+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Pessoal, venho por meio deste post requisitar uma ajuda, pois ja tentei de tudo e nao estou tendo sucesso com controle de banda baseado em cbq ou no rc.bandlimit aki do underlinux. O topico é meio grande, peço desculpa e paciencia de vcs ao lê-lo
    tenho o seguinte cenario:
    eth0: rede local, faixa 192.168.171.0/24
    eth1: ligada a um modem adsl
    ppp0: internet, faixa 201.48.xxx.xxx

    no cbq fiz dois arquivos de regras, um para download e outro upload, como exemplo abaixo
    cbq-0002.cliente-down
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.171.9/32
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    cbq-0003.cliente-up
    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=64Kbit
    WEIGHT=6Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.171.9/32,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    dessa forma deu certo, porem a regra cbq-0003.cliente-up simplesmente nao funciona!
    tentei nesta mesma regra, ao inves de colocar a interface eth1, mudei pra ppp0 e no RULE coloquei meu ip valido de internet.. tb sem sucesso.
    Tentei usar o script rc.bandlimit do underlinux... ocorre o mesmo problema, o download é limitado certo, mas no upload nada acontece assim como no cbq. detalhe:
    no rc.bandlimit ao inicia-lo ocorre o seguinte erro:
    RTNETLINK answers: no such file or directory
    RTNETLINK answers: no such file or directory

    mesmo com esse erro ele funciona, porem nao limita o upload. o cbq nao apresenta erros mas tb nao limita o upload. Nao sei mais oq fazer.. ja tentei de tudo.
    Minha distro é Slackware 10.2, o iptables esta na versao 1.3.3 e esta compilado com suporte a mangle e mark. O iproute2 tb ja esta na versao mais nova.
    Desde ja agradeço a atenção de vcs e novamente peço desculpas pelo tamanho do topico :-)

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Citação Postado originalmente por gsiena
    ... Tentei usar o script rc.bandlimit do underlinux... ocorre o mesmo problema, o download é limitado certo, mas no upload nada acontece assim como no cbq. detalhe:
    no rc.bandlimit ao inicia-lo ocorre o seguinte erro:
    RTNETLINK answers: no such file or directory
    RTNETLINK answers: no such file or directory
    isto é normal, está apenas informando que não existiam regras anteriores.

    Citação Postado originalmente por gsiena
    mesmo com esse erro ele funciona, porem nao limita o upload. o cbq nao apresenta erros mas tb nao limita o upload. Nao sei mais oq fazer.. ja tentei de tudo.
    Minha distro é Slackware 10.2, o iptables esta na versao 1.3.3 e esta compilado com suporte a mangle e mark. O iproute2 tb ja esta na versao mais nova.
    Desde ja agradeço a atenção de vcs e novamente peço desculpas pelo tamanho do topico :-)
    Poste as configurações que usou para o rc.bandlimit. Como ficou o arquivo interfaces? o arquivo ips? como ficaram as variáveis redelocal, internet, redelocal2, do rc.bandlimit?

  3. #3

    Padrão Re: ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Ola sergio, respondendo as suas perguntas...os arquivos do rc.bandlimit estao assim:
    interfaces
    eth0
    eth1

    ips
    192.168.171.9:64:64

    dentro do rc.bandlimit as variavies estao assim:
    redelocal=eth0
    redelocal2=inexistente
    internet=eth1

    lembrando q no arquivo ips esta cadastrado apenas um, para testes

  4. #4

    Padrão Re: ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Para que o controle de upload usando o cbq funcione, é preciso que faça a marcação de pacotes, exemplo:

    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=32Kbit
    WEIGHT=3Kbit
    PRIO=5
    RULE=192.168.1.9/32,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=no
    MARK=5 ->Coloque qualquer numero, lembrando que o número que colocar aqui tem que ser o mesmo no script do firewall.

    Agora no firewall tem que fazer isso:

    iptables -t mangle -A FORWARD -s 192.168.1.9/32 -j MARK --set-mark 5
    iptables -t mangle -A POSTROUTING -s 192.168.1.9/32 -j MARK --set-mark 5

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Citação Postado originalmente por gsiena
    Ola sergio, respondendo as suas perguntas...os arquivos do rc.bandlimit estao assim:
    interfaces
    eth0
    eth1

    ips
    192.168.171.9:64:64

    dentro do rc.bandlimit as variavies estao assim:
    redelocal=eth0
    redelocal2=inexistente
    internet=eth1

    lembrando q no arquivo ips esta cadastrado apenas um, para testes
    com o bandlimit rodando digite ae (poste os resultados aqui)

    #tc -s class show dev eth0
    depois
    #tc -s class show dev eth1
    depois
    #tc qdisc show dev eth0
    depois
    #tc qdisc show dev eth1

  6. #6

    Padrão Re: ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Obrigado sergio, mas o problema ja foi resolvido :-). Falei com um amigo meu q tem esse sistema funcionando, ele falou q ja tentou no slack e nao funcionou, ele me recomendou instalar o Fedora Core 4, e assim o fiz.. deu certo de primeira.. creio q deva ser alguma coisa com o kernel do slack.. ou do kernel 2.4 em si.. apesar de estar compilado com as opçoes certas para QOS .. nao funcionava. Coincidencia ou nao.. no Fedora (Kernel 2.6) funcionou de primeira...
    Agradeço sua ajuda.. foi bem util. obrigado
    Att.
    Gabriel Siena

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Citação Postado originalmente por gsiena
    Obrigado sergio, mas o problema ja foi resolvido :-). Falei com um amigo meu q tem esse sistema funcionando, ele falou q ja tentou no slack e nao funcionou, ele me recomendou instalar o Fedora Core 4, e assim o fiz.. deu certo de primeira.. creio q deva ser alguma coisa com o kernel do slack.. ou do kernel 2.4 em si.. apesar de estar compilado com as opçoes certas para QOS .. nao funcionava. Coincidencia ou nao.. no Fedora (Kernel 2.6) funcionou de primeira...
    Agradeço sua ajuda.. foi bem util. obrigado
    Att.
    Gabriel Siena
    Está falando do cbq.init ou do rc.bandlimit? Se for o rc.bandlimit há algo estranho nesta declaração, pois eu uso o rc.bandlimit desde o slackware 9.0, kernel 2.4x sempre e nunca ocorreu nenhum problema. Várias vezes eu recompilei o kernel, principalmente para adicionar modulos extras do patch-o-matic, mas nunca ocorreram problemas.
    De qualquer forma, beleza que tenha resolvido seu problema.

  8. #8
    Edson Dario
    Visitante

    Padrão Re: ajuda com cbq e rc.bandlimit. banda de upload nao limita

    Olá!! No seus arquivos vc colocou: (cbq-0002.cliente-down)=download, (cbq-0003.cliente-up)=upload. Parece que o seu erro estava no nome de um arquivo(o segundo). Esse 0002 e 0003 são as classes que o cbq utiliza. Eu criei o arquivo com o nome (cbq-0002.cliente-down)=download, e o outro com (cbq-0002.cliente-up)=upload com as configurações muito parecidas com as suas("só mudavam a velocidade"), compilei e funcionou corretamente. Se vc alterar o nome do cbq-0003.cliente-up para cbq-0002.cliente-up e compilar eu creio que dá tudo certo. Espero que tenha ajudado tendo em vista que vc já consegui fazer funcionar.

    cbq-0002.cliente-down
    DEVICE=eth0,100Mbit,10Mbit
    RATE=150Kbit
    WEIGHT=15Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.10.10.4/32
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes

    cbq-0002.cliente-up
    DEVICE=eth1,100Mbit,10Mbit
    RATE=100bit
    WEIGHT=10Kbit
    PRIO=5
    RULE=10.10.10.4/32,
    BOUNDED=yes
    ISOLATED=yes