+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Taxa de transferência da rede local

    Olá !!! :-D

    Galera, tenho uma rede local montada, acessa a internet, faz ssh , etc... tudp direitinho, mas a taxa de transferência da rede local fica em média 8 Mb/s e já alcançou picos de 11 Mb/s.
    Já que as placas são 10/100 (isso tá escrito no pacote), a taxa de transferência local deveria ser bem mair do que isso. O switch tb é 10/100.

    É possível ter uma taxa maior que isso? Se sim, onde eu posso configurar isso?
    e naum me venham com google :-P, já tô vendo nele ah um tempo... :lol:

    Isso teria haver com o número de computadores na rede?

    Flw....

  2. #2
    perdiga
    Visitante

    Padrão Re: Taxa de transferência da rede local

    sim amigo tem tudo a ver, digamos o seguinte que você possui uma rede com 10 computadores e sua rede é de 100Mbs blz.. isso quer dizer que nehum dos seus micros vai ocupar os 100Mbs a não ser que o restante esteja desligado, se todos estiverem ocupando a banda vai ser +- 10Mbs para cada máquina.quanto mais vc tiver, menos banda sobra para vc.
    hehehe


    abraço.

  3. #3

    Padrão Re: Taxa de transferência da rede local

    Vamos lá uma coisa é taxa de transferencia outra coisa é velocidade de conexão, nada importa quantos computadores vc tem na rede.

    Exemplo:

    Se voce tiver 4 computadores, em uma rede se voce fizer de 3 computadores um download em 1 maquina só voce vera que a banda dessa conexao de rede é consumida.

    Entao 100Mbits/s ou 10MB/s será dividido por 3 !

    Agora se na mesma rede vc fizer 1 download de um computador para o outro voce vera que a taxa se mantem nos 10MB/s.

    Com relação ao 8 MB/s isso varia na seguinte escala:
    Protocolo:
    Protocolos feitos para transferencia de arquivo tem um overhead melhor que outros exemplos: FTP,SMB,NFS motivo são protocolos projetados para transferir arquivos apos a informação inicial de transferencia ele se resume a transferir os dados de um lado para o outro.

    Protocolos feitos para informações que constumeiramente são usados para transferir arquivos exemplo: HTTP,SMTP, esses exprimem um taxa de transferencia menor visto que são protocolos que sempre checam se os dados chegaram então envolvem um maior enlance de dados na rede.

    Basicamente é assim:
    Protocolo FTP
    CLIENTE DE FTP: O servidor eu quero o arquivo kernel-2.6.tar.gz
    SERVIDOR DE FTP:O meu filho o arquivo tem 64Megas abre a porta 24535 que agente transfere por ali que tem outro cara aqui querendo ele tambem.
    CLIENTE DE FTP:Ta aberta manda.
    SERVIDOR DE FTP:To mandando ele em pedaços de 10K ok ?
    CLIENTE DE FTP:OK

    A transferencia comeca e não ha mais dialogo.
    Protocolo HTTP
    CLIENTE DE HTTP: O servidor eu quero o arquivo kernel-2.6.tar.gz
    SERVIDOR DE HTTP:OK abre porta 24536 que agente transfere por ali .
    CLIENTE DE HTTP:Ta aberta manda.
    while($arquivo==6400000){
    SERVIDOR HTTP: te mandei 10K chegou ?
    CLIENTE DE HTTP:Chegou
    $arquivo+=10*1024;
    }
    Até terminar o arquivo.

    Sinceramente
    Monte um pequeno laboratorio na sua rede com servidores ftp,http e com ferramenta de analise de pacotes tcpdump iptraf e acompanhe as transferencias de arquivo.

    Um Abraço












  4. #4

    Padrão Re: Taxa de transferência da rede local

    Valeu caras !!! :-)

  5. #5
    Jc - Drak-Fu
    Visitante

    Padrão Re: Taxa de transferência da rede local

    Realmente amigo, conconrdo com o amigo acima, e ainda acrescento,
    se vc possui um SWITCH, independente de ter 15, 10, 50 elas trabalharão em 100 mbits, pois switchs são equipamentos dedicados
    não como hubs, que trabalham num nível de comutação de pacotes
    distribuídos ( tem 100 para 10, então toma 10 para cada ) em switchs
    é diferente ( tem 100 para 10 então toma 100 para cada. ) oque claro pode diminuir sua capacidade de trabalho é link, por exemplo

    se vc possui um link de 1 giga sendo 780 para download e 220 para upload a soma desse link será distribuida por igual na rede:
    780 + 220 = 1000 /10 = 100 sendo 78 para download e 22 para upload.
    Como o amigo acima explicou, para cada serviço existe um padrão.
    todavia para que vc trabalho full, vc deve aumentar seu link, ai vc verá a diferença monitorando os pacotes, ( claro há outros pormenores tipo colisões de pacotes, perca de dados, carga de servidor etc. )


    flw

    JC :mrgreen:

  6. #6

    Padrão Re: Taxa de transferência da rede local

    Valeu !!!

    Vou estudar mais sobre o assunto!