+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor FTP ......

    Usuários do Underlinux, boa tarde ......... Instalei um servidor de FTP num computador na empresa para conhecimento pessoal. Eu uso o Slackware 10.2 Seguindo tutorial que li, instalei o Vsftpd e foi legal. Mas até aqui foi tudo no modo texto. Agora gostaria que me dessem alguma dica, sobre como proceder para acessar externamente por outros clientes que temos na empresa remotamente. Eu explico : trabalho numa Gráfica aqui em Goiânia e temos todos os dias, clientes nos passando serviços via internet e sempre via FTP, para acessarmos o FTP dele. E sempre, não sei porque, até já vi membros do Underlinux reclamando de acesso a FTP externo. Aí nos falam do Firewall que tem que ter determinados módulos carregados. Tenho o ip_tables, ip_conntrack, ip_table_nat, ip_nat_ftp, ip_contrack_ftp, etc, etc, carregados, e teoricamente funcionando ok . Quando eu acesso uma estação windows e coloco o DNS primário e secundário da BrasilTelecom, o treco funciona, mas nem sempre. Não sei porque, mas parece que a coisa vai, e dependendo do desejo, vontade e disposição do pc na empresa ou da BrasilTelecom. Aí ligamos para a BrasilTelecom e caras correm atrás, vai daqui, dali e num passe de mágica a coisa passa a funcionar. . Até aí tudo bem. Resolvi o problema imediato do usuário. Ele está satisfeito. Mas gostaria de saber de vocês o que tenho que fazer para fazer funcionar um servidor de FTP na empresa. Instalei o Vsftpd e está legal. Pelo menos parece. Agora gostaria de saber o que faço para o usuário externo acesse. Ou seja : como faço para que o usuário lá fora, digite algo como www.xxxxxx.com.br no navegador dele, e caia no ftp da empresa ? Tenho que instalar o Apache ? como ele acessa o ftp da empresa ? Tenho que registrar alguma coisa no registro.br ? Tenho que desenvolver uma página na internet para cair no ip da empresa que é fixo ? Desculpem-me pelo longo texto. Mas gostaria de saber como faço isso. A 3 anos atrás a empresa estava terceirizada no cpd e ninguém nos passava nada. Tivemos um servidor de ftp que funcionava perfeito. Mas os caras foram embora, por decisão da empresa. E agora vendo o problema gostaria de fazer um teste. Porque o cliente não pode gravar o que ele deseja no próprio servidor ftp interno da empresa ? Quais são os procedimentos para que um servidor de FTP funcione ? Lembrando que, o ftp já está funcionando na empresa internamente. Agora gostaria de saber o que faço para que o usuário externo acesse ? Que caminho eu devo seguir ? Como que eu faço para o usuário lá fora acesse o nosso servidor de ftp e nos passe o arquivo dele via ftp ?
    Gente, desculpem-me por favor pelo longo texto. Peço por favor ajuda, dicas, se for possível. Tenho lido muita coisa de ftp e parece ser até tranquilo instalar e configurar. Mas como o usuário lá fora acessa dentro de um determinado lugar ? O ftp internamente já está legal. Mas como eu faço para que lá fora o usuário acesse aqui no servidor via navegador dele ?
    Obrigado a todos e perdôe-me por favor, pelo longo texto ..........
    Um abraço a todos e fiquemos todos com o Senhor Jesus .......... :? Uma feliz páscoa a todos !!!!

  2. #2

    Padrão Re: AD


    Perdôem-me, mas não coloquei o título !!!!!!!!!