+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Arquivo simples para samba

    Alguém poderia me dar uma configuração simples para o samba em que eu possa chegar do windows digitar \\ip da da máquina e listar os diretórios compartilhados, sem senha sem nada, só pra começar.

    desde já agradeço

  2. #2

    Padrão Re: Arquivo simples para samba

    Vioflas, se não me engano tem uma opção no comando mount em que vc pode acessar sim. Dê o comando man mount que você verá que tem uma opção de montagem, se não me engano é o smbfs. Eu li aqui algum tempo atrás, um membro do Underlinux explicando como fazer, mas confesso que não me lembro agora como executa.
    Mas tem como sim. Dê uma olhadinha no comando mount. Não sei se entendi errado. Parece que vc quer fazer a partir do windows e não do Linux. Seria isso ? Desculpe-me se entendi errado.
    Um grande abraço ............ :-)

  3. #3

    Padrão Re: Arquivo simples para samba

    Opa eh isso mesmo que vc leu, eh a partir do windows, mas jah descobri, e vou postar aqui pra quem quiser ver, eh simples, eu acho que as vezes o pessoal da comunidade mundo linux, eh um pouco neurotica com seguranca, nao que nao seja necessario, mas nego cira umas paradas mirabolantes e acaba afastando pessoas que querem aprender por causa da informacao errada, ou iformacao complexa, em fim eu so do tipo que jogo no simples se liga soh: depois do samba instalado mova o arquivo smb.conf da pasta samba para uma pasta de sua preferencia, depois na pasta samba crie o seu proprio arquivo smb.conf, feito isso edite o arquivo assim:
    [global]
    workgroup = nt-federal
    netbios name = Servidor Samba
    security = share
    server string = Samba Server

    [servidor]
    comment = Diretorio Servidor
    path = /home/servidor
    public = yes
    read only = no
    writeable = yes
    create mask = 0777
    guest ok = yes

    [backup]
    comment = Diretorio backup
    path = /backup
    public = yes
    read only = no
    writeable = yes
    create mask = 0777
    guest ok = yes

    pronto soh isso, vai funcionar direitinho, depois reinicie o servico do samba no meu debian so consigo reiniciar dando o seguinte comando smdb restart jah vi por ai assim: service smb restart, service samba restart ve o que vai funcionar.

    abracos