+ Responder ao Tópico



  1. #1
    miqueias
    Visitante

    Padrão controle de banda para upload ????????

    Fala galera !!!!!
    Fiquei sabendo que o upload pode deixar a rede muito lenta caso um usuario esteja usando toda a banda de envio (upload). Alguns podem dizer (É só controlar o tamanho do arquivo e pronto), mas não é bem assim, preciso ter envio de arquivos com tamanhos ilimitados na minha rede, e para isso eu preciso limitar a banda de upload para cada cliente para evitar a lentidão.
    Alguem ae sabe como fazer isso?

    Valeu
    Miqueias

  2. #2
    Avenger
    Visitante

    Padrão controle de banda para upload ????????

    HAHA que legal! nunca achei que ia esbarrar por algum outro miquéias pelo mundo! vou dar a notícia pro meu colega amanhã! hehehe (ele também se chama miquéias)

    Então, à pergunta:

    Limitar o tamanho do arquivo realmente não adianta nada, pois se um resolve baixar varios arquivinhos vai conseguir usar a banda toda mais facilmente do que um que tenta baixar um arquivão (várias conexoes acabam dando mais dor de cabeça do que uma unica conexão enorme).
    A diferença positiva seria que um arquivo grande proporciona à rede mais tempo congestionada do que tráfego de pequenos arquivos proporcionaria.
    Aqui em casa e no provedor uso o obsoleto shaper para controlar banda. Ele faz uma placa de rede 'virtual' através da qual a rota é direcionada e o canal do cliente fica com a devida limitação (é como fornecer um link velox -- o link dele é 'esse' e ele faz o que quiser).
    Para limitar o upload neste tipo de esquema ou você implanta a regra ROUTE do iptables (tabela mangle) ou então usa as tabelas de roteamento adicionais do kernel (até 256 tabelas de rotas, sendo que as 3 primeiras sao usadas pelo sistema, ou reservadas). Esse é o caminho das pedras que eu uso para fazer a limitação (fiz até um script prá automatizar esse lance).
    O caminho de tijolos de ouro (que prá mim especificamente seria atualmente o caminho das pedras por eu já ter tudo pronto com o shaper), é usar cbq/htb. Neles você pode controlar tanto a banda de upload quanto de download mas, no -meu- parecer, o cbq/htb deixam falhas caso o pessoal efetue muitas conexões,enquanto com meu shaper não tem errada. Porém isso seria como se escolher uma distro linux, vem de cada pessoa a opinião.

    Sobre o htb, você deve achar o script configurador (é um simplificante bem complicadinho de se implementar regras do HTB) em: htb-init.sf.net, analogamente tem o cbq-init.sf.net. Se não der, www.freshmeat.net e busque por CBQ ou HTB.

    Espero ter esclarecido e ajudado um pouco!

  3. #3
    miqueias
    Visitante

    Padrão controle de banda para upload ????????

    muito obrigado Avenger
    Pra min também é uma surpresa saber que existe outro Mika no mundo hahahahahahahaha :clap:
    Abraço

  4. #4
    Avenger
    Visitante

    Padrão controle de banda para upload ????????

    Haha! Quando falei prá ele, ele se voltou a mim e:
    "Ah! Você conheceu outro infeliz.". Acho que ele não gosta muito do próprio nome, sabe. hehehe

  5. #5

    Padrão controle de banda para upload ????????

    OFF-TOPIC


    Também conheço um miquéias :P




    []'s