+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Cleiton
    Visitante

    Padrão load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    bom dia, tenho interesse em colocar 2 links de internet no meu firewall/proxy, vi nos manuais na internet que isto é possível com o ip route2 e iptables, mas tenho uma dúvida com relação a confiança no serviço..

    deixe eu explicar a situação aqui..

    tenho um 1 link com velocidaed de 1 mbit de ip dedicado
    (que diz garantir 99,7% de banda.. empresa A

    e tenho um link de 1,5 mbit ip turbo
    (que diz garantir 50% de banda).. empresa B

    logo se eu levar ao pé da letra

    um link teria 125 Kb/s

    e o outro entre 93 kb/s e 187,5 kb/s
    (respectivamente 50% - 0,750 mbit e 100% - 1500 mbit)


    como as ferramentas controlariam essa diferença de qualidade no meio?! como elas dividiram o contéudo utilizando ao máximo sua capacidade?

    não é possível fazer balanceamento nessas condições?! ou preciso fazer algo diferente?!

    abraço,
    Cleiton
    gain: [email protected]


  2. #2
    levalim
    Visitante

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Cleiton,

    Na Boa,

    Mas estou a quase 1 mes pesquisando sobre o assunto, e ate agora nao bati um papo com um cara que garantisse que esse balanceamento funcionasse,
    Aqui nos meus testes, nao funcionou o balanceamento, e hora que eu tiro 1 dos links fora, nada de Internet. Segui uns 5 tutoriais diferentes, incluindo o do lartc.org. Utilizo FEDORA 4.

    Espero que se manifestem pessoas, que realmente conseguiram alguma coisa.


    Obrigado.

  3. #3

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Cara ja tive bastante problemas com balanceamente tb, e depois que parei de pesquisar isso um cara postou um tutorial no wiki que ele garantia que funcionava, tpo assim outro dia fuiv er o tutorial ele tava todo ruim, mas da uma olhada la, e ve se resolve seu problema, quanto aos links serem diferentes eh so vc por pesos para os links, ae ele divide naquela base de pesos.

    falows

  4. #4

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Não confio ainda no Linux para fazer o papel de Load Balance em Links, neste caso um appliance da Radware atende muito bem com o produto linkproof.

  5. #5

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Pitanga com linux nao obtive sucesso, mas usando PF em FreeBSD funcionou legal.

    falows

  6. #6

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    bacana ainda nao testei com o pf, mas com o linux tive sucesso sim, mas tem uma pequeno frescura com o iproute2, uma que da para ajeitar outra nao (até onde eu li)

    1) ele faz load balance per-destination e nao per-packet.
    2) quando um link cai, ele nao redireciona o trafego pelo outro link.

    o patch resolve o problema do ponto 2, quem jah tentou e viu quando da um show ip route cache que ele mostra as rotas (destinos) e gateway foi enviado, e ele sempre usa essa tabela, se quiser q outra rota seja usada tem q dar um flush neste cache.
    Dai acontece o problema, para quem faz um download de 1 servidor de web nao funciona legal, porque o destino é o mesmo, mas jah quem faz download de p2p (bittorrent,emule,kazza,etc) funciona redondo porque sao destinos diferentes.

    se alguem conseguir resolver o 1) maravilha, jah quebra um galho ... atualmente eu uso um Cisco para fazer balanceamento que funciona redondo

  7. #7

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    O problema 1 o cara disse que resolvia no wiki, so que o artigo ta todo errado.

    falows

  8. #8
    levalim
    Visitante

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Bom, andei dando uma olhada neste PF,
    e pelo que li nos artigos tem o TC que vem junto com o iproute2 que faz papel semelhante,
    estou pesquisando, meio impaciente já mas continuo :-D


  9. #9
    levalim
    Visitante

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Esse tutorial me afirmaram que funciona, não tive tempo de testá-lo ainda..

    Deem uma olhada:

    http://www.ssi.bg/%7Eja/nano.txt


  10. #10
    ___ .IaRoSsI. ___
    Visitante

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Uso IPROUTE COM IPTABLES pra marcar os pacotes e funciona perfeitamente !
    Unica coisa eh que tem que fazer um daemon que fica testando os links p/ derrubar as regras e as rotas do link q por ventura fique Down !!!


  11. #11

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Fiz conforme o tutorial do Nataniel Klug no Wiki aqui do Underlinux... tive varios problemas com a compilacao do kernel...alguma coisa que eu colocava la nao esta funcionando....Depois de uma limpa nas configuracoes funcionou perfeitamente.


    Agora vou testar com o bsd pra ver a diferenca.....


  12. #12
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: load balance com 2 links de velocidades diferentes funciona?!

    Realmente eu já vi rolando com Packet Filter (BSD), mas o bom mesmo é com um dispositivo próprio (um Foundry por exemplo), neste a coisa é simples e rola bem redondinho.