+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Particionar disco para melhor desempenho

    Bom dia, pessoal estou com um pouco dede duvidas sobre qual a melhor forma de particionar um disco, pesquisei um pouco e não ha uma forma ideal de particionamento, pois varia de acordo com as aplicações que irão rodar no servidor.
    Sempre utilizei o seguinte uma partição com o dobro da memoria Ram do pc, e o restante criava uma unica partição.
    Porem ja via aqui no under, que no caso de um servidor de proxy, o cache pode ser armazenados em partições diferentes de onde roda o sistema, agora estou com a seguinte duvida pois pretendo mudar o proxy aqui na empresa de CL 10 pro Fedora Core 4, e gostaria de poder melhor o desempenho do servidor, sendo este um:

    P4 2.8
    1 Gb de Ram
    HD 80 Gb Segate 7.200 rpm
    Placa Mãe ASSUS DELUXE
    Video GForce 128 Mb

    Tinha pensado no seguinte esquema para as partições

    /boot ----> 200 mb
    /swap ----> 2048 mb
    /home ----> 5000 mb
    / ----------> o restante do disco

    Porem não tenho ideia de como criar as partições de cache separadas do das outras, devo cria uma partição /var/cahe ???

    Obrigado

    Clecio

  2. #2
    charadaa
    Visitante

    Padrão Particionar disco para melhor desempenho

    A swap eu tb sempre crio com o dobro de memoria RAM instalada no sistema.
    vc deve criar uma para o /boot com 100MB (pode ser até menos)

    crie uma para /var/log (cloque o tamanho coerente de acordo com o tamanho do hd e a utilização do servidor, ja que qto mais usado maior o numero de logs)

    e se vc usa o samba crie uma tambem para o /home

    e outra no /

    falow

  3. #3
    claudiovaqueiro
    Visitante

    Padrão Particionar disco para melhor desempenho

    Eu gosto s empre de criar uma partição /var para evitar possiveis problemas futros que possa comprometer o sistema,podendode forma pratica e rapida fazer a manuntenção