+ Responder ao Tópico



  1. #1
    4L3X4NDR3
    Visitante

    Padrão trocando office por open office até onde é víavel?

    Há alguns meses atrás, com a montagem de um call center em minha empresa foram questionados os custos de software e como experiencia foi substituido o ms office pelo oppen office 2.0 especificamente nesse departamento ele funciona perfeitamente e depois disso decidimos expandir para os demais departamentos ainda como experiencia o unico utilitario mantido foi o outlook por questoes obvias, mas a partir dessa expansão os problemas começaram a surgir mesmo com uma boa aceitação dos usuarios com o tempo as tarefas simples de formulas no excel se tornaram um pesadelo pois o material de apoio ainda é limitado e algumas funçoes tem nome diferente, 2 meses depois com cerca de 150 estaçoes instaladas, em cerca de 20 usuarios fomos obrigados a retornar o ms-office, mesmo representando um percentual grande coberto por SL
    fica ainda a pedrinha no sapato pq todos ainda utilizam o outlook e alguns se tornaram nescessitam do ms-office por não conseguirem se adaptar ao oppen ofice
    Acredito que uma suite de escritorio muito bem desenvolvida e com recursos a altura do ms-office seria um caminho para a popularização de linux nos desktops, o open office ja cumpre bem essa tarefa, só cabe a nós trabalharmos a cada dia no seu desenvolvimento
    Se alguem já passou por uma migração desse tipo ou tem opinioes serão muito bem vindas ...

  2. #2

    Padrão Re: trocando office por open office até onde é víavel?

    Cara, o principal problema enfrentado em migrações como está não é do departamento técnico, visto que a compatibilidade do OpenOffice 2.0 com formatos de arquivos propietários é muito melhor do que o 1.0, e sim no departamento de RH. Os usuários medianos SEMPRE vão reclamar de usar um software novo, mesmo que este seja simples porque estão ACUSTUMADOS A REALIZAR TAREFAS DE FORMA MECÂNICA!!!!!!!!!!!! não basta mudar para um software melhor, mais rápido, que assegura liberdade aos usuários, que é mais portável, etc e etc, porque ESTES SÃO ARGUMENTOS PARA TÉCNICOS, E NÃO USUÁRIOS. Os usuários necessitam de TREINAMENTO para poderem utilizar de forma eficiente um software novo. É necessário um treinamento prévio, que pode ser feito pelos proprios gerentes de tecnologia, no horário de trabalho. As pessoas devem entender que uma migração CUSTA DINHEIRO, MESMO QUE PARA UM SOFTWARE SEM CUSTOS DE LICENCIAMENTO E AQUISIÇÃO. Para uma migração bem sucedida, deve-se levar em conta o tempo necessário para treinar os usuários, tempo para que estes se acustumem e deve-se principalmente considerar que SEMPRE HÁ UMA PERDA DE PRODUTIVIDADE em um período posterior a migração, mesmo que haja cursos e treinamento.
    O foco de uma migração de servidores, onde somente o pessoal técnico estará envolvido é a performance, o foco de uma migração de softwares que rodam nas estações de trabalho devem ser os usuários, que SEMPRE vão ter mais dificuldades de se acustumar com mudanças no sistema, mesmo que estas sejam mínimas.

  3. #3
    4L3X4NDR3
    Visitante

    Padrão Re: trocando office por open office até onde é víavel?

    A adaptação da maioria dos nossos usuarios foi bem rapida melhor ate do que esperavamos.
    A questao de compatibilidade do open office é grande mas coisas especificas da empresa como planilhas milenares e apresentaçoes gigantescas tipo PPT nos deram problemas a questao de treinamento concordo plenamente que alteração de uma ferramenta de trabalho tem de causar o menor impacto possivel ao usuario mesmo assim seria inviavel uma abordagem completa pois ainda temos usuarios que não conhecem o proprio ms-office, mas a pedra no sapato fica em relação ao outlook pq o ms-office traz uma ferramenta que supre nossas nescessidades como cliente de email gerando grandes pst's que nos dão outra dor de cabeça mas trocar o outlook pelo firebird ou outro soft similar se torna inviavel pois nos testes realizados não tivemos resultados satisfatorios com a migração da caixa postal (pst) do outlook para o firebird e para o evolution em 80% dos casos foram bem sucedidos mas os 20% restantes deram problema inclusive com o do gerente de tecnologia da empresa, isso retirou um pouco da força do open office dentro da empresa, mas mesmo assim a ideia de SL dentro da empresa vem tomando proporçoes já são dois servidores Linux suprindo todas nossas nescessidades tenho um palpite que se tornem 5 devido as alterçoes que estamos pensando em implantar, mas fica ainda a pergunta quando o SL vai conseguir atingir usuarios comuns

  4. #4
    Allan Gomes
    Visitante

    Padrão Re: trocando office por open office até onde é víavel?

