+ Responder ao Tópico



  1. #1
    vul4
    Visitante

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    Pessoal


    Seguindo os tutoriais do site eu consegui instalar o squid + sarg + apache, esta tudo funcionando normalmente. Apenas gostaria de sabe como coloco esse serviços para iniciar no boot do servidor.

    Atenciosamente

    obs: Estou usando Red Hat 9

  2. #2
    jbl
    Visitante

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    ntsysv ?

  3. #3
    vul4
    Visitante

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    Sim seria ali, mas pelo o q percebi qdo vc instala os programas posteriormente a instalação do OS não aparece na lista do ntsysv. então acho q deve ter um comando q coloque na lista ou q faça um link para iniciar .

  4. #4

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    Citação Postado originalmente por vul4
    Sim seria ali, mas pelo o q percebi qdo vc instala os programas posteriormente a instalação do OS não aparece na lista do ntsysv. então acho q deve ter um comando q coloque na lista ou q faça um link para iniciar .

    opa

    chkconfig --level 345 squid on

    t+

  5. #5

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    Recebi hoje do Dicas-L

    Tua resposta está neste texto, aliás, não só a sua resposta, mas uma aula sobre niveis de execução de processos.

    http://www.dicas-l.com.br/dicas-l/20060127.php

  6. #6
    jbl
    Visitante

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    Bom, não são programas instalados depois da instalação do sistema que não aparecem no ntsysv. Você deve tê-lo instalado manualmente ou compilando, e não criou os links em /etc/rc.d/rc*.d. Em sistema baseados em RPMs, como o RH e o FC, os pacotes destinados àquelas distro já acompanham todos os scripts de inicialização. Assim, como no teu caso, em um RH9, tente sempre instalar um pacote RPM, se disponível, pois já criará todos os link/scripts necessários, além de garantir a intercompatibilidade. Para o RH9 você pode consultar o repositório em http://dag.wieers.com/packages.
    Mas nada te impede de fazer tudo na mão, é só criar um link simbólico dentro do /etc/rc.d/rc*d/ apontando para /etc/rc.d/init.d/SCRIPT. Onde * é o runlevel que está usando, em geral é o 3 ou 5, olhe em /etc/inittab pra confirmar qual runlevel está rodando, ou de forma mais simples, se seu sistema inicializa em modo gráfico é o 5, caso seja direto em modo texto é o 3, isso bem a grosso modo. O link deve ter um nome SXXnome, esse S significa que ele será iniciado, e o XX é um número, que identifica a ordem de inicialização. Só confirme se o programa que compilou criou o SCRIPT de inicialização, em geral ele fica junto do código, e você deverá movê-lo para o init.d. Pra testar se o script está certo, service squid stop, service squid start... ou service squid restart.
    Já que optou por um RedHat, apesar de antigo, trabalhe com RPMs, você não precisará fazer todos este passos, e o sistema estará com uma manutenção mais fácil. Sobrando mais tempo pra estudar sobre como todo isso realmente funciona!

    ABraços, Jefferson.

  7. #7
    vul4
    Visitante

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    Pessoal

    Eu entendi perfeitamente, a ajuda foi providencial. Muito obrigado a todos.

    Jefferson, eu escolhi o RH9 inicialmente pq tinha um servidor aqui na empresa e começei com ele, preciso aprender mais e depois passar para um distro melhor. Estou pensando em Slackware, o q vc acha?

  8. #8

    Padrão Inicialiazar programas no boot

    poe no rc.local o caminho que vc usa pra statar os programas e deu !!!

    Ou usa o ntsysv como o pessoal falou com o comando chkconfig, e quanto ao slackware maravilha de distribuiçao vai em frente que vc nao se arrependera !!!


    Abraçao