+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Olá pessoal do forum,

    atualmente tenho controle de banda por CBQ, só funciona o controle de downloads, mas tudo bem. Tenho dois arquivos para cada IP da rede dentro de etc/sysconfig/cbq, um arquivo para controlar o up e outro para donw, mas como já disse somente o controle de downloads funciona, mas isso é o de menos.

    Pergunto:

    1. Tem como fazer somente um arquivo para controlar a banda de cada IP em individual? Essa regra baixo vai fazer com que cada IP da rede tenha sua velocidade controlada a 128Kbit por segundo ou vai fazer com que a rede toda compartilhe essa banda de 128K?

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=128K
    WEIGHT=12Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.0/24
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    2. E possível controlar a banda de cada IP em individual em 128Kbips por segundo e ao mesmo tempo fazer um outro arquivo para controlar a banda da porta do squid com uma velocidade bem maior como abaixo?

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=2048K
    WEIGHT=200Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.0/24:3128
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    Dessa forma terei um controle de banda individual para cada IP em 128Kbits por segundo e quando qualquer um desses IP’s forem acessar arquivos que estejam no cache do servidor esses arquivos vão passar para os clientes com uma velocidade de 2Mbits por segundo?

    Portela

  2. #2

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Ola Portela,

    realmente o up do cbq deixa a desejar, ele não controla como o down, agora com relação ao squid eu nunca tinha pensando antes e na verdade nunca percebi nada prejudicial, esperar o comentario de alguem mais esperiente...

  3. #3

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Para responder correto, antes preciso saber...
    o cbq e o proxy estão na mesma máquina?
    ou em máquinas separadas?

    _____________
    jorgetomazeli

  4. #4

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Tudo na mesma máquina

  5. #5

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Alguém?

  6. #6
    Carretta
    Visitante

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    cara sera q uma regra nao sobrepoe a outra? tenho um problema parecido com o seu (sei q é uma brecha na seguranca, mas..... eu tenho meu servidor de arquivos junto com meu firewall onde tb roda o cbq) o problema é q qquer arkivo q esteja no servidor vai pela rede interna na velocidade q esta estipulada para classe de ip ao qual o pc q solicitou o arkivo pertence.
    se alguem tiver alguma ideia, posta ae, faremos os testes e depois postamos aki...

    valeu!

  7. #7
    Visitante

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Na RULE também pode ser especificada a porta, usando dois pontos (para ssh por exemplo, basta colocar :22) depois do numero ip. (Ex.: 192.168.1.9/32:22).

    mais informações no site:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...=1016&pagina=2
    Ou em:
    http://www.vivaolinux.com.br/artigos...php?codigo=367

    _______________________________
    Jorge Tomazeli

  8. #8
    Visitante

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Tenho essa regra para cada ip da rede controlando o download

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=128K
    WEIGHT=12Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.2
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    e tenho essa regra controlando a porta 3128 com uma velocidada maior

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=2048K
    WEIGHT=200Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.0/24:3128
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no

    mas mesmo assim não teve diferença alguma, tanto faz colocar a regra que controla a velocidade da porta 3128 ou não, sempre os downloads que estão no cache sempre passam a 128Kbits. Estou controlando a porta correta? ou uma regra estar sobrepondo a outra?

    Portela

  9. #9

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    vou montar aqui em casa pra ver depois te passo o certo mas por enquanto se quiser ir brincando também vai tentando fazer assim:
    a configuração abaixo é para o caso do ip da estação ser 192.168.0.2 e o ip do servidor ser 200.200.200.200

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=128K
    WEIGHT=12Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.2,200.200.200.200:80
    RULE=200.200.200.200,192.168.0.2:80
    BOUNDED=yes

    DEVICE=eth0,10Mbit,1Mbit
    RATE=128K
    WEIGHT=12Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.0.2,200.200.200.200:3128
    RULE=200.200.200.200,192.168.0.2:3128
    BOUNDED=yes

    põe estas nesta ordem por primeiras no cbq...

    _______________
    Jorge R. Tomazeli

  10. #10

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    A ordem os arquivos de configuração do cbq influencia?

  11. #11

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Sim, enfluencia, é mais ou menos como o firewall, se tiver um arquivo que libere o link para um determinado ip depois outro que bloqueie, vai valer o de número menor (o que vem primeiro).

    quanto ao cbq liberar o link para o squid na mesma máquina eu ainda não consegui fazer funcionar, mas estou tentando assim que descobrir eu posto aqui....
    ser for em máuquinas diferentes isso é perfeitamente possível, já consegui fazer sem stress, agora na mesma tá complicado.
    _______________
    Jorge R. Tomazeli

  12. #12

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Ah, então como fazer isso em duas máquinas diferentes? Tenho um outro PC aqui e estava querendo mesmo dividir os serviços.


    Portela

  13. #13

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Caro amigo jorgetomazeli,

    você poderia por favor nos informar como fazer para colocar um servidor cache em um pc diferente e quando um clientes for acessar qualquer arquivo ou página que esteja nesse cache ele não tenha a sua velocidade barrada pelo cbq, e que o cbq só controle a velocidade quando ocorrer algum acesso de conteúdo fora do cache.

    Obrigado

    Portela

  14. #14

    Padrão CBQ controlando tudo, menos a porta do squid.

    Caro amigo jorgetomazeli,

    você poderia por favor nos informar como fazer para colocar um servidor cache em um pc diferente e quando um clientes for acessar qualquer arquivo ou página que esteja nesse cache ele não tenha a sua velocidade barrada pelo cbq, e que o cbq só controle a velocidade quando ocorrer algum acesso de conteúdo fora do cache.

    Obrigado

    Portela