+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Tabela Mangle

    Bom dia a todos,

    Eu estava vendo uma regra de firewall com a seguinte descrição :

    #Regra para priorização de tráfego (QoS)
    #iptables -t mangle -A POSTROUTING -p tcp --sport 22 -j TOS --set-tos Minimize-Delay
    #iptables -t mangle -A POSTROUTING -p tcp --sport 25 -j TOS --set-tos Minimize-Delay
    #iptables -t mangle -A POSTROUTING -p tcp --sport 80 -j TOS --set-tos Minimize-Delay
    #iptables -t mangle -A POSTROUTING -p tcp --sport 110 -j TOS --set-tos Minimize-Delay
    #iptables -t mangle -A POSTROUTING -p tcp --sport 53 -j TOS --set-tos Minimize-Delay
    #iptables -t mangle -A POSTROUTING -p udp --sport 53 -j TOS --set-tos Minimize-Delay

    Eu nao entendi essa regra direito nao, mas pelo meu mínimo conhecimento, a tabela mangle trata o pacote antes de ser roteado nao é ?? entao pq está POSTROUTING ???
    Eu gostaria de saber também, qual função dessa regra, se a alguem puder me ajudar eu agradeço



    vlw

  2. #2

    Padrão Re: Tabela Mangle

    Ninguem sabe mesmo ???


    ajudem ae, please

  3. #3

    Padrão Re: Tabela Mangle

    nao necessariamente, ate porque ele esta alterando so os campos de ToS, e a tabela mangle é utilizada para esse tipo de alteracao, a unica tabela que é utilizada ANTES do roteamento do pacote é a PREROUTING.

    Aconselho voce a ler sobre o ToS (Type of Service), no campo do Pacote IP (IPv4) que voce vai entender exatamente o que essa regra faz

  4. #4

    Padrão Re: Tabela Mangle

    cara...

    eu sei pra que serve.. mas nao sei te dar uma explicação boa...

    dá uma olhada no guia foca www.guiafoca.org e leia sobre mangle...

    é bem interessante..

    vc pode usar em PREROUTING, INPUT, OUTPUT, FORWRD, e POSTROUTING...

    é uma coisa bem doida, mas se for bem feita dá um resultado legal...

    valew