+ Responder ao Tópico



  1. #1
    whinston
    Visitante

    Padrão qos x controle de banda

    estou tendo problemas para implantar voip em alguns clientes, pois alguns já tem problema de banda atualmente.

    em clientes que tem link dedicado apenas pra isto, vai que é uma beleza.. o problema são os clientes que usam apenas 1 link (dsl ainda por cima), pra usar dados e voz.

    estava pensando em fazer uma dmz, colocando mais uma placa de rede no linux, ligada a um swith separado, onde estaria ligados os aparelhos de voip.

    usaria algo como cbq para limitar a banda na eth0 pra eth1 (rede de navegacao) e deixaria mais banda pra eth2 (rede de voip).

    o problema é que o servidor linux tb é servidor de email, sites, proxy, etc.. ou seja, o problema não vem da eth1 (rede) e sim do próprio servidor.

    alguém tem alguma sugestão?
    obrigado

    *já coloquei alguns aparelhos depois do roteador, antes do servidor, pra priorizar a voz, mas não resolveu

  2. #2

    Padrão Re: qos x controle de banda

    meio ralada para ti cara... um link so para tudo e o cliente faz gato e sapato, o lance é o seguinte é voce segurar o seu proprio servidor e manter uma banda disponivel para voz.. digamos que o cara tem 1mbit de downstream e 512k de upstream (ou 256k) , reserva uma parte desse downstream/upstream para o perfeito funcionando do voip e de quantas chamadas o cliente poderar fazer... verifique o codec utilizado para ter uma ideia de quanto voce tera de reservar da banda para o perfeito funcionamento da voz. isso inclui em assegurar esse espaco livre mesmo que o link esteja carregado pelo cliente (e pelo proprio servidor) é basicamente isso

  3. #3
    whinston
    Visitante

    Padrão Re: qos x controle de banda

    então fera, é isto que quero fazer, só não sei como
    já testei diversos appliance que dizem fazer QoS, mas nada foi eficiente.

    da forma que eu vejo, deveriam funcionar assim:
    se eu falar que 512k do 1Mb fica pra voz, não importa se os 512k do outro lado estejam disponíveis ou não, não deveria implicar, mas não é isto que tem acontecido.

  4. #4

    Padrão Re: qos x controle de banda

    Bom seguinte.. acho que perdi alguma parte, bom voce ta tentando comunicar de onde para onde? qual eh o codec utilizado? quantas chamadas simultaneas voce pretende por nesse link? Quanto ao outro lado realmente eh complicado manter a qualidade, voce tem q fazer o possivel para manter no seu lado e o mesmo na outra ponta hehe. Bom convenhamos que o QoS ajuda mas nao eh tudo, QoS eh bom em um link que tem dados e voz, agora se for somente voz, ai o QoS vai entrar como? fica muito mais restrito a aplicacao, nao sei c vc explicou bem no primeiro post mas eu ainda nao captei com precisao o seu cenario (deve ser esta maldita gripe)

  5. #5
    whinston
    Visitante

    Padrão Re: qos x controle de banda

    vamos dar rollback, rs
    eu tenho vários clientes com servidores linux atuando como mailserver (proxy, webserver, etc.) e isto tem consumido muita banda.

    nestes mesmos clientes, estamos fazendo pilotos para uso de voip.
    quando tem alguma coisa do sendmail (ps aux) rodando, o voip fica horrível. quando não tem, fica uma beleza.

    pra resolver este problema, testei diversos aparelhos que dizem ter função de QoS. conectei o link internet na porta WAN do aparelho e o servidor na porta LAN.

    bem, eu esperava que o aparelho fizesse uma reserva desta banda para a voz (tipo uns 20%). com isto, se alguém tivesse com p2p ou não, não deveria interferir na qualidade da voz, uma vez que o QoS estaria ali pra isso mesmo.

    mas não foi bem isto que acontece. eu deixo um download de um distro em fila e quando disparo ele, a ligação fica horrível. quando paro, fica boa. ou seja, o QoS não está fazendo a função ou pelo menos não a que eu esperava que fizesse. talvez eu esteja com o conceito errado de um QoS, mas no meu modo de ver, ele deveria pegar uma % da banda e dedicar pra voz.

  6. #6

    Padrão Re: qos x controle de banda

    O QoS é o seguinte (de modo bem toscão):


    Os pacotes vão sendo encaminhados conforme chegam ao gatewy, correto?
    Se um pacote de VoIP for enviado pela estação, ele vai ser processado, roteado e encaminhado para o destino. E assim será com todos os pacotes, sempre seguindo a ordem de chegada.
    Se o QoS estiver devidamente, ele pode alterar a "ordem" ou "prioridade" com os quais os pacotes serão processados, roteados e encaminhados, dando privilégio para os pacotes VoIP (garantindo a qualidade do áudio).

    Bem simprão seria isso.

  7. #7
    whinston
    Visitante

    Padrão Re: qos x controle de banda

    isto ae eh QoS ou ToS ?

  8. #8

    Padrão Re: qos x controle de banda

    1ª Citação:
    Em redes de comutação de circuitos, refere-se à probabilidade de sucesso em estabelecer uma ligação a um destino. Em redes de comutação de pacotes (nosso caso) refere-se à garantia de largura de banda ou, como em muitos casos, é utilizada informalmente para referir a probabilidade de um pacote circular entre dois pontos de rede.
    2ª Citação (Glossário Cisco):
    QoS

    quality of service (qualidade do serviço)

    Medida de desempenho de um sistema de transmissão, que reflete a qualidade da transmissão e a disponibilidade do serviço.
    3ª Citação:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/QoS#Aplica.C3.A7.C3.B5es

    Um contrato de tráfego (SLA, Service Level Agreement) especifica as garantias de uma ligação/protocolo de assegurar uma performance/débito/latência máxima baseado em medidas mutuamente acordadas pelo fornecedor de serviço e o cliente, e estas são implementadas, geralmente, recorrendo à prioritização do tráfego.
    Repare nessa última frase: "geralmente, recorrendo à prioritização do tráfego." (Eu imaginava que fosse priorização, não prioritização, mas os assassinos do pt se encontram por aí!)

    [ ] 's