+ Responder ao Tópico



  1. #1
    kenh rythfield
    Visitante

    Padrão problemas com disquete

    Olá pessoal, bom .. trabalho na area como técnico ah um bom tempo, mais só agora tenho anunciado q estou trabalhando com linux, e ainda tenho muito q aprender, seguinte... um cliente q instalou o ubunto pra trabalhar como desktop , me ligou dizendo q está com problema em ler seus disquete e disse q não seria problema em montar pois ele já tentou e nenhum resultado , bom ... vou ser sincero com vcs , ainda não vi a maquina estarei indo hj , e não tenho ideia do q pode ser, mais gostaria de pedir dicas pra vcs profissionais do linux , o q devo verificar primeiro?? bom estou achando q pode ser problema com hardware , mais em todo caso, no sistema o q devo fazer?? o q verificar? o q editar? pois para mim disquete é montar e desmontar...rs .. irei ver a maquina .. e em todo caso assim q estiver com ela ..estarei passando todas as informações para vcs!! se alguem puder me dar uma dica , por onde começar .. desde já agradeço!!
    muito obrigado pela atenção!!
    um abraço a todos!!

  2. #2
    fnegreiros
    Visitante

    Padrão Re: problemas com disquete

    Veja se vc. está montando o disquete com o filesystem correto, por exemplo se os arquivos foram gravados num Windows vc. deve usar "vfat".

    Ex: mount /dev/fd0 /mnt/floppy -t vfat

  3. #3

    Padrão Re: problemas com disquete

    a) leve um ou dois floppies SABIDAMENTE em bom estado, funcionando, e use a dica do colega fnegreiros.

    b) leve um drive também funcionante e experimente

    c) leve cabo também em bom funcionamento.

    em TODOS os casos - se substituir drive, cabo, use a dica do fnegreiros e ACRESCENTE esta:

    fdformat /dev/fd0

    mkfs.msdos (ou mkfs.vfat, se existir. Digite ´mkfs´ + tab pra saber os disponíveis). Voltando:

    mkfs.*****?? /dev/fd0

    monte (mount.. etc)
    copie um arquivo qualquer para o floppy

    cp -fv path/nome_do_arquivo /mnt/floppy <---- verifique no /etc/fstab ONDE é o ponto de montagem

    compare os arquivos:

    cmp path/nome_do_arquivo /mnt/floppy/mesmo_nome

    o cmp, salvo engano, só funciona como root. Aliás, depende da informação em /etc/fstab os outros TAMBÉM só funcionam como root.

    divirta-se.