+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Distro Simples e Funcional?

    Olá Amigos!!!
    + uma vez conto com a ajuda de vcs.
    Trabalho com wireless a tempos e configuro varios server e diversas empresas. Por ser iniciante em linux e ter pouca esperiencia com sistemas unix, venho usando sistemas da Microsoft e temendando com outros sotwares para controlar banda e etc.
    Hoje vejo que não tem jeito, realmente c eu quizer fazer um controle de banda, autenticação e etc com profissionalidade, prescisarei usar um sistema linux.
    Gostaria de saber de vcs qual seria a distribuição + simples e que seja funcional para mim começar a desinvolver esses server's?
    Qual a gama de aplicativos que presciso usar?
    Desde ja agradeço, obrigado e até +!!!

  2. #2

    Padrão Re: Distro Simples e Funcional?

    Olha, pra você implementar autenticação, controle de banda, etc...O nível de dificuldade em qualquer distribuição será o mesmo, pq nenhuma vem com tudo prontinho pra você implementar esses serviços.

    Porém, o que vai diferenciar uma distribuição de outra, é a instalação, a forma de instalar pacotes, etc...

    No seu caso, eu indicaria você utilizar o CentOS (www.centos.org) que é um clone 100% RedHat Enterprise...Ai depois indicaria a você instalar o APT (gerenciamento de pacotes) nele....pra ficar mais fácil instalar pacotes...

    Assim você terá uma distro estável, com qualidade Enterprise (porém de graça).

    A instalação é fácil, a configuração básica é fácil também (tipo, configuração de rede, como IP, gateway, etc..), mas os demais serviços, o grau de dificuldade vai ser o mesmo que você teria que encarar em qualquer outra distro...

  3. #3

    Padrão Re: Distro Simples e Funcional?

    logan,

    Mikrotik é a sua escolha mais simples.

  4. #4

    Padrão Re: Distro Simples e Funcional?

    Você pode tentar também o m0n0wall é bem simples

    http://m0n0.ch/wall/

    Portela

  5. #5

    Padrão Re: Distro Simples e Funcional?

    Obrigado pela força amigos...
    Legal a sua solução roney, vou experimenta-la. A respeito do Microtik, por falta de experiência, fiz tentativas em vão. Agora o M0n0Wall nunca usei, ele é bem estavel?
    Bom c tiverem novidades favor postar. Abraços e até +!!!

  6. #6

    Padrão Re: Distro Simples e Funcional?

    O m0n0wall depois de instalado e acessado via web pelo navegador igual e feito com um firmeware de AP, com ele vc pode montar um servidor com todo tipo de controle e também pode fazer um FreeBSD AP, pois m0n0wall e baseado em freeBSD. Depois de instado toda a sua configuração é feita graficamente pelo navegador. Estou tentando montar um AP com ele aqui.

    Portela