+ Responder ao Tópico



  1. #1
    marcosvelez
    Visitante

    Padrão Me ajudem pelo amor de Deus - (top) consumo de memória assombroso no server

    :? O meu servidor usa o fedora 4 e ele faz o papel de proxy, nat, firewall, só que ele está consumindo a memória RAM de 1gb em menos de 4horas, e quando ele enche a memória o servidor fica muiito lerdo, estou nescessitando dar um reboot nele todos os dias.
    ele começou essa falha sozinha, e os processos que tem segundo o top o squid está consumindo pouca memória 5,8% o que pode ser?
    notei que o meu outro servidor web-apache está também com isso e consumiu a memória de 4gb em 8 dias!, e o pior, ele ainda está em testes sem página nenhuma hospedada, preciso de ajuda urgente!

  2. #2

    Padrão Re: Me ajudem pelo amor de Deus - (top) consumo de memória assombroso no server

    bem... pelo que vi no seu *jpg, o squid está comendo apenas 15% da memória total, enquanto os vários outros estão em nível bastante baixo. Vamos olhar outras coisas:

    a) APESAR de usar 15% da ram disponível, o swap ESTÁ sendo utilizado, o que (ao meu ver, pelo menos) é incongruente . Bem, nada elucidativo..

    b) o aplicativo que DEVE usar toneladas de memória são (habitualmente) os firewall/nat - não sei bem quanto ao iptables, mas via de regra, SE estiverem sendo construidas MUITAS tabelas, a memória pode ser totalmente utilizada.. hmm..

    bem, podemos fazer algumas coisas para TENTAR definir o problema. Especule comigo (maneira elegante de dizer "vamos chutar pra todo lado"):

    DESATIVE todos os serviços, um a um, pra ver se a situação melhora (exceto o firewall, claro)

    Instale/use o Ntop e TAMBÉM o MRTG, para poder pelo menos avaliar se há um volume exagerado de transações, horários ou não. O Ntop vai dizer se há um tráfego exagerado e de quem pra quem, o MRTG vai dar o total do volume e seus horários.

    Depois que tiver definido isso aí (tráfego) use o ethereal para analisa-lo e ir "cercando" pra ver se chega-se às causas dêsse seu problema de memória.

    Analise os log´s do firewall e o /var/log/messages TAMBÉM, a partir da data que vc informa ter-se iniciado os problemas - ou pouco antes, um dia, dois.. Tente usar um analisador/enhancer de log´s (procure no freshmeat) porque isso pode ser MUITA informação.

    Bem.. taí.. por enquanto é o que posso lembrar. Divirta-se.


  3. #3

    Padrão Re: Me ajudem pelo amor de Deus - (top) consumo de memória assombroso no server

    kra eu tb to com probema parecido...

    so que no meu server roda samba também...

    eu fiz oq o irado falo e tirei muitas coisas do boot, e aliviou um pouco, mas tem coisas ainda que nao sei se posso tirar e tals...

    o meu server tem um Red Hat Enterprise 4

    nao fui eu que instalei essa distro, eu tava loco pra poder instalar um slack e eras isso

    nao so mto fa de RH, vem com muita frescura...

    vou dar uma pesquisada também e se achar algo posto aqui


    []'s

  4. #4

    Padrão Re: Me ajudem pelo amor de Deus - (top) consumo de memória assombroso no server

    Galera, eu também, tenho um servidor Slackware 10.2 instalado na empresa. Pouco a pouco a máquina vai ficando lenta, lenta até parar de vez. Aí tenho que dar um reset. Não tenho outra solução. Também gostaria de saber porque ocorre isso. :? Nessa máquina roda o squid junto com o firewall e o samba.
    :?

  5. #5
    cradiao
    Visitante

    Padrão Re: Me ajudem pelo amor de Deus - (top) consumo de memória assombroso no server

    Bom Srs. após a explanação de nosso companehiro a cima, fica dificil fazer algo mais, CASO não encontrem o problema da lentidao, verifiquem o tamanho deixado no cache do squid, e principalmente se ele está em uma partição separada do /

    att.
    Eng Cláudio Mendes
    Expert Soluções em Informática
    Londrina PR

  6. #6

    Padrão Re: Me ajudem pelo amor de Deus - (top) consumo de memória assombroso no server

    pois é, meu squid esta no /

    estou usando diskd nele... a performace dele esta perfeita, o acesso a internet esta muito rapido...

    vou dar uma olhada nisso de quanto tem de memoria pra ele.. se nao me engano estou usando 128MB, pois o server tem 2GB de ram.

    vou ver se baixando um pouco melhora..

    o mais estranho é que mesmo usando bastante mem, o server nao fica lento e nem trava, nunca preciseis reiniciar ele por causa disso.



    []'s

  7. #7
    fpmazzi
    Visitante

    Padrão Re: Me ajudem pelo amor de Deus - (top) consumo de memória assombroso no server

    Estive vendo as respostas, uma primeira coisa ke tenho ah dizer é o seguinte, o Linux faz o gerenciamento perfeito da memoria, as vezes, ele ta mostrando ke esta usando tudo, mas na verdade nao esta, se ele sente a necessidade usar outro aplicativo, os ke estiverem em desuso ele discarta. entao isso ker dizer ke nem sempre consumo de memoria alta ker dizer estar usando toda a memoria.
    Agora em kestao de estar lento, normalmente isso acontece por causa do squid, pois ele consome muito disco qdo faz cache.
    Como exemplo, ew tenho rodando como servidor um P-100 com 64 MB de RAM e esta super tranquilo, nele ew rodo, Samba, Squid, Firewall, WebServer, ssh, DNS, webmin, etc, e nao tenho problema de lentidao, entao vale a pena da uma olhada pra ver oq esta acontecendo.
    E olha ke o mew squid esta consumindo 21,5% de memoria ....

    abraços...