+ Responder ao Tópico



  1. #1
    luccosta
    Visitante

    Padrão Como fazer para recompilar todos os pacotes do Fedora C5 de i386 para i686

    Bom dia,
    Sei que parece loucura, mas para aqueles que tem máquinas superiores a i386, i486 e i586, minha dúvida pode ser bastante razoável.
    Acabei de baixar todas as ISOs do Fedora C5, cds + dvd, e como sempre parei na questão de desempenho, pois instalando pacotes i386 estarei deixando de aproveitar todo o pontencial de minhas 2 máquinas que são AMD Atlhon. Acredito que seria proveitoso para mim e para todos os demais usuários que tem computadores com configurações superiores a i386 se fosse liberados releases com compilação i686, mas pelo que sei isto não ocorrerá.

    Bom então resolvi arregaçar as mangas e fazer isto eu mesmo, só que não faço a mínima de por onde começar ou quais os passos que devo executar. Então gostaria de saber se alguem aqui pode me passar umas dicas. Caso eu consiga fazer esta otimização, existe algum lugar onde eu possa postar estas ISOs para que mais pessoas possam disfrutar deste trabalho?

    Obrigado por qualquer informação e ajuda. :mrgreen:

  2. #2
    felco
    Visitante

    Padrão Re: Como fazer para recompilar todos os pacotes do Fedora C5 de i386 para i686

    Teoricamente voce pode fazer isso em qualquer distribuicao, porem cada distribuicao e de um jeito, tem um "layout".

    Se voce conhece a fundo a distro voce pode recompilar cada pacote manualmente, voce precisa configurar os sources do pacote indicando diretorios e recursos que deseja utilizar, alguns vao exigir poucos parametros outros vao precisar de muitos, e relativo, depende do source que voce estiver configurando.

    Eu acho que fazer isso no Fedora particularmente um trabalho muito grande e talvez desnecessario... nao e esse o foco da distribuicao.
    Voce vai precisar verificar todas as dependencias entre os pacotes que fazem parte da instalacao, voce precisa ter certeza de que ao substituir um pacote binario(padrão) por um que voce tenha compilado apartir do source esteja funcionando e esteja atendendo todos os recursos que serao dele exigidos, caso contrario voce pode gerar um loop de dependencia e sua instalacao simplismente parar de funcionanar.

    Um bom lugar para entender como funciona os principais componentes de uma distribuicao Linux qualquer eo http://www.linuxfromscratch.org/.
    Apesar de nesse caso voce ja ter uma distro funcionando, acho que uma leitura na documentacao do lfs vai permitir voce fazer oque voce esta querendo.

    Boa sorte rs

    PS.: Nao espere milagres com pacotes compilados apatir do source... voce pode ganhar desempenho na aplicacao, porem isso nao quer dizer 50% a mais de desempenho, ou 30%, a verdade e que cada programa funciona de uma maneira e pesado de uma maneira diferente, logo nao e tao simples, mudar a arquitetura e boom, cada programa pode ser otimizado de uma maneira diferente. Leia sobre o GCC e as CFLAGS.