+ Responder ao Tópico



  1. #1
    MarcosJetz
    Visitante

    Padrão Cabeamento Alternativo

    Caros colegas do forum,

    Gostaria de saber se existe alguma solução em cabos para q meus equipamentos (radios) ficasem na base de uma torre de 60mts e os cabos das setoriais saissem direto deles ate o topo da torre sem muitas perdas?

    Pretendo utilizar uma CPU cm o STAR-OS e fica meio enviavel na minha opnião deixar uma CPU la em cima dentro de uma caixa hermetica, por motivos de travamentos, manutenção, ETC...

    Abraços a todos..

  2. #2

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    existe outros cabos como o LMR 400, etc,,,,(tem outros melhores, porem bem caros)
    ja adianto q qualquer cabo q seja vc vai ter muitas perdas.

  3. #3
    MarcosJetz
    Visitante

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    Exite entaum algum equipamento tipo um amplificador para compensar essa perda e DBs?

  4. #4

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    Utilize cabo LMR600

    o LMR400 não vai dar conta do recado.


  5. #5

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    Citação Postado originalmente por Marcos
    Exite entaum algum equipamento tipo um amplificador para compensar essa perda e DBs?
    Existe amplificador sim, mas meu conselho é q vc nao use!
    Como eu disse e tbem o amigo recomendou o LMR 600 q é melhor q o 400, seria a melhor solução.

    Qualquer coisa menos amplificador!!!

  6. #6
    MarcosJetz
    Visitante

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    No caso onde sitei o amplificador, nao seria para amplificar o sinal entende? seria pra compesar as perdar em DB q o comprimeto do cabo proporciona. Algumas pessoas me disseram q o amplificador nesses casos é util, mas qria mais embasamentos tecnicos pra acatar essa informação.

    gratos pela atençao

  7. #7
    phenix5
    Visitante

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo


    Marcos, vc já pensou ao contrário? Levar a energia e a LAN para cima com cabos UTP deixando a CPU em baixo???
    Explico: o cabo de LAN suporta até 100 metros sem perda significativa e conduz energia também (PPoE). Todos os rádios do mercado que conheço (os bons) suportam PPoE. Vc deixa os rádios lá em cima conectados diretamente às antenas (perda ZERO) e traz a conexão e a energia elétrica de baixo com cabos LAN configurados para UTP-Power over ethernet e liga os mesmos na tomada e na CPU que ficará em baixo. Entendeu?
    Procura na NET sobre funcionamento de cabos UTP e Power over ethernet.
    Tenho dois links de 15 Km com Aps zinwell outdoor em 802.b 11MB (24db-250mw) com parabólicas sólidas de 90 cm configurados dessa forma e pingando todos a < 4ms.

    Mais explicações converse com o Irapuã da Wavelink em São Paulo: (011) 5068-3322 (fiz o meu comercial, eh,eh,eh!) :-D

    Abçs.

    Marcelo Passos

  8. #8
    MarcosJetz
    Visitante

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    Macelao é pq vc n entendeu...

    A CPU q me refiro vai ser meu radio AP com Star-OS, o pro é q qro evitar de colocar um placa mae, fonte etc e tal em cima de uma torre, afim de q ser mais viavel a manutencao.


  9. #9

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    Melhor ainda seria um Heliax Cellflex 5/8 perda de 5 db a cada 100metros

  10. #10
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    Citação Postado originalmente por cybersank
    Melhor ainda seria um Heliax Cellflex 5/8 perda de 5 db a cada 100metros
    hehehehehe... esse é bom... mas o preço acho que não anda muito em conta não (na verdade nem sei... aqui na minha cidade mal tem RGC-213) :-o

    Uma opção para o Marcos seria então colocar placas wrap, soekris, aaeon; pois as mesmas são a base para vários APs do mercado e não vai ter muitos problemas com travamento/aquecimento (manutenção baixa), além de poder usar qualquer desses Linux embarcados como star-os, Mikrotik, wisp-dist, m0n0wall, entre outros.

  11. #11

    Padrão Re: Cabeamento Alternativo

    olha eu q tenho facilidade de arrumar produtos importados, nao faria isso nao..

    1- cabo LMR600 custa caro
    2- nao é facil de encontrar
    3- nao vai achar na medida q vc quer e vai ter q comprar uma bobina..
    4- alicate de crimpagem é de maior diametro e mais caro
    5- dificil de achar os conectores

    coloque 3 ou 4 AP-500 com antenas setoriais na torre e embaixo deixe o servidor, se for usar PtP 5.8Ghz tem equipos propios para isso.

    Lee