+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Visitante

    Padrão TESTAR VPN

    Pessoal, muitos artigos são escritos sobre VPN, seja com PPTP, IPSEC, SSL e tantos outros. Mas estou com uma VPN com OPENVPN e meu cliente quer uma prova de que seu tráfego está realmente sendo criptografado.

    Então eu pergunto a vcs, como eu faço para realmente provar que o tráfego está sendo criptografado?

    Agradeço desde já a atenção.

  2. #2
    Visitante

    Padrão TESTAR VPN

    E ai pessoal, alguma dica?

  3. #3
    Visitante

    Padrão sugestão

    Através do ethereal mostre a ele que houve a troca das chaves, os protocolos estão todos no protocolo escolhido (ipsec por exemplo)..

  4. #4
    Visitante

    Padrão TESTAR VPN

    Sim, a troca das chaves eu vejo pelo /var/log/syslog, e caso não estivesse acontecendo o túnel não seria fechado.

    Seguinte, suponhamos que algum de vcs tentasse capturar meus pacotes como vcs fariam? Acho que fazendo este tipo de teste é que eu vou ter a certeza que está sendo tdo criptografado.

    Será que nimguém nunca tentou fazer esse teste?

    Agradeço as dicas.

  5. #5

    Padrão TESTAR VPN

    vc pode usar o tcpdump para leitura do tráfego e também o iptraf que, segundo creio, é disponível em todas as distro.


    aqui:

    http://www.onlamp.com/lpt/a/5280
    http://www.onlamp.com/lpt/a/1294

    vc vai encontrar instruções de como ler o tráfego criptografado com o tcpdump (aliás, o que vc vai achar, não ler).

    :twisted:

  6. #6
    Visitante

    Padrão TESTAR VPN

    eu uso linux não freebsd e mesmo assim ele mostra no tcpdump como capturar o tráfego de chaves e talz.

    Eu querro é o conteúdo dos pacotes. Essa é difícil heim!

    Kd os hackers do forum?

  7. #7

    Padrão TESTAR VPN

    Salve engano o tcpdump mostra o conteudo dos pacotes :?

  8. #8

    Padrão TESTAR VPN

    Citação Postado originalmente por Anonymous

    Eu querro é o conteúdo dos pacotes. Essa é difícil heim!

    Kd os hackers do forum?

    os hackers do forum não têm tempo disponível para responder perguntas de preguiçosos como vc. Foi informado para usar o ethereal e o tcpdump. AMBOS mostram o conteúdo dos pacotes que, como são criptografados, vão apresentar "puro lixo". Sugiro PENSAR um pouco sozinho, é complicado a gente ter que pensar pelos outros - e cansativo, também.

    6)


    Aproveitando: o iptraf TAMBÉM mostra o conteúdo de pacotes.

    A dica, que vai de graça: todos êsses lêem pacotes em interfaces definidas. As VPN, normalmente, têm interfaces virtuais que são as que apresentam o tráfego real.



    divirta-se.

    observação: "puro lixo" está entre aspas, significando que são caracteres totalmente incompreensíveis e (aparentemente) sem relação com os dados reais. Afinal, é tráfego criptografado.

  9. #9
    bonny
    Visitante

    Padrão TESTAR VPN

    instala o sniffit, roda ele com arg -i, seleciona a conexao ativa e da enter, voce vai ver o que ta trafegando naquela conexao estabelecida, se estiver encryptado voce vai ver caracteres que voce nao pode compreender, no caso nao sao lixo como foi citado pelo colega acima.