+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Como lançar um programa em GPL???

    Pessoal, eu tenho alguns programas que eu fiz e gostaria de colocar a disposição na internet. Obviamente sob licença GPL. A minha pergunta é: Como eu faço para validar esta licença, isto é, como eu garanto que algum espertinho nao vai mudar o nome nos fontes, registrar como se fosse ele quem fez e fechar o codigo????? Existe algum lugar onde eu deva registrar o software???


    Valeu.. :mrgreen:

  2. #2

    Padrão Re: Como lançar um programa em GPL???

    Nao tem um lugar pra "registrar" igual vc faria como uma patente.
    http://www.gnu.org/copyleft/gpl.html

  3. #3
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Como lançar um programa em GPL???

    Mas é possivel alguem se apropriar do fonte, registrar e vir cobrar royalties de mim???

  4. #4

    Padrão Re: Como lançar um programa em GPL???

    não é impossível disso acontecer nao, mas vc conseguindo provar que o codigo foi lancado antes do que o dele, vc fica protegido

  5. #5

    Padrão Re: Como lançar um programa em GPL???

    Cara, a vida é dura e o mundo é cão....... você não tem como garantir que isto ocorra. É sempre um risco que voce vai correr liberando o código fonte. O que voce pode fazer é registrar (sim, registro de sotware no INPI) e depois liberar o código fonte. Se alguém fizer um fork do projeto, pode usar de forma normal, mas torna impossível a situação do processo legal que voce imaginou. Voce pode até mesmo patentear o software, mas como a licença do usuário é a GPL, não se torna um software proprietário. Existem muitos exemplos disto, como por exemplo o openMosix, cujo criador, Moshe Bar possui copright, mas é um software licenciado pela GPL 2

  6. #6
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Re: Como lançar um programa em GPL???

    O gurizada, obrigado pela informação. Vou dar uma ida no site do INPI pra me informar, mas acho que vou colocar os programas na internet assim mesmo mas com o GPL anexo. Se eu descobrir alguma coisa diferente, coloco aqui.

    Valeu.