+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Miguel Correia
    Visitante

    Padrão 5.8 solução para novos provedores ?

    Estou montando um provedor em uma cidade que já tem 3 provedores, 1 só a cabo (lan), 1 só wireless e 1 misto.
    Porém as antenas dos 2 estão a menos de 20 metros uma da outra, ambos com amplificador, 6 redes (6 canais) e muuuuuuito ruido ! ! ! !
    Devido a muitas reclamações dos clientes (amigos) resolvemos montar um novo provedor.
    Para fugir dessa briga de RF, estamos pensando em usar 5.8 Ghz.
    Já estamos negociando licença SCM mas ainda não temos custos dos equipamentos (principalmente de clientes).
    Quem já esta atuando em 5.8 e puder nos ajudar informando valores e equipamentos a serem usados, agradeçeremos enormemente ! ! !


  2. #2
    Rôney Eduardo
    Visitante

    Padrão Re: 5.8 solução para novos provedores ?

    Amigão, tem os Motorola Canopy, que são o supra-sumo pra qualquer provedor de Internet, porém o custo é muito alto. Vou te passar aqui uma média de preços (tomados junto à empresa Cernet - www.cernet.com.br):

    Base Station:

    . Access Point 5700AP 5.7 GHz 60º - 1.628,60 cada (necessário 6 p/ 360º)
    . Cluster de Gerenciamento (Outdoor enclosure) - 1.976,00

    Cliente:
    . Pacote com 100 rádios p/ assinantes - 42.140,40
    . Preço Unitário - 632,10

    Agora o detalhe é que todos os preços que passei aqui são em dólares...Então dá pra ter uma noção de quanto vai sair em média pra você ter uma solução em 5.8 (isso se você comprar tudo legalisado).

    O que eu posso te sugerir é chamar os concorrentes pra conversar (isso no caso de forem apenas concorrentes, e não "adversários", como é meu caso aqui na minha cidade), ou então você abre uma denúncia na ANATEL (pode ser pelo site mesmo: www.anatel.gov.br) e explicar bem detalhadamente qual a situação (no caso, o uso de amplificadores - o que é ilegal, dependendo da potência final).

    Ai é só tentar ficar no pé da ANATEL (e/ou do Fiscal da ANATEL, se você souber quem anda fazendo as fiscalizações).

    Isso tá acontecendo aqui também. Nós abrimos uma denúncia contra os concorrentes pq eles tão usando amplificadores em todas as repetidoras deles, e olha que são umas 6 espalhadas pela cidade. Ai a ANATEL de vez em quando informa em que situação está a fiscalização, ou então você telefona pro 0800 e passa o número do chamado que eles te passam a informação.

    Afinal de contas a Legislação da ANATEL é bem clara, mostrando que o uso da frequência, apesar de livre, deve ser utilizado de forma racionalizada, para que possa servir ao uso geral, sem restrições.

  3. #3

    Padrão Re: 5.8 solução para novos provedores ?

    Citação Postado originalmente por Rôney Eduardo
    Amigão, tem os Motorola Canopy, que são o supra-sumo pra qualquer provedor de Internet, porém o custo é muito alto. Vou te passar aqui uma média de preços (tomados junto à empresa Cernet - www.cernet.com.br):

    Base Station:

    . Access Point 5700AP 5.7 GHz 60º - 1.628,60 cada (necessário 6 p/ 360º)
    . Cluster de Gerenciamento (Outdoor enclosure) - 1.976,00

    Cliente:
    . Pacote com 100 rádios p/ assinantes - 42.140,40
    . Preço Unitário - 632,10

    Agora o detalhe é que todos os preços que passei aqui são em dólares...Então dá pra ter uma noção de quanto vai sair em média pra você ter uma solução em 5.8 (isso se você comprar tudo legalisado).

    O que eu posso te sugerir é chamar os concorrentes pra conversar (isso no caso de forem apenas concorrentes, e não "adversários", como é meu caso aqui na minha cidade), ou então você abre uma denúncia na ANATEL (pode ser pelo site mesmo: www.anatel.gov.br) e explicar bem detalhadamente qual a situação (no caso, o uso de amplificadores - o que é ilegal, dependendo da potência final).

    Ai é só tentar ficar no pé da ANATEL (e/ou do Fiscal da ANATEL, se você souber quem anda fazendo as fiscalizações).

    Isso tá acontecendo aqui também. Nós abrimos uma denúncia contra os concorrentes pq eles tão usando amplificadores em todas as repetidoras deles, e olha que são umas 6 espalhadas pela cidade. Ai a ANATEL de vez em quando informa em que situação está a fiscalização, ou então você telefona pro 0800 e passa o número do chamado que eles te passam a informação.

    Afinal de contas a Legislação da ANATEL é bem clara, mostrando que o uso da frequência, apesar de livre, deve ser utilizado de forma racionalizada, para que possa servir ao uso geral, sem restrições.
    O uso de aplificadorees é permitido até que potencia ??

  4. #4

    Padrão Re: 5.8 solução para novos provedores ?

    Nao se pode usar nenhum tipo de amplificador!
    Eu acho q colocar clientes em 5.8 muito caro!

  5. #5
    Para-raio
    Visitante

    Padrão Re: 5.8 solução para novos provedores ?

    Verifique se os caras estao usando antenas em polaridade vertical apenas, ai use horizontal....

    Amplificador nem em pensamento, alem de nao ser permitido, fde todo espectro.....

    E pode arruinar a sua propria extrutura...

    Fiz um projeto uma fez q usava 2.4 mesmo em uma area muito ruim de ruidos...

    So melhorou quando colocamos as torres 10 metros acima das concorrentes....

    E as bridges em polaridade diagonal...

    5.8 nao tem cliente com preco que viabilize...