+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    Tenho um provedor pequeno + ou - 40 clientes.
    Uso atualmente um ovilink 5460 fazendo nat, controle de banda e mac.
    Este AP trava quase todo dia, estou montando um LinuxAP com star-os, mas estou com algumas dúvidas.

    1) Qual placa Wireless terei que colocar para ter uma potencia igual ou melhor que meu AP Atual (ovislink5460 com firmware da TUX-AP).

    2) Aquele problema dos clientes quando pegam vírus e derrubam toda a rede acontece com o APLINUX também?

    3) Star-os é o mais indicado? Não sou expert em linux e simpatizei com star-os. Teria outro melhor?

  2. #2

    Padrão Re: Dúvidas LinuxAP x AP

    Citação Postado originalmente por Delvalle
    Tenho um provedor pequeno + ou - 40 clientes.
    Uso atualmente um ovilink 5460 fazendo nat, controle de banda e mac.
    Este AP trava quase todo dia, estou montando um LinuxAP com star-os, mas estou com algumas dúvidas.

    1) Qual placa Wireless terei que colocar para ter uma potencia igual ou melhor que meu AP Atual (ovislink5460 com firmware da TUX-AP).

    2) Aquele problema dos clientes quando pegam vírus e derrubam toda a rede acontece com o APLINUX também?

    3) Star-os é o mais indicado? Não sou expert em linux e simpatizei com star-os. Teria outro melhor?
    1)Amigo se vc usa o ovislink no modo G tem uma boa alternativa para Star-os eh uma placa da Dlink DWL-AG530, muito legal com um bom desempenho porem a potencia dela de transmissao eh um pouco menor que a do ovislink. são 15dbm contra 18dbm do ovislink aproximadamente, mas se vc trabalha no modo B tem os cartões da SENAO que possuem 200mw = 23dbm porem como são muito potentes teria que ter cuidado com a Anatel, axo eu que poderia usar no máximo antenas de 12dbi +- mas eh uma opção. vc tem que levar em conta toda sua estrutura, as antenas que vai transmitir.

    2)Ja trabalho com Star-os +- ums 6 messes e eu axo muito mais robusto que qualquer AP pois o processamento vai ser o de uma CPU normal aqui hoje tenho um Duron de 1.2Ghz e 128 de memoria, 2 cartoes SENAO e antenas setoriais +- 110 clientes cadastrados e sempre em torno de 30 a 40 clientes simultaneos. outro ponto eh o firewall dele que vc pode implementar bastante coisa nele.

    3)Existe algums linuxAP free aqui mesmo no forum ja vi sobre eles naum estou lembrado agora mas vc encontra aqui no forum outra solução paga tb eh o Mikrotik esse eh um pouco mais caro que o Star-os mas ouvi que eh muito bom tb porem trabalho aqui com o Star-os pela sua facilidade.

    Amigo espero ter ajudado!

  3. #3
    bonny
    Visitante

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    aconselho voce a comprar um AP samsung, eu ja botei 200 clientes nesse radio, nao custa caro e da pra voce ficar com ele bastante tempo.

  4. #4

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    não sei se estou certo ou te indicando uma coisa legal. ma ao inves de vc fazer o controle de mac e de banda pela sua ovislink, não seria legal vc montar um server e fazer tudo isto, e deixar ele somente como AP o como uma WDS.

  5. #5

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    Citação Postado originalmente por LinuxKids
    não sei se estou certo ou te indicando uma coisa legal. ma ao inves de vc fazer o controle de mac e de banda pela sua ovislink, não seria legal vc montar um server e fazer tudo isto, e deixar ele somente como AP o como uma WDS.
    O que o amigo disse realmente esta certo, com um servidor vc faria NAT no servidor, controle de mac no servidor e ateh controle de banda e o AP ficaria apenas para ligar os clientes! melhoraria muito!

  6. #6

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    Eu ja havia pensado nesta possibilidade, mas pelo que eu escuto falar por ae, é que o ovislink 5460 trava mesmo quando usado somente para fazer as conexões.

    Outra coisa que me preocupa é que quando vc usa o AP sem controle de banda o server recebe um tal virus que consegue derrubar o roteador, coloquei na época varias regras no IPTABLES e não adiantou nada.

    Será que o ovislink trabalhando sem fazer nenhum controle vai continuar travando e perdendo velocidade???

  7. #7

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    O Star-os tem suporte para essa placa PCMCIA da Senao?

    PCMCIA Wireless Senao NL-2511CD Plus Ext2

  8. #8
    rafaelpazcolles
    Visitante

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    Uma coisa que eu fiz que acabou com o problema dos clientes com vírus sobrecarregarem o AP foi que todos eles tinham um gateway linux (slackware), e lá no cliente eu coloquei uma limitação de banda (normalmente uns 512 ou 256 sempre MAIOR que o link que eles contratavam) e acontece que ao invés do cliente se comunicar com o AP com 11Mb ou a velocidade do rádio, ele já vem limitado, o que ajudou em muito.

  9. #9

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    Amigo Delvalle:

    Suporta sim o Senao NL-2511CD Plus Ext2, inclusive eh o modelo que eu uso aqui.

  10. #10

    Padrão Dúvidas LinuxAP x AP

    Amigos hoje temos que pensar assim:
    Se vc montar um estrutura para +ou- 50 clientes concerteza uma AP como por exemplo senao ou samsung da conta do recado tranquilo, mas caso for pensar em ter um sistema de qualidade e atingir acima de 80 clientes concerteza hoje compensa vc montar um linuxap, nele vc faz de tudo, controle de banda, firewall, bloqueia portas de netbius trojan etc, e alem do mais o desempenho 'e 100% melhor. E hoje tem muitas pessoas aqui no forum que da conta de montar sistemas de qualidade tanto com o nosso grande star-os ou mikrotik que na minha opiniao sao os mais poderosos...
    abracos.