+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Ponto de acesso em torre de rádio AM

    [size=10pt][size=10pt][size=10pt]Salve povo do forum! tenho um cliente q tem uma radio AM, ele me ofereceu sua torre de 60 metros pra colocar meu ponto de acesso, seguinte vai rolar legal ? seré que terá interferencia ? sou completamente leigo nesse assunto e conto com a opinião do povo daqui, não precisa ter certesa, qualquer dica ajuda.

    VlW!!!
    [/size] 8-) [/size][/size]

  2. #2

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    marcelo,

    Rádios AM e FM usam frequencias bem mais baixas que as que utilizamos no provedor. Mesmo com amplificadores de 100W eles não conseguiriam interferir com harmonicos ou qualquer outro disturbio.

    Apenas respeite as normas de telecom que para colocar duas antenas de potencias e frequencia diferentes devem estar a pelo menos 2 metros uma da outra (vertical) e a pelo menos 3 metros de defasagem (horizontal)... Mas isso é teoria de colégio, na prática funciona mesmo uma do lado da outra.

  3. #3
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    Não vamos esquecer de um pequeno detalhe... em AM a torre é a antena. Imagina com as "butininhas" (amplificadores) que normalmente instalam como vai ser a manutenção... o técnico vai sair de lá até zonzo, pois duvido que eles vão desligar o transmissor para outras pessoas fazerem manutenção em equipamento que não sejam os deles.

    Em algumas torres AM só de chegar perto já toma choque... imagina seu equipamento num campo eletromagético destes... a estática. Talvez nem funcione.

  4. #4

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    sergio,

    hahahahahahaha

    Realmente, me esqueci desse pequeno detalhe... AM é UHF e é transmitido pela própria torre... tsc tsc...

  5. #5
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    Citação Postado originalmente por sergio
    Não vamos esquecer de um pequeno detalhe... em AM a torre é a antena. Imagina com as "butininhas" (amplificadores) que normalmente instalam como vai ser a manutenção... o técnico vai sair de lá até zonzo, pois duvido que eles vão desligar o transmissor para outras pessoas fazerem manutenção em equipamento que não sejam os deles.

    Em algumas torres AM só de chegar perto já toma choque... imagina seu equipamento num campo eletromagético destes... a estática. Talvez nem funcione.
    [size=10pt][size=10pt][size=10pt][size=10pt][size=10pt]Obrigado pela dica! sobre a torre a antena são dois cabos que vão do incio ao fim da torre do lado esquerdo e direto, na torre não dá choque, só nos cabos da antena que estão nas laterais da torre, pra subir terei que desligar o transmissor....
    Aqui não uso amplificadores será um server Miqrotik com algumas setoriais....
    E ai? será que assim dá ?
    [/size][/size][/size][/size][/size]

  6. #6

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    já vi um caso que não funcionou.

    a pessoa precisou comprar cabo LMR 600 e colocar o rádio lá em baixo, pois travava.

    porém esse cabo saiu muito caro.


    é questão de testar!

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    Citação Postado originalmente por ijr
    já vi um caso que não funcionou.

    a pessoa precisou comprar cabo LMR 600 e colocar o rádio lá em baixo, pois travava.

    porém esse cabo saiu muito caro.


    é questão de testar!
    [size=10pt][size=10pt]OK, Vou por um ap em wds pra testar e ver no que dá[/size][/size]

  8. #8

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    Meu santo so sendo loco pra botar seu equipamento em uma torre de AM se fosse FM não teria problemas mais AM veio fica foda.
    A torre de AM fica completamente eletrificada tu imagina quantos volts passa pela estrutura dela? pq vc acha que cada base dos estirantes tem q estar aterrada? pq vc acha que niguem pode estar por perto quando o mesmo esta em funcionamento?
    Cara mesmo que desligue e ligue vc corre o risco de um problema de aterramento em sua caixa hermetica e queima seu euipamento ou ate mesmo a energia estatica queima o mesmo.
    Se eu fosse vc nem sonharia em montar seu equipamento nessa torre aki a minha disposicao tem uma de 80 mts e nunca quis nem chegar perto atualmento tenho uma de 30 mts e resolve todos os meus problemas sem contar se vc for usar omni o sina a 40 mts num vai ficar muito baum nao em

  9. #9
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    [size=10pt][size=10pt][size=10pt][size=10pt]Faleu cara, pelo visto nem vale apena testar :| :| :mrgreen:[/size][/size][/size][/size]

  10. #10

    Padrão Re: Ponto de acesso em torre de rádio AM

    Tbem tenho uma torre AM de 80 metros a minha disposiçao, e nao quero nem saber..rs...
    nao conheço nenhuma radio AM q tenha menos de 1 kilo, e isso arrepia os pelos do ......
    Nao conheço muito bem os rádios habitualmente usados em wireles, na situaçao de altas potencias sobre eles. Sera q tem blindagem o suficiente p/ aguentar RF na cabeça do radinho?
    Amigo saí fora dessa,
    Alem disso, vc colocar antenas em torres de emissoras de radio é um saco!
    Meu provedor é colado com o studio da AM e FM local(monopolio, um dono só..rs) final do ano passado falei com um fiscal da anatel q veio certificar o novo transmissor da FM (sólido de 10Kilo), sobre eu colocar a minha antena na torre da FM (60 metros de torre em um morro, é um absurdo de alto esse morro) o fiscal disse q nao tem problema, mas....,mas....., a Radio teria q fazer um adendo no projeto q esta registrado na anatel, informando sobre a nova antena, etc...ou seja mais burocracia.
    Pula Fora Dessa!!!!!!