+ Responder ao Tópico



  1. #1
    cleristonm
    Visitante

    Padrão P/ quem programa(ou) em Delphi

    Olah a todos!
    Eu sou programador de Delphi e iniciante em Linux. Gostaria de saber como eh programação para Linux? Existe alguma linguagem q se assemelha ao Delphi para desenvolvimento desktop?
    Obs.: Não falem sobre o Kylix. Ja o vi a um tempo e percebi que era cheio de bugs.

  2. #2

    Padrão P/ quem programa(ou) em Delphi

    Tem um cara chamdo Lazarus mas nunca testei .... mas para linux prefiro Java mesmo .


    Falow .

  3. #3

    Padrão P/ quem programa(ou) em Delphi

    Caro amigo, se você entrar no www.lazarus.freepascal.org é o ambiente Delphi para o Linux. Você vai se sentir em casa. Parece mentira, mas não é não. É um projeto que vai de vento em popa e já tem comunidades no Brasil que tiram muitas dúvidas. Muito interessante o Lazarus. Até mesmo no nome "Lazarus" que na Bíblia significa a pessoa que estava morta, mas que Jesus ressuscitou. Seria na verdade, uma resposta a Borland pelo Kylix que tinha tudo para deslanchar no Linux, mas sabe lá Deus porque, infelizmente morreu. E o Lazarus ressuscitou o Delphi no Linux. Pelo menos essa é a estória que está escrito no próprio site do www.lazarus.freepascal.org . Eu apenas estou repassando o que está escrito lá. E sinceramente assino embaixo. Mas, concordo com o amigo acima. O Java apesar de levar tempo para o aprendizado mais complexo, é o caminho. Mas no site do Lazarus, tem bons exemplos de sistemas, com fontes, mostrando que é possível programar em Delphi para Linux. Inclusive exemplos de brasileiros, que estão dando show.
    Um grande abraço ........ :good: