+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Por favor como fazer um roteamento no debian.

    Olá pessoal, tenho 3 placas de rede e gostaria de estabelecer um roteamento entre elas, so que nao estou conseguindo, e eth0 tem um ip fixo 200.33.145.33 e a eth1 e eht2 tem respectivamente 192.168.0.1 e 192.162.1.1.
    Como faço para ele pegar a net da eth0 e mandar para eth1 e eth2?

  2. #2
    dbogro
    Visitante

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    Amigo, não entendi bem o que vc quer rotear, o Debian nem sempre faz roteamento automático para o DSL, ai vc tem aque fazzer pra ele, com route add default ppp0 por exemplo.
    No caso de eth0 e eth1, elas não podem ter a mesma faixa de IP, dá pau, pois o SO não sabe pra quem responder, deixe uma como 192.168.0.x e a outra 10.1.0.x, ou algo do tipo.
    As vezes eth0 é gatway para sua LAN e eth1 é sua DSL, quanto eth2 sei lá pra que serviria?

    Espero ter ajudado!

    T+

  3. #3

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    Ok amigo so que minha net e fixa com ip fixo, e a eth2 serviria para a outra sub-rede separadas fisicamente, o que nao sei fazer e como eu faco para configurar as placas de rede uma vez que esse lance do arquivo interfaces nao esta funcionando comigo, gostaria do processo para jogar a net da eth0 para as outras duas, entende?

  4. #4
    Administrador Avatar de Fernando
    Ingresso
    Jul 2001
    Localização
    Campinas Area
    Posts
    4.996
    Posts de Blog
    4

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    Seria isso?

  5. #5

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    Não sei cara, tipo ja trabalhei com linux mas modo grafico, agora to apanhando para mecher no Debian, mas o que eu queria mesmo e que a net entrasse pela eth0 e fosse encaminhada para a eth1 e eth2, onde eu ligaria cada uma dessas duas ultimas a um switch e compartilharia a net usando elas como gateway.

  6. #6

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    Citação Postado originalmente por psy
    echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
    iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE

    Seria isso?
    :-D Caraca cara isso funcionou, mas tipo quando reinicio tenho que fazer tudo de novo, qual o procedimento para que isso fique eternamente salvo? :mrgreen:

  7. #7

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    vc tem um script do Iptables aí??

    geralmente se cria um script com as regras de roteamento e bloqueio de pacotes do iptables...

    depois vc dá direiro de execução pra ele e coloca um link com nome S99'nome' no /etc/rc[2-5].d pra esse script, onde em 'nome' vc coloca alguma coisa indicando que esse script vai iniciar o iptables..algo do tipo: S99iptables.

    fazendo isso, sempre que o sistema iniciar, ele vai rodar esse script, definindo as regras do iptables, mantendo isso salvo...

    corrijam-me se eu estiver errado... :-D

    espero ter ajudado
    abraços!!!

  8. #8

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    fala cara...vc tem outra alternativa pra recuperar as regras do ser IPtables...

    criar um ShellScript (como eu falei acima) é bom quando vc tem um firewall grande e que exige uma boa padronização de regras...é bom também pq vc pode inserir comentários e usar funções dos interpretadores de comando...

    outra forma é usar o iptables-save...

    iptables-save > /etc/regras_iptables

    esse comando deve ser usado sempre que fizer qq alteração no IPtables.
    depois, para restaurar as regras:

    iptables-restore /etc/regras_iptables

    para iniciar no boot, o procedimento é quase o mesmo do usado na criação do script:

    confira seu runlevel (comando runlevel)

    dentro do diretório do ser runlevel, crie um arquivo contendo o seguinte:
    #!/bin/bash
    iptables-restore /etc/regras_iptables

    qq duvida pergunta aí!!

    abraços

  9. #9

    Padrão Re: Por favor como fazer um roteamento no debian.

    Cara vou perguntar :-( não entendi direito cara como faço, isso pra mim e muito novo, o debian e uma otima versão mas nunca tinha mechido com ele. Pode explicar de novo ai?



    UPDATE:

    O meu valeu, consegui aqui fiz como tu disse ai em cima, criei um arquivo no /etc/init.d/ com o no me de iptables e criei um link no rc2.d, valeu ai cara. :roll: