+ Responder ao Tópico



  1. #1
    edmundo
    Visitante

    Padrão Gravar CD multisecao com cdrecord

    estou fazendo um script para backup do banco de dados Firebird, eu irei grava-lo em um cd, preciso que este cd seja multisecao, pesquisei aqui no site e encontrei o seguinte artigo.

    http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php...

    # cdrecord -msinfo dev=/dev/hdc
    0,17654

    # mkisofs -R -J -l --quiet -C 0,17654 -dev /dev/hdc | cdrecord dev=/dev/hdc -v -eject -multi -data -

    porem estou achando ruim o esquema para fazer multisecao, tem alguma outra maneira de fazer isto

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord


    Ta achando ruim o que ?

  3. #3
    edmundo
    Visitante

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    como estou fazendo um scritp, estou achando ruim o processo de ter que pegar a informacao onde o cd parou [1] e ter que colocar esta informacao para gerar a iso, passando com o parametro -C em [2], nao estou confiante se isto vai funcionar corretamente, como é um backup de um banco de dados, preciso do máximo de garantia possível.

    Obrigado pela sua atenção.

    [1] # cdrecord -msinfo dev=/dev/hdc
    0,17654

    [2]# mkisofs -R -J -l --quiet -C 0,17654 -dev /dev/hdc | cdrecord dev=/dev/hdc -v -eject -multi -data -

  4. #4

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    Não é mais facil usar um cd-rw ?

  5. #5
    edmundo
    Visitante

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    [quote=Skorpyon ]
    Não é mais facil usar um cd-rw ?

    ok, nao conheco este cd-rw, vou dar uma pesquisada, caso voce tenha algum link que possa me ajudar, te agradeço muito.

    ate +
    Obrigado.

  6. #6

  7. #7
    edmundo
    Visitante

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    desculpe pela mancada, estou usando um cd-rw, porem, faço uma gravacao, na segunda gravacao, esta gravando por cima dos dados anteriores.

    achei que voce estava falando de algum comando. ( hehehe, iniciante é fogo, é a ansiedade de aprender, acaba lendo errado. )

    quanto ao google, conheco, muito bom mesmo, ( hehehe )


  8. #8

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    Citação Postado originalmente por Júnior
    desculpe pela mancada, estou usando um cd-rw, porem, faço uma gravacao, na segunda gravacao, esta gravando por cima dos dados anteriores.
    qual o problema em sobrescrever os dados antigos ?

  9. #9
    edmundo
    Visitante

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    qual o problema em sobrescrever os dados antigos ?
    [/quote]

    é a seguinte situacao, eu mantenho um cd pra dia impar e um pra dia par, ai, o usuario ia alternando entre os 2 cd´s, se preciso voltar alguma copia, eu nao teria apenas a ultima copia, estou pessimista mesmo, imagina ter que voltar um copia e a copia nao estiver correta,
    mas tudo bem, obrigado pela ajuda, vou manter a seguinte politica agora, como vou fazer a copia de segunda a sexta, vou colocar um cd pra cada dia, ai vou poder antes de gravar, mandar limpar o cd. ou voce tem alguma ideia melhor.

    Lembrando que vou fazer um script e agenda-lo no cron.

    obrigado.

  10. #10

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    Pelo que entendi, ele está fazendo backup de idade, por isto ele quer utilizar multi-sessão.

    Bem, no meu entender o backup de idade funciona assim. O cara na sexta-feira da semana passada apagou um arquivo que não deveria. Mas só se deu conta da burrada hoje. Se vc tem backup de idade você pode recuperar o arquivo.

    Agora...

    Eu costumo trabalhar com dois tipos de backup:
    De idade, e o do CD.

    O de idade, eu faço na própria máquina, ou e uma máquina na rede. Pois se o usuário.fdp apagar o que não deveria, eu posso recuperar. E o CD caso pegue fogo na empresa (se isto acontecer tenho certeza que o usuário não irá se lembrar do arquivo que ele apagou na sexta).

    Mas isto depende da política, ou a da necessidade de cada caso.

    Quanto a dificuldade tente assim:

    Bem, uso o modo abaixo para pegar o retorno de um mount, não sei se resolveria o seu problema...

    #!/bin/bash
    cdrecord -msinfo dev=/dev/hdc
    posicao=$?

    echo posicao
    Exibirá 0,17654

    Mas se não der jogue o resultado em um arquivo, dai é só você ler ele.

    E você também pode brincar com variáveis de ambiente...
    Dá uma pesquisada sobre isto.

  11. #11
    edmundo
    Visitante

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    valeu a todos pela ajuda, é exatamente esta a minha situacao.

    Obrigado.

  12. #12

    Padrão Re: Gravar CD multisecao com cdrecord

    Junior, agora só falta você adaptar o script acima para o seu script de bkp.