o negócio é estudar mesmo. Pesquisar, ler, correr atrás, frequentar os vários fóruns espalhados pela internet. E com esforço, pode ter certeza que a gente aprende. Ainda sou aprendiz no Linux. Mas creio que já dei alguns passos adiante, nesse formidável mundo Linux.
    Um grande abraço e fique com Deus ..... :good: 8)

  4. #4

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Olhando pelo Título do Tópico...
    Se a sua dúvida for realmente a competência e praticidade do Mandriva, você pode ficar tranquilo... dá conta do recado e creio que você não vai ter muita dificuldade em se adaptar (com exceção do uso do linuxconf, mas pra isso existe os drakx* da vida).
    Agora se quiser partir pra outra distro, fique à vontade e faça a SUA escolha...

  5. #5
    thiagog
    Visitante

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    sinceridade esquece mandriva vai pra CentOs
    eh o red hat enterprise recompilado e é otimo
    :good:

  6. #6

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    E se você quiser de fato conhecer melhor o ambiente Linux, tente se possível não utilizar os Linuxconf, Drakx* da vida. É como se você estivesse na M$ e fizesse a coisa por hábito. Tipo clique em next, next, next, finish ou avançar, avançar, avançar , concluir e pronto. O treco está lá instalado, mas vc não sabe como a coisa aconteceu. Pelo menos é o que eu acho, e penso que vários aqui concordam com isso. Eu acho que Linux tem que ser antes de mais nada algo prazeiroso e não uma rotina.
    Um grande abraço .......... 6) 6) 6)

  7. #7
    mrsoliveira
    Visitante

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    E se você quiser de fato conhecer melhor o ambiente Linux, tente se possível não utilizar os Linuxconf, Drakx* da vida. É como se você estivesse na M$ e fizesse a coisa por hábito. Tipo clique em next, next, next, finish ou avançar, avançar, avançar , concluir e pronto. O treco está lá instalado, mas vc não sabe como a coisa aconteceu. Pelo menos é o que eu acho, e penso que vários aqui concordam com isso. Eu acho que Linux tem que ser antes de mais nada algo prazeiroso e não uma rotina.
    Um grande abraço .......... 6) 6) 6)
    Com certeza, eu esou procurando ao máximo utilizar somente texto, porém que as vezes surgem softwares que só consigo fazer funcionar com o kde, tipo o Wine.


    Mas em relação a escolher para qual distribuição Migrar, eu estou muito confuso, até pq eu preciso que o SO atenda alguns requisitos e esta dificil achar um que atenda 100%.

    Alguém já utilizou o APLinux??
    Se eu conseguir fazer ele funcionar em um servidor com hd Sata e processador iA64 e colocar o kernel 2.6.12 ai resolvo muitos problemas.!!!

    Abraços,
    Marcelo Oliveira

  8. #8
    silmar
    Visitante

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    E se você quiser de fato conhecer melhor o ambiente Linux, tente se possível não utilizar os Linuxconf, Drakx* da vida. É como se você estivesse na M$ e fizesse a coisa por hábito. Tipo clique em next, next, next, finish ou avançar, avançar, avançar , concluir e pronto. O treco está lá instalado, mas vc não sabe como a coisa aconteceu. Pelo menos é o que eu acho, e penso que vários aqui concordam com isso. Eu acho que Linux tem que ser antes de mais nada algo prazeiroso e não uma rotina.
    Um grande abraço .......... 6) 6) 6)
    Olha Eu sou um Consultor Técnico, e amo o Linux, curto estar mexendo nele na parte do texto, mas olha por um lado diferente,
    "voce faz tanto umas rotinas e começa a pensar hum humm posso fazer um script para me auxiliar nisso e esse script cresce, aee vc posta e outros fazem mais coisa nele e derepente ele ja esta sendo usado aee por muitos ..
    Aeee vem vc de novo e fala pra não usar porque é um programa porque não é no puro texto"
    Percebe isso a conectiva colocou muitos de seus programadores pra fazerem algo que nos auxiliam o slack e outros ...
    O que penso é assim devo estudar muito, para saber o que ocorre, num todo, nas necessidades minhas do dia dia e se tem scripts nesses casos eu vou usalos pois se alguem se matou, dedicou seu tempo pra fazer ele porque não dar o prestigio a essa ou essas pessoas "

  9. #9
    silmar
    Visitante

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Citação Postado originalmente por pssgyn
    E se você quiser de fato conhecer melhor o ambiente Linux, tente se possível não utilizar os Linuxconf, Drakx* da vida. É como se você estivesse na M$ e fizesse a coisa por hábito. Tipo clique em next, next, next, finish ou avançar, avançar, avançar , concluir e pronto. O treco está lá instalado, mas vc não sabe como a coisa aconteceu. Pelo menos é o que eu acho, e penso que vários aqui concordam com isso. Eu acho que Linux tem que ser antes de mais nada algo prazeiroso e não uma rotina.
    Um grande abraço .......... 6) 6) 6)
    Olha Eu sou um Consultor Técnico, e amo o Linux, curto estar mexendo nele na parte do texto, mas olha por um lado diferente,
    "voce faz tanto umas rotinas e começa a pensar hum humm posso fazer um script para me auxiliar nisso e esse script cresce, aee vc posta e outros fazem mais coisa nele e derepente ele ja esta sendo usado aee por muitos ..
    Aeee vem vc de novo e fala pra não usar porque é um programa porque não é no puro texto"
    Percebe isso a conectiva colocou muitos de seus programadores pra fazerem algo que nos auxiliam o slack e outros ...
    O que penso é assim devo estudar muito, para saber o que ocorre, num todo, nas necessidades minhas do dia dia e se tem scripts nesses casos eu vou usalos pois se alguem se matou, dedicou seu tempo pra fazer ele porque não dar o prestigio a essa ou essas pessoas "

    Devemos usar sim.
    Agora eu nunca meto o pau na Microsoft pois é dela que eu ganho mais sempre falo pros meus clientes isso, ah claro quer colocar um servidor Microsoft pra fazer isso com todo prazer pois ele sempre da problema e sempre vc vai me chamar .. he he aeee ele fala no linux como é aee eu falo ..

  10. #10

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Galera, eu venho do tempo de linguagem de programação Cobol, Assembler, Fortran em Mainframe IBM, Burroughs, Univac. A Unisys é hoje a fusão mundial da Burroughs com a Univac. Me formei na PUC do Rio de Janeiro em processamento de dados, quando a coisa ainda engatinhava no Brasil. Venho do tempo em que a gente para programar tinha que conhecer determinados detalhes do computador de grande porte. Se não conhecéssemos a coisa complicava. Conheci o ambiente Unix. Conheci a época em que explodiu no Brasil os mini-computadores e os super-minis. Coisa do governo federal da época. Bom trabalho por sinal. Todos com sistemas operacionais Unix. O mesmo que hoje o Linux se baseia. Quem aqui não ouviu falar do Edisa, Labo, Sisco, Monydata, Medidata, etc, etc ???. Estou falando dos antigos usuários em informática. Mas era uma época em que os profissionais de informática eram respeitados. Eram respeitadíssimos. Faço parte da geração dos dinossauros em informática no Brasil. Aí vem o Bill Gates da vida, descobre um filão e explora ele com sucessos. Parabéns para ele. Mas gente, vejamos bem. O windows hoje está no XP. Não tem mais a tela azul, que todos conhecem. Aí era somente dar CTRL+ALT+DEL e vamos reiniciar o computador certo ??? Mas vamos dar um CTRL+ALT+DEL no XP. O que mudou ? Apenas entra uma tela tentando finalizar algo que já deu pau. A gente tenta finalizar o processo e ficamos tentando finalizar isso várias vezes. Até que percebemos que é melhor ir no botão de reset do computador e resetar. Começar tudo novamente. O que é estranho nisso tudo, é que nos acostumamos com os bugs do windows e ninguém reclama. Quantas e quantas vezes nos deparamos que resetar um pc com windows porque o mesmo travou e ninguém fala nada. Comece tudo de novo. Lá vai o windows reiniciar até travar novamente. Inclusive no XP. O windows hoje domina o mercado ??? Domina sim. Mas a Microsoft sabe que tem uma sombra. Denominada Linux. E a comunidade Linux mundial é grande. Forte. Fortíssima. Agora acho mais estranho ainda, é que as pessoas, inclusive aqui no Underlinux e em outros fóruns da vida, não permitem um erro sequer, um bug sequer do Linux. Porque não ??? Estamos caminhando. É uma comunidade aqui , outra ali, tentando tirar os erros e acertando para que o Linux fique cada vez melhor. Gente essa coisa de ter n distros, é algo fantástico. Gera polêmicas. Que nem futebol, religião, mulher, escova de dentes, etc, etc. Não estou aqui falando de distro Linux. Estou comentando o mundo Linux. Outra coisa : se fizermos uma análise numa empresa, o que ela tem rodando num pc ? Normalmente é : um aplicativo administrativo da empresa que normalmente hoje roda em Delphi. O Delphi hoje roda no Wine sem problemas, se a mesma for aplicativo Cliente/Servidor. Já fiz isso na empresa e roda. Bom que mais ??? O usuário quer um programa de e-mail parecido com o Outlook. Temos o Thundebird e outros tantos. Bom neguinho quer ouvir música, ver filme, bater papo no MSN. É sómente isso. E mais nada. Ah sim. Tem ainda os joguinhos que acompanha o windows. Putz isso no KDE é sopa. Tem um bando de joguinhos, que já vi usuários nossos que estão em fase de testes na empresa se deliciarem com os jogos que acompanham o KDE. Estou falando do KDE porque é o padrão da maioria das nossas distros. Não estou nem mencionando o Gnome, que é outro ambiente gráfico e tanto. Não estou aqui indignado com o nosso colega que diz que o sistema operacional tem rodar 100%. Não vai rodar nunca. Mas quando não existia o Linux, o que ele utilizava rodava 90% ??? Mas ele nunca reclamou disso certo ??? Apenas nos acostumamos a isso. Galera, se trabalhamos num ambiente empresarial o que o usuário quer é uma interface gráfica que ele clique aqui , ali , acolá e o treco vai. Isso o KDE, Gnome, fazem com os pés nas costas. Dá show tanto quanto no windows. Nós sabemos disso. A forma do KDE trabalhar com o mouse é a mesma do windows. Botão do lado esquerdo, direito, arraste, Ctrl-C, Ctrl-V, área de transferência, etc, etc, e fazem a mesma coisa. O resto nós que somos administradores de rede, ou suporte técnico numa empresa, temos que estar com todas as configurações prontas para os usuários finais. E vamos sempre sermos chamados para configurar isso ou aquilo outro. Eu passo isso todos os dias na empresa. Neguinho ou neguinha me chama para configurar uma simples e reles impressora. O nosso emprego continua garantido. E melhor, sem essa de pirataria. O que é o mais gostoso do Linux no ambiente empresarial. Empresário quer saber o quanto custa e onde está a fiscalização nessa estória. Ontém (04/01) reinstalei o windows na máquina do gerente administrativo da empresa e quando chegou na parte do Office, eu perguntei a ele : Você quer que eu instale o office M$ ou Open Office 2.0 ??? Ah, eu quero o da M$. O Open Office 2.0 está bem melhor. Mas avisei prá ele. O office da M$ é pirata. Mas ele quis isso. Ganhamos dinheiro com o windows ??? Acho que um pouco sim. Hoje temos 3 servidores na empresa que antes era 1 windows NT. O treco volta e meia travava e a gente simplesmente ia lá e pá !!! RESET. Todo mundo ficava feliz de ver o sistema funcionando de novo. Hoje na empresa, ninguém nem se lembra que tem servidor. A gente agora reclama é que os servidores são máquinas já fora de linha e que os usuários estão todos com máquinas de ponta, acessando máquinas obsoletas e que funcionam. No mais galera, um abração a todos. Fica aqui a minha opinião sincera e honesta sobre essa briguinha boba que tanto insistimos em levarmos adiante. Deixemos a M$ prá lá. Vamos aos poucos tentando levarmos o ambiente Linux onde for possível. O ambiente gráfico hoje do Linux já é bem possível numa empresa e até em residências. Temos também sabermos distinguir onde a coisa é servidor e onde é desktop. Eu duvido muito sincera e honestamente que o usuário comum configure o windows sózinho de forma perfeita. Aí entra o administrador de rede. É trabalhar no modo texto mesmo. Mas isso aí já é coisa nossa. Da nossa área.
    Um grande abraço galera a todos ......Ainda um feliz 2006 para nós todos do Underlinux e desculpem-me pelo longo texto.
    Não quis aqui ser pedante ou chato, mas acho que exagerei no texto. :good:

  11. #11

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    O que direi eu pois após esta breve ilustração do nosso caro amigo pssgyn?
    Fantástico!! Acho que você conseguiu expressar algo que a muito tempo eu gostaria. Acho que em todos os posts referentes a briga M$ X Linux, deveria ter uma cópia desse seu post!!

  12. #12
    silmar
    Visitante

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Legal isso aee eu venho dessa era tambem ...

    Mas o que eu quis dizer é :
    Eu sou contra essa politica de muitos "nerds" ( olha sem ofender ninguem )
    em falar que só tem que ser feito na unha.
    Tem aee alguns scripts feito por muitos de suas necessidades e através disso criaram esses programinhas e colocaram aee pra ser usados.
    Em auxilio a nós adm de redes e meu sinceramente gosto de ver como funcioana, mas se tem algo que possa me auxiliar no meu dia dia .. blz .. vou usar...

    Compreendeu ...
    Detalhe sobre Microsoft, Linux e ou Unix
    O que disse foi ver aqui sempre falar mal dele, mas eu amo ele assim como esta dando problema ahuahuaua é esses problemas que fazem nós ganharmos dinheiro.
    No entanto sou honesto com meus clientes explico sobre o Linux que uma vez instalado e configurado tanto para desktop e como para servidor são shows e não da tanto problemas assim, e que tendo esse S.O. o suporte técnico será mais em nivel de esclarecimento de como funciona do que tirar virus, arrumar cagadas de pessoal fuçador, pois com o usuario limitado ele não ferra tanto com o S.O.

    Explico tudo isso explico tb da transição que vai haver traumas com o novo S.O.
    Tudo isso falo, mas aee quem é prestador de serviço autonomo sabe que o linux é bom pacas que não da trabalho, e o windows ahuhuahuaua só problema e quem da nossa area não ama o problema desde que seje os autonomos e ou empresarios de prestação de serviços.

    Ta aee explicado o que eu tentei me expressar ..
    e Viva o Linux .....
    :clap: :good:

  13. #13

    Padrão Migrar do CL10 para Mandriva 2006???

    Silmar, boa noite meu caro amigo e membro do Underlinux. Jamais, jamais e tempo algum eu quis criar qualquer tipo de polêmica ou entrave sobre a sua opinião. Eu respeito a opinião de todos aqui no Underlinux e em outros fóruns dos quais eu participo. Sei que você é um amante do Linux, como todos nós aqui somos. O Linux veio para ficar e é uma realidade. Eu mostro na minha máquina que utilizo na empresa o ambiente KDE para os usuários comuns da empresa, eles ficam maravilhados. Maravilhados mesmo. A impressão que os nossos usuários na empresa notam, é que por várias vezes eles me vêem configurando alguma coisa no modo texto, eles pensam que é maluquice, coisa de outro mundo, etc, etc. Quando um gerente me pede um relatório de acesso no access.log, de algum usuário na net, o cara pensa que é algo de outro planeta. Mas quando entro no KDE por exemplo os caras não largam o treco. Vão logo para os jogos, e lá ficam. Temos usuários que notam que a forma de trabalhar, é a mesma da M$. Clique aqui, ali, mouse do lado direito, esquerdo, arraste, área de transferência é do mesmo jeito. Aí os caras me perguntam assim : ué mas não tem diferença !!!. Aí eu falo : tem sim. Isso aqui é leve, é seguro, não trava, não tem tela azul, não tem vírus, e tudo aqui é FREE, é GRÁTIS. Então porque não tem isso na empresa ??? Porque o sistema aplicativo da empresa, ainda está em fase de testes e vocês vão se acostumar por exemplo com o Thundebird, aMSN, etc, etc. Eu não sei. Mas a sensação que me passa é que habituar o usuário empresarial a um novo ambiente, não é uma coisa de outro mundo. É questão de treinar, mostrar e deixar o usuário a vontade. E o mais gostoso que eu acho é que na empresa, já instalamos o SuSE, Conectiva, Mandrake, Kurumin, e é legal ver as reações da galera. Por exemplo, as mulheres adoraram o Kurumin, pela carinha do indíozinho e as ícones que tem na tela. Os homens gostaram mais do SuSE , Conectiva. É legal isso. Uma grande família Linux, uma verdadeira salada de distros dentro de uma empresa, falando a mesma língua. Eu que o diga.
    Um grande abraço Silmar. Que Deus te abençõe e fique com Deus. E que o Linux seja cada vez mais uma grande realidade em 2006.
    :good: :clap: 8) 6)