+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes - AP MK com proxy cache transparente - Servidor MK controle de banda

    Pessoal será que é possivel colocar um linux ap, rodando o mikrotik, com um proxy transparente e fazer com que ele repasse todos os IP'S e MAC'S dos clientes que estão conectados nele para o servidor?

    Assim eu colocaria o proxy cache no linux ap transparente e colocaria o controle de banda no servidor que fica no pé da torre.

    Pois assim o controle de banda será feito depois do servidor proxy cache, e se o cliente acessar alguma coisa que esteja no cache ele não deverá sofrer controle de banda, estou correto?

    Portela

  2. #2

    Padrão Re: Clientes - AP MK com proxy cache transparente - Servidor MK controle de banda

    Citação Postado originalmente por Portela
    Pessoal será que é possivel colocar um linux ap, rodando o mikrotik, com um proxy transparente e fazer com que ele repasse todos os IP'S e MAC'S dos clientes que estão conectados nele para o servidor?

    Assim eu colocaria o proxy cache no linux ap transparente e colocaria o controle de banda no servidor que fica no pé da torre.

    Pois assim o controle de banda será feito depois do servidor proxy cache, e se o cliente acessar alguma coisa que esteja no cache ele não deverá sofrer controle de banda, estou correto?

    Portela

    Sim e possivel, vc deve colocar os clientes em outra rede la no mk e fazer roteamento sem nat para o gw(proxy). no gw vc deve definir qual e o ip que responde pela rede, que vc criou la no MK.

    Exemplo:

    gw (proxy)
    eth0 net
    eth1 192.168.0.1/24

    Mk com duas faces:
    ether1 192.168.0.10 gw 192.168.0.1
    wlan1 192.168.1.1/24

    no servidor vc colocar o ip do mk para retornar as requisicoes da rede assim:

    route add -net 192.168.1.0/24 gw 192.168.0.10
    vc ainda tem que adcionar o direcionamento no firewall na porta 80 para o proxy, adcionando mais esta rede e mudar as conf dos squid para ele responder pela rede nova.




  3. #3

    Padrão Re: Clientes - AP MK com proxy cache transparente - Servidor MK controle de band

    É muito mais eficiente vc gerenciar a banda no próprio MK, e se o processamento de seu AP for interessante, adicionar o cache diretamente o MK tanto para http e ftp.

    Lembre-se que quanto mais perto do cliente vc puder gerenciar a banda, mais interessante é, se for no próprio rádio do cliente, melhor ainda :-D

  4. #4

    Padrão

    tb acho melhor controlar a banda no cliente com ap router,se deixares o cache livre te detonam a banda do teu radio, ja que nao terao controle.