+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão COMO LIMPAR A TELA EM C++????

    [b] Parece simples,mas eu não sei:como limpar a tela em C++ usando um SO LINUX,com compilador ANJUTA????
    No windows, tem a função CLRSCR da biblioteca <stdio.h>,e no LINUX,alguém sabe um comando simular e o nome da biblioteca para usar nesse compilador??????
    Acho que vai ser algum comando para chamar o CLEAR do LINUX,mas nem tenho ideia de qual comando.

  2. #2

    Padrão Re: COMO LIMPAR A TELA EM C++????

    ola, na verdade a funcao clrscr faz parte da biblioteca conio.h, que nao padrao(ANSI C, mas biblioteca stdio.h é)
    pra vc fazer isso, vc vai precisar usar biblioteca ncurses (man 3 ncurses), assim como no windows vc usa o conio.h pra manipular o terminal, no linux vc usa o ncurses

  3. #3
    ABG
    Visitante

    Padrão Re: COMO LIMPAR A TELA EM C++????

    Existe uma técnica conhecida como ANSI ESCAPE CODES que permite limpar a tela, mover o cursor, manipular cores e etc.. Ela parece não ser muito conhecida e utilizada, ao invés o pessoal do Linux opta muito por utilizar a ncurses. Eu já usei ambos, a melhor opção depende do caso, entretanto usar escape codes torna seu código independente da necessidade do usuário possuir a biblioteca ncurses instalada em sua máquina.

    Para limpar a tela apenas escreva:
    printf("\033[2J");

    Para informação adicional sobre escape codes de uma olhada em
    http://en.wikipedia.org/wiki/ANSI_escape_code
    http://www.delmar.edu/Courses/CIS415L/ANSIsys.htm

    Esteja atento pois pode haver alguma variação de um sistema operacional para outro, Não hesite em recorrer a mecanismos de busca como o Google e o Yahoo para mais informações.

    Abraços, Alexandre

  4. #4

  5. #5

    Padrão Re: COMO LIMPAR A TELA EM C++????

    soh pra nao deixar passar em branco...
    anjuta nao é compilador... eh apenas uma IDE(bem ruinzinha, diga-se de passagem) para desenvolvimento de softwares. ela usa o gcc pra compilar, qdo vc dah um "F9", oq ele faz eh executar o gcc...