    Olá Alexandre. Interessante sua argumentação, mas vejo uma grande antagonia nas suas afirmações. Por que usar o outlook por "razões obvias"? Que razões são estas? Este software é relamente único desta maneira ou não procuraram direito? Por que usar Exchange/Outlook se você tem outros vários melhores? O problema aqui não é o outlook, mas o Exchange. Quanto mais se usa software proprietário, mais aprisionado você vai ficar, isso é fato. Como você mesmo pôde perceber. Você não consegue migrar, porque uma "grande empresa" não quer que você migre. Acredito que o caminho não seja tornar o software livre igual ao software proprietário, isso seria um retrocesso enorme! Veja o exemplo do Mozilla/Firefox. Qual é o navegador "padrão" da Internet? IE, você pensou, certo? Então por qual razão a MS está fazendo um navegador igual ao Firefox e não o oposto? Não é porque a "grande" fez uma coisa que é lei, que deva ser assim.
    O software livre não só vai atingir os usuário... ele já atingiu a muito tempo. Nos resta fazer a nossa parte. Migrar despende tempo, planejamento e ação. Muita ação. Me desculpe, mas considero sua visão de migração muito simplória. Querer migrar simplesmente trocando um software proprietário - com uma visão de negócios "escravista" - para um software livre - que prega padrões abertos e interoperabilidade - sem mecher 1 dedo? O "Bill" não vai ajudar nisso, pode ter certeza, muito pelo contrário, a cada dia irá produzir mais impecílios e a cada dia será mais difícil se livrar dele.
    Trocar MS Office por OpenOffice.org não só é viável como necessário. O padrão OpenDocument é aberto, livre de royalities e coisas do gênero! Se a MS quiser, ela implementa sem custos, sem problemas. Agora os padrões dela não são assim. Quer um exemplo do tanto que a MS pode ser maligna para uma população? Um exemplo simples: Em que formato de documento todos os modelos de licitação (público) são feitos no Brasil? Ou seja, se a MS quiser, nosso país pára completamente! Certo, certo. O caminho não é dizer que o software livre é bonzinho e o proprietário é mau. A intenção foi dizer que com software livre temos as rédeas do nosso negócio. Vamos para onde quisermos ir.
    A grande pergunta não é: "Por que migrar para Software Livre" e sim: "Por que não?"
    Só temos a ganhar com isso.
    Já paraou para pensar nisso?

  5. #5
    a_gonc
    Visitante

    Padrão Re: trocando office por open office até onde é víavel?

    Mesmo com uma visão simploria de migração eu não posso do dia pra noite mudar a forma de pensamento jurassica da empresa que usa software proprietario a anos e nao é um funconario de 4 meses que vai mudar isso principalmente sem planejamento.
    As opinioes que tenho recebido me ajudam a cada dia desenvolver um caminho por onde essa migração deve seguir, estou ainda amarrado a software proprietarios como o corel e o photoshop onde os similares livres não satisfazem os usuarios, tenho alternativas como clientes de email realmente mas o proprio outlook me cria uma barreira por nao ter a minima compatibilidade de seus arquivos de dados, onde gera grandes problemas por não conseguir exportar 100% das vezes suas mensagens e compromissos da agenda para qualquer outro cliente de email, visto que nao é utilizado mais o exchange na empresa há mais de um ano isso me causa um problema pq como garantir disponibilidade das informaçoes sem correr risco, mesmo existindo um planejamento existem os imprevistos o tempo gasto com a troca a adaptaçao e tudo isso custa dinheiro entao adaptar os usuarios aos poucos agora minha razoes obvias se tornam obvias nã é falta de alternativa mas sim limitaçoes do proprio outlook e me arriscar a deixar os diretores gerente e alguns usuarios sem seus pst's é inviavel

  6. #6
    agent_smith
    Visitante

    Padrão Re: trocando office por open office até onde é víavel?

    Amigos!!! Nenhum elogio será o bastante para o Open Office 2.0
    Instalei há uns 4 dias, e, não tenho nenhuma reclamação. Aliás, tenho apenas elogios. Substituiu sem deixar nenhuma saudade o Office 2000. Tem as mesmas características, com uma vantagem acachapante: Poder salvar no formato PDF, é incrível. Acabou-se o drama de ter que ter um Word do outro lado para ler seus textos. Eu também faço muitas coisas com editoração leve, e, o Open Office 2.0 caiu feito uma luva, com todos os recursos que eu usava no Word 2000.
    Olha, quem ainda não está usando , só posso parafrasear a propaganda da nova Schin: EXPERIMENTA! EXPERIMENTA! EXPERIMENTA!

    Abraços a todos

    :wink: