+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Rede WIRELESS em novo prédio: WDS e EQUIPAMENTOS?

    Pessoal, estou com uma brinca pra resolver aqui, vamos ver se vc's podem me ajudar...
    Um cliente colocou na cabeça que quer o novo prédio dele todo em WIFI...
    Aí vem os problemas:
    1:Quais equipamentos usar, o prédio tem 2 pavimentos de 80x80 aprox e com paredes....
    Pensei em usar uns AP's em WDS, mas vem a questão, quais equipamentos usar, e em uma infra wireless wds posso colocar várias saidas para a rede wired? Pois serão muitos usuarios e uma saida em apenas um equipamento vai sobrecarrega-lo... e a potencia dos mesmos?
    2: Segurança, cripto e o controle de acesso, como fazer?
    3: Como garantir a disponibilidade da rede caso algum radio caia, andei fazendo uns testes com WDS e tive bons resultados com relacao a mobilidade, mas quando ligada a saida para a rede wired nos dois AP's ambos ficavam doidoes...
    4: Quais placas usar nas estacoes clientes?

    Grato,

    Roterdan Macedo

  2. #2

    Padrão Rede WIRELESS em novo prédio: WDS e EQUIPAMENTOS?

    Ola amigo ou vc poe com WDS ou como HotSpot (muito mais caro), seria interessante vc usar aps que tivessem output bom, como por exemplo Ziwell ou Kodama com Tux Ap. Sobre antenas, dependendo da topologia, use antenas de ganho de 5 dBi de ganho no minimo, nos clientes aconselho vc não usar plcas pci, se usar opite por placas com antenas moveis (como as da edimax, DWL AG520) mas como já disse isso denpende muito do ambiente só vendo mesmo pra poder bolar alguma coisa.


    []´s