+ Responder ao Tópico



  1. #1
    serhumano
    Visitante

    Padrão Ubunto, acessar hda1

    Olá.. uso Ubunto 5.10.. gostaria de acessar os arquivos do windows, no hda1, mas ele mostra um erro, e não exibe os arquivos.. erro este :"Você não possui as permissões necessárias"... no shell eu já usei o "su" pra ser root, e lá eu sou, mas na interface gráfica parece que não vale o que usei no shell... é normal eu ser root no shell, e fora dele não? Como eu posso ser o root no Ubunto? obrigado

  2. #2

    Padrão Ubunto, acessar hda1

    qual x vc tá usando ?

  3. #3

    Padrão Ubunto, acessar hda1

    faz o seguinte pra facilitar:

    Va no seu diretorio home e cria uma pasta chamada windows

    De o comando no terminal mount /dev/hda1 /home/windows

    pronto, seus arquivos do windows ficarão disponiveis em /home/windows

  4. #4
    pre-feit0
    Visitante

    Padrão Ubunto, acessar hda1

    Citação Postado originalmente por Pedro0278
    faz o seguinte pra facilitar:

    Va no seu diretorio home e cria uma pasta chamada windows

    De o comando no terminal mount /dev/hda1 /home/windows

    pronto, seus arquivos do windows ficarão disponiveis em /home/windows
    Mas ai ele não vai conseguir acessar os arquivos pois só o root pode montar dispositivos que não estão no fstab...
    Dá uma olhada no arquivo /etc/fstab (BACKUP dele antes!), baseado no que você ve lá, faz uma linha como a que o Pedro disse, quer dizer /dev/hda1 /home/windows, porém nas opções você deve incluir:
    defaults,users,rw
    Assim você vai poder montar e gravar no sistema de arquivos, se ele não for NTFS.
    Se não der certo, use este comando no terminal:
    man fstab
    ou este:
    man mount
    e procure informações sobre partições fat, mount e etc.


    é normal eu ser root no shell, e fora dele não?
    Veja... Se você digitou su no terminal, é lá que você é root. O linux é multiusuário, lembra? Nele você tem varios usuários trabalhando simultâneamente, inclusive muitos estão fazendo isso exatamente agora, sem você perceber.

    Boa sorte!
    []'s

  5. #5
    serhumano
    Visitante

    Padrão Ubunto, acessar hda1

    num tem essa pasta "fstab" no /etc...
    e o problema é nas permissões.. pq não to logando como root.. eu num cadastrei o root, ele instala, mas num pede em nenhum momento pra cadastrar a senha do root.. como eu faço pra saber a senha? *-)
    Ubunto 5.10

  6. #6
    pre-feit0
    Visitante

    Padrão Ubunto, acessar hda1

    Citação Postado originalmente por serhumano
    num tem essa pasta "fstab" no /etc...
    e o problema é nas permissões.. pq não to logando como root.. eu num cadastrei o root, ele instala, mas num pede em nenhum momento pra cadastrar a senha do root.. como eu faço pra saber a senha? *-)
    Ubunto 5.10
    Uma caca que eu reparei do ubuntu 5.10, é que ele não pede para mudar a senha.
    Você deve fazer "sudo su - "
    e depois mudar a senha " passwd "

    Se não tiver fstab no /etc você não vai conseguir da boot... fstab é um arquivo.

  7. #7
    serhumano
    Visitante

    Padrão Ubunto, acessar hda1

    Naum deu muito certo, voltei pro velho e bom slackware! eheh..