+ Responder ao Tópico



  1. #1
    ecbr
    Visitante

    Padrão limitando banda por mes!!!!????

    bom dia a todos,
    galera eu to com a seguinte questao a ser resolvido.
    preciso de limitar o uso de bando para alguns cliente por mes, tipo assim.

    o cara so vai poder baixar por mes 2GB, se ele exeder vai ser barrado.

    tem alguma soluçao desse tipo?

    grato

  2. #2
    ecbr
    Visitante

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    se alguem tiver uma dica sera de bom grado, isso é meio urgente..valeu.

  3. #3

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    Voce pode usar o iptables pra contabilizar o trafego do ip do cliente, e de 5 em 5 minutos grava numa base mysql e vai somando, quando chegar nos 2Gb ele bloqueia o ip no firewall,

    Eu tenho algo assim e ainda tem graficos de uso de banda por ip do cliente. Tipo um mrtg mas por ip de cliente.

    Se tiver interesse em implementar isso podemos conversar.

  4. #4

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    ecbr,

    Essa é uma opção que pode ser feita junto a um sistema de autenticação (hotspot, pppoe) que seja integrado a uma base de autenticação (eu uso o freeradius). Não é um processo complexo, mas leva um tempo para se fazer rodar legal.

  5. #5

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    Citação Postado originalmente por tcheturbo
    Voce pode usar o iptables pra contabilizar o trafego do ip do cliente, e de 5 em 5 minutos grava numa base mysql e vai somando, quando chegar nos 2Gb ele bloqueia o ip no firewall,

    Eu tenho algo assim e ainda tem graficos de uso de banda por ip do cliente. Tipo um mrtg mas por ip de cliente.

    Se tiver interesse em implementar isso podemos conversar.
    Como vc faz essa contagem com o firewall ??

  6. #6

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    É criada uma regra de upload e download pra cada ip de cliente somente pra contabilizar os pacotes, o iptables ja faz isso automatico, depois de 5 em 5 minutos voce le o trafego e armaze e zera novamente os contadores.

    Aqui eu tenho um celeron 2.1 com 512 de memoria com cerca de 600 ip (1200 download e upload) e ainda tem cbq rodando pra controle e roda tranquilo.

    Se quiser mais detalhes posso te mandar uns screenshots dos graficos, pois isto esta integrado com o sistema de controle de clientes do provedor, entao ele tem outros controles como mac de cada cliente, banda liberada por cliente, agora estamos colocando tambem planos por horarios, e esse de controle de trafego mensal.

  7. #7
    ecbr
    Visitante

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    Citação Postado originalmente por tcheturbo
    Voce pode usar o iptables pra contabilizar o trafego do ip do cliente, e de 5 em 5 minutos grava numa base mysql e vai somando, quando chegar nos 2Gb ele bloqueia o ip no firewall,

    Eu tenho algo assim e ainda tem graficos de uso de banda por ip do cliente. Tipo um mrtg mas por ip de cliente.

    Se tiver interesse em implementar isso podemos conversar.
    blz
    como nos fazermos para conversar isso
    entrar em contato no meu msn

    [email protected]
    grato

  8. #8
    serrato
    Visitante

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    ow tcheturbo, poe sim uns screenshot do que vc tem aih...

    a parte de por no banco de dados o consumido (billing) foi vc quem fez?

    manda mais informações aih do seu sistema... muito interessante...

    []s
    Serrato

  9. #9

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    Pessoal,

    Para quem não conhece o iptables a fundo, usem o comando:

    #iptables -t mangle -A PREROUTING -s <IP DA TUA MAQUINA>

    Depois disso use um pouco a conexão e veja a contabilização dos pacotes usados assim:

    #iptables -t mangle -A PREROUTING -L -v -n

  10. #10

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    Meu amigo

    Olha tentei usa suas regras e deu erro com a opção -A
    iptables -t mangle -A PREROUTING -s meu IP
    iptables -t mangle -A PREROUTING -L -v -n

    dae mudei a segunda regra tirando o -A e mudando -L
    iptables -t mangle -A PREROUTING -s meu IP
    iptables -t mangle -L PREROUTING -v -n

    Vc sabe me falar o pq desse erro, essa sua dica foi muito massa, parabens

    Falow

    Clecio

  11. #11

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    clecio,

    Perdão... Eu coloquei o -A por força de expressão mas tá completamente errado. O -A é de add e o correto é apenas o -L (como você fez) de list...

  12. #12
    ecbr
    Visitante

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    Citação Postado originalmente por nataniel
    Pessoal,

    Para quem não conhece o iptables a fundo, usem o comando:

    #iptables -t mangle -A PREROUTING -s <IP DA TUA MAQUINA>

    Depois disso use um pouco a conexão e veja a contabilização dos pacotes usados assim:

    #iptables -t mangle -A PREROUTING -L -v -n
    este comando é tranquilo, eu sei. a minha duvida é essa...!!!!

    galera eu to com a seguinte questao a ser resolvido.
    preciso de limitar o uso de bando para alguns cliente por mes, tipo assim.

    o cara so vai poder baixar por mes 2GB, se ele exeder vai ser barrado.

    tem alguma soluçao desse tipo?


    galera, a duvida é essa, sera que tem como fazer isso com iptables???? precisa mais algo para ser feito???

    tem alguem, que passou esse aperte e que pode da uma força, pelo meno indicando um caminho concreto...

    o mangle eu sei que ele pode analisar os pacotes, e depois que a pessoa ultrapassar o limite de dela, como vou fazer para barrar, lembrando que isso tem que ser feito automatico...

    fico grato

  13. #13

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    ecbr,

    Tudo isso foi respondido acima:

    Opção 1: use iptables e, quando ultrapassar um determinado X ele dá DROP em todas as conexões do cliente (ou ainda marca os pacotes daquele cliente com um valor Y e joga em uma regra de QoS mais baixa, deixando o cliente com menor velocidade).

    Opção 2: use um autenticador qualquer (como o freeradius) e um sistema de autenticação (pppoe, hotspot) e coloque esse tipo de limitação no autenticador.

    Agora se tu queres uma receita de bolo, esse não é o lugar pra isso. As idéias estão acima, agora procure fontes e recursos para gerar essa coisa toda.

  14. #14

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    nataniel desculpa a ignorância, mais hotspot seria algo como o nocat??? pra autenticar os usuarios??

    Falow

    Clecio

  15. #15

    Padrão Re: limitando banda por mes!!!!????

    clecio,

    Exatamente... O NoCat e vários outros sistemas. O Mikrotik e o StarOS tem sistemas próprios de HotSpot. Generalizando a coisa seria uma regra, no gateway dos teus clientes, que para toda sessão aberta por aquele cliente ele seja direcionado a uma página web onde deva colocar nome de usuário e senha. Após isso a sessão fica liberada por X minutos ou sem limite de tempo (obviamente deixando limite por inatividade).