+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recuperar senha de root - VI SHADOW

    Boa tarde, gostaria de saber quais procedimentos para que pudesse apagar a senha de root no suse 10.0 atraves de um cd do kurumin bootavel no /etc/shadow?
    eu ja tentei de tudo.....ex:

    # sudo passwd
    #su -
    #mkdir -p /mnt/hda3
    #mount /dev/hda3 /mnt/hda3
    #chroot / vi /mnt/hda3/etc/shadow
    (no caso meu suse esta no hda3!!!)

    tentei tbm:

    #mount /dev/hda3 /etc/hda3
    #vi shadow

    e em ambos eu apaguei a numeracao do:
    root:5432ffd7f6ds87fs8f87fdd76:65643425::::

    ai acabou ficando assim(exemplo):
    root::65643425::
    (esq :wq)

    mas ai dou um reboot na maquina e logo como root e pede a senha do mesmo jeito ou se nao tem vez que ele simplesmente nao loga como root mesmo com a minha senha e com mais nenhuma....,me ajudem por favor!!!!

  2. #2

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    apagar a senha enciptada não ajuda muito, o sistema vai tentar encriptar um string nulo, e por increca que parível um string nulo encriptado não é nulo. em vez disto, apos rodar o chroot execute simplesmente passwd root, então voce pode criar uma nova senha.

  3. #3

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    O que aconteceu na verdade foi que eu perdi a senha de root no Suse 10.0


    eu tentei tambem...

    # mkdir /mnt/suse
    # mount /dev/hda3 /mnt/suse
    # chroot /mnt/suse /bin/bash
    # passwd


    mas nao deu certo porque quando chego nesta parte:

    #chroot /mnt/suse /bin/bash
    (e claro pressiono ENTER)

    aparece: ``chroot: /bin/bash: erro no formato exec``

    sera que alguem pode me dar uma luz nesse sentido?

    Obrigado!!





  4. #4

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    e eu ja fiz este procedimento de editar o root do shadow no slackware e consegui facilmente, sera que no Suse 10.0 tem alguma diferenca no que se diz respeito a esses procedimentos?

  5. #5

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    sinceramente, não conheço muito (na verdade não sei quase nada) de suse. No slackware e distribuições semelhantes funciona. Tem distros que tem uma característica (acho que é um bug gravíssimo, mas deixa pra lá) que permitem que voce logue como root no modo single user sem perguntar a senha. Desconfio que no suse os discos são montados como read-only, então tenta na inicialização, quando aparecer o grub digitar single e rw.

  6. #6

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    Bom dia Evandrofisico, eu tentei o que vc me falow, mas ainda assim nao consegui, sinceramente nao sei mais o que fazer, porem minha busca nesse sentido sera infinita, se vc souber ou tiver outras ideias por favor me avise, mas de qualquer forma obrigado!

  7. #7

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    Tu editou o passwd também?

  8. #8

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    Putz cara aconteceu isso comigo nesta segunda, mas não achei nada na internet que desse certo com o suse 10, mas ai tentei uma coisa que foi meio que no chute mais fucionou, tipo faz o seguinte:

    1) Na tela de boot do Suse escolhe para ele dar boot do disquete (não precisa de disquete nenhum);
    2) Depois aperta a letra "e" para tu entrar no modo edit;
    3) Agora escolha a segunda opção de cima para baixo (To sem linux aqui, e to so na lembrança), mas e uma linha grandassa, ai você novamente precione a tecla "e";
    4) Agora vc deve estar editando a linha, então va para o final da linha e digite (Vi alguns tutoriais para o RedHat e outros que digitaria ao final dessa linha o palavra "Single" mas no Suse 10 tentei incansávelmente isso e nao resolveu nada, quando entrava aparecia a seguinte mensagem: Give root password login: ai va viu n&#233: "init=/bin/sh" (sem as aspas);
    5) Precione <enter> para sair do modo de edi&#231;&#227;o e depois precione novamente o <enter> para iniciar;
    6) Vai iniciar algumas coisas e tal so que n&#227;o vai aparecer aquela
    mensagem pedindo a senha de root, ai e so alegria;
    7) Digite o comando "mount /" e depois "passwd root" e insira sua nova senha, depois disso so reiniciar a maquina que ta tudo limpeza j&#225; pode acessar com a sua nova senha.


    Comigo isso funcionou, desculpa nao explicar direito, mas como disse n&#227;o to perto da maquina aqui, mas isso te garanto que funciona, qualquer coisa fala ai se deu certo ou n&#227;o com voc&#234;. =)


    Junio Vitorino
    Adm. Rede CESSAL
    [email protected]

  9. #9

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    eu editei tambem o passwd...e nada..hehe..tá embaçado cara...

  10. #10

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    juniovitorino , cara desculpe até minha ignorancia, mas como faço (na tela de boot) no suse 10.0 para conseguir bootar pelo disquete....

  11. #11

    Padrão Re: Recuperar senha de root - VI SHADOW

    de boa, tem varias maneiras de serem feitas isso, ou voce faz como vc ta fazendo e da o chroot mas ao inves de alterar o arquivo de shadow na mao voce digita la: "passwd root" e troca a senha afinal de root ele nao pergunta a senha anterior. ou entao voce muda no init do bootloader para ele entrar no modo single (init 1 ou init=/bin/bash) depende do seu boot loader, no grub é uma coisa no lilo é outra mas é bem parecido a ideia